Outubro Rosa

Seguro de Vida
Outubro Rosa

Já fazem alguns anos que, no mês de Outubro, é possível ver campanhas dedicadas à conscientização sobre a saúde da mulher, com foco no câncer de mama. Provavelmente você já viu a imagem do laço rosa ou prédios públicos iluminados com a cor rosa. Agora poderá entender um pouco mais sobre a campanha e sua importância.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2024, o câncer de mama será o tipo de câncer mais incidente entre as mulheres brasileiras, com cerca de 73.610 novos casos. A doença pode ser tratada e conseguir boas taxas de cura se o diagnóstico for precoce, mas isso requer que as mulheres estejam atentas à saúde. 

O que é Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é um movimento internacional, que foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e rapidamente ganhou o mundo. Entre seus objetivos destacamos:

  • promover a conscientização sobre a doença;
  • compartilhar informações sobre prevenção;
  • aumentar o acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento;
  • contribuir para a redução da mortalidade.

Ou seja, a campanha surgiu nos Estados Unidos a partir da necessidade de alertar as mulheres sobre como fazer a prevenção e o rápido diagnóstico da doença, a partir do autoexame e da mamografia, seguindo com esse propósito até hoje.

Aqui no Brasil, o Outubro Rosa chegou no início dos anos 2000, com a iluminação do Obelisco do Ibirapuera em São Paulo sendo considerado a primeira ação pública da campanha no país.

O símbolo do Outubro Rosa

O laço rosa é o símbolo do movimento e sua origem foi na primeira “Corrida pela Cura”, realizada em 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Durante a realização do evento, o laço foi distribuído aos participantes e nos anos seguintes acabou se popularizando como forma de divulgação das ações em combate ao câncer de mama. 

Outubro Rosa é prevenção

É importante que as mulheres conheçam bem seus corpos para conseguirem perceber as alterações com o passar do tempo. Existem alguns tipos de câncer de mama e alguns deles têm um desenvolvimento rápido. Lembre-se que, na maioria dos casos, um tratamento realizado logo no início é fundamental para a total recuperação da paciente.

Além do autoexame, uma rotina de cuidados com a saúde geral é fundamental. Alimentação equilibrada, prática regular de atividades físicas e acompanhamento médico anual são hábitos que contribuem para a prevenção do câncer de mama e de outras doenças.

Seguro de vida para doenças graves

O câncer de mama merece uma atenção constante, que supera o Outubro Rosa e quem já possui algum fator genético ou hereditário de risco, precisa estar ainda mais atenta. Para essas pessoas, inclusive, contratar um seguro de vida para doenças graves é uma boa forma de se preparar para um eventual diagnóstico.

O seguro de vida é um serviço de proteção financeira para você e para seus dependentes no caso de imprevistos, doenças ou acidentes. O tipo mais conhecido é aquele em que os beneficiários são indenizados se o segurado vier a falecer, mas cada empresa de seguros trabalha com diferentes modalidades de cobertura. 

A cobertura para doenças graves permite a solicitação da indenização em vida. Ou seja, se houver o diagnóstico de algum quadro clínico previsto na apólice, o segurado conta com essa proteção financeira tanto para cobrir gastos quanto para ganhar um fôlego para se reestruturar.

Gostou do artigo?  Compartilhe
Facebook
LinkedIn

Finalmente um seguro para a sua vida

Seguros personalizados, preços incríveis e aprovação em 1 dia útil

100% digital
Sem exames médicos

Perguntas que nos fazem com frequência

No items found.

Receba conteúdos legais sobre seguros, educação financeira e boas histórias para contar.