Seguro de vida cancelado: Entenda quando isso pode acontecer!
O seguro de vida pode ser cancelado a pedido do segurado ou pela própria seguradora ou corretora de seguros. Veja quais são as situações que levam ao cancelamento do seguro.
18
de
February
,
2022
Uma vez contratado, algumas alterações podem gerar um seguro de vida cancelado, seja por vontade do segurado ou da empresa responsável pelo serviço.
Por exemplo, você pode mudar o valor da sua cobertura, enquanto a seguradora ou corretora de seguros pode cancelar a apólice por falta de pagamento, ou descoberta de informações não relatadas na contratação.
Por isso, é importante responder às perguntas do processo de aquisição corretamente, bem como manter atualizados os seus dados conforme o passar do tempo. Em alguns casos, o descuido com essas informações pode comprometer a validade do seu seguro.
Existem algumas situações típicas que desencadeiam o cancelamento do seguro de vida. Em geral, elas estão relacionadas a fraudes, atraso ou não pagamento dos prêmios, além do vencimento do prazo da apólice, ou por pedido próprio do segurado.
Continue a leitura e confira, caso a caso, os motivos mais comuns que levam a um seguro de vida cancelado.
Seguro de vida cancelado: Quando isso pode acontecer?
Existem algumas situações que podem levar a um seguro de vida cancelado, e é importante saber em que momentos você deve se atentar para não perder sua apólice.
Veja mais detalhes sobre os principais casos onde isso pode acontecer:
Cancelamento por fraude
As fraudes de seguro são temas recorrentes na ficção, em filmes e séries, mas isso também pode acontecer na vida real.
Se uma pessoa mal intencionada realiza ações consideradas suspeitas, para se aproveitar da indenização de maneira indevida, o cancelamento pode ser realizado para proteger o titular ou mesmo a seguradora.
Na maioria dos casos, essa situação extrema não chega a acontecer, pois não são graves o suficiente, levando a um recálculo das mensalidades, por exemplo.
Contudo, se for identificada uma fraude mais complexa, como alteração de informações pessoais para obter preços mais baixos, ou alteração da apólice sem autorização do titular, o encerramento da validade pode ser realidade.
Para se proteger e não perder seu serviço, veja alguns dos casos de fraude que levam a um seguro de vida cancelado:
Fraude de informações
Somente o titular da apólice pode alterar ou excluir informações do seu contrato, e quando uma terceira pessoa tenta realizar essa operação, pode ser configurado como fraude.
Pode acontecer de membros da família próximos que desejam receber a indenização indevida tentem mudar os dados ou os beneficiários originalmente nomeados.
Se a companhia identificar uma tentativa de alteração de informações, ou um pedido de recebimento identificar que os dados não são correspondentes, o pedido pode ser negado e a cobertura, cancelada.
Uma situação popular é a falsificação de documentos ou assinaturas a fins de seguir com a indenização em condições adversas.
Além do seguro de vida cancelado, os envolvidos podem enfrentar processos judiciais.
Fraude por morte
A fraude por morte é uma das situações que também levam ao cancelamento do seguro, se for identificado que o titular simulou seu falecimento para receber a indenização.
Esse costuma ser o principal sinistro dos seguros de vida, que garante assistência quando o titular morre.
Entretanto, é necessário que essa ocorrência seja comprovada por meio de documentos como o atestado de óbito. Se existirem inconsistências a fim de se aproveitar da indenização, todo o contrato pode ser encerrado.
Outra condição é quando ocorre um crime para antecipar a indenização. Embora seja uma situação inimaginável, é importante estar atento que isso configura fraude e crime, afetando o seguro e a herança, inclusive.
Falsificação de contrato
Para evitar um seguro de vida cancelado, é importante ficar atento para a falsificação de contratos, uma prática comum entre golpistas que tentam se passar por corretores.
Na maioria das vezes, ocorre a venda de apólices falsas que exigem pagamento das vítimas a fim de levar o prêmio.
Ainda, algumas pessoas podem falsificar um contrato já existente, com informações erradas, para ter vantagem nas indenizações. As duas situações são crimes, e levam ao encerramento da cobertura por questões de segurança.
Como os criminosos utilizam o nome de empresas famosas no mercado, para ganhar a confiança das vítimas, lembre-se de verificar as formas de contato da seguradora, e contratar serviços apenas com representantes certificados.
Omissão de informações
Na hora de contratar um seguro, espera-se que as duas partes mantenham a boa-fé e veracidade de informações trocadas. Inclusive, é uma determinação do artigo 765 do Código Civil.
Assim, se o segurado deixar de comunicar algo durante a contratação ou no momento do resgate da indenização, isso pode gerar um processo jurídico e um seguro de vida cancelado, caso seja identificado.
Nós sabemos que as condições mudam, mas é importante ter uma relação transparente com a companhia, para evitar esse tipo de complicação com o seu serviço.
Seguro de vida cancelado por falta de pagamento
Outra condição comum que leva a um seguro de vida cancelado é a inadimplência. Em outras palavras, quando o contratante deixa de pagar as mensalidades.
A falta de pagamento de contas geralmente leva a um encerramento do serviço, e as apólices também se enquadram nessa categoria. Por isso, se você tiver um imprevisto e deixar de cumprir com as parcelas do prêmio, pode ter sua cobertura invalidada.
Companhias tradicionais também costumam aplicar multas por atraso se não identificarem o recebimento da parcela.
No entanto, algumas seguradoras mais modernas, como a Azos, entendem que imprevistos acontecem, e buscam entrar em contato antes de realizar qualquer ação mais extrema. Se o atraso continuar por mais de 90 dias, o cancelamento é feito automaticamente, sem burocracias.
Sendo assim, é fundamental se planejar para evitar perder a sua proteção, ou buscar ajuda com a sua companhia, para continuar com a cobertura válida.
Seguro de vida cancelado por não renovação
Além disso, o cancelamento do seguro de vida não acontece sempre por motivos extremos, como fraudes ou a falta de pagamentos, mas também pela falta de renovação.
Afinal, todos os contratos possuem um prazo de duração, e, ao alcançar o vencimento, deixam de ser válidos.
Geralmente, o contratante busca um serviço de longo prazo, especialmente se estiver procurando por uma solução mais ampla para seus entes queridos. Nesse caso, não precisam se preocupar com a renovação por alguns anos.
Entretanto, se a sua cobertura tiver terminado e não houver um pedido de renovação ou extensão, o cancelamento pode acontecer. Por isso, é importante ficar atento para a data de vencimento do seu seguro de vida, para não ter complicações ou ficar desprotegido até contratar um novo serviço.
Como funciona o seguro cancelado pelo usuário?
Finalmente, o seguro de vida cancelado também pode ser resultado de um desejo do contratante. Ou seja, você tem autonomia para encerrar seu contrato.
Cada companhia possui diferentes condições para realizar esse processo, e algumas podem incluir taxas adicionais caso a apólice termine antes do prazo indicado no contrato.
Assim, procure uma seguradora que tenha menos burocracias quanto a isso. Por exemplo, aqui na Azos, o cancelamento do seu seguro de vida é simplificado. Basta solicitar no nosso aplicativo, disponível para sistemas Android ou iOS, e seguir as orientações sem qualquer multa.
Além disso, é possível contatar o atendimento e seguir com o pedido em alguns minutos. No entanto, esteja atento para a possibilidade de fraudes. Apenas o titular do seguro pode cancelar ele.
Uma vez que o processo é solicitado pelo titular, a partir da confirmação o contrato deixa de ser vigente e não cobrará mais as mensalidades do prêmio.
Quando cancelar o seguro de vida?
Ter o seguro de vida cancelado pode ser uma alternativa interessante para você quando decidir que está em outro momento.
Seus dependentes podem ter alcançado a independência financeira, ou você pode ter alcançado o sonho que dependia de uma proteção maior para ser realizado.
Nesse caso, se a sua situação estiver tranquila e bem encaminhada, você pode considerar cancelar sua apólice, pois ela não é mais necessária.
É importante saber que você tem essa autonomia, e pode planejar o seu futuro como desejar, sem precisar ficar preso a um contrato.
Mas vale a pena lembrar que existem outras alternativas antes do cancelamento, como alterar suas coberturas, para continuar com a mesma proteção e tranquilidade no dia a dia.
Seja como for, procure sempre se informar, para não ter complicações com possíveis fraudes ou tentar resgatar a indenização e descobrir que ela não está mais válida. É fundamental ter todas as informações para se organizar com confiança e eficiência.
E, claro, conte com uma seguradora transparente e qualificada para te orientar em qualquer caso, garantindo sua autonomia e a segurança dos seus dados.
Dessa forma, todas as etapas do serviço, desde a contratação até o cancelamento, serão tranquilas e sem burocracias.
Ficou interessado e quer saber mais sobre como fazer um seguro de vida? Então não deixe de fazer a simulação abaixo e conferir qual é a melhor opção para o seu momento de vida!