Você sabe o que é um seguro de vida temporário decrescente?
O seguro de vida temporário decrescente possui prêmio fixo, mas seu capital segurado diminui. Entenda como isso funciona e quando vale a pena ter essa apólice.
16
de
November
,
2023
O seguro de vida temporário decrescente é uma modalidade menos conhecida no mercado de seguros e comercializada no Brasil, mas pode ser vantajoso para a sua situação.
Com ele, é possível ter maior controle sobre as mensalidades, visto que o prêmio é fixo. No entanto, a indenização disponível diminui com o tempo, atuando de maneira distinta em comparação a outros formatos.
Para entender melhor como o seguro de vida temporário decrescente funciona, confira o conteúdo especial que preparamos e saiba quando vale a pena considerar essa opção!
O que é um seguro de vida temporário decrescente?
O seguro de vida temporário decrescente é uma modalidade de proteção com prazo de vigência pré-determinado onde o valor do capital segurado diminui com o tempo.
Isso significa que o valor de indenização que os seus beneficiários receberão no caso de sinistros reduz com o passar dos anos.
Enquanto isso, o prêmio não acompanha essa redução, mas mantém uma parcela fixa que não aumenta proporcionalmente com a idade, continuando a atender o contrato previamente negociado.
Como funciona um seguro de vida temporário decrescente?
O seguro de vida temporário decrescente funciona como outras apólices com prazo de encerramento definido, mas apresentando algumas características diferentes, como prêmio fixo e capital segurado que diminui.
Nesse formato, o titular paga um montante mensal ou anual para manter suas coberturas ativas no período de sua preferência, geralmente com tempo mínimo de 10 anos.
Enquanto isso, o total da indenização cai proporcionalmente a cada ano, de modo que os beneficiários receberão menos a cada período. Em contrapartida, as mensalidades não aumentam anualmente.
Ao final da vigência do contrato, o titular encerra o pagamento e não possui mais nenhuma pendência com a seguradora, podendo finalizar a proteção quando desejar.
Quais as principais coberturas do seguro de vida temporário decrescente?
Como toda apólice, o seguro de vida temporário decrescente também possui algumas coberturas mais comuns. Confira quais são:
Morte acidental ou natural
O suporte financeiro para morte acidental ou natural é um dos mais populares nas apólices, e também está disponível no seguro de vida temporário decrescente.
Dessa forma, se o titular falecer, com ou sem interferência de agentes externos, seus beneficiários receberão a indenização.
Dispensa de prêmio de seguro
Esse modelo também conta com coberturas para invalidez permanente integral ou parcial, oferecendo a dispensa do prêmio para o titular.
Isso significa que, no caso de acidentes atendidos pelo contrato e resultem em um quadro de incapacidade, você não precisará mais pagar as mensalidades, e manterá todas as proteções contratadas até o final da vigência.
Invalidez permanente total ou por acidente (IPA)
Além da dispensa do prêmio, existe a possibilidade de receber a indenização para tratar da invalidez permanente total ou por acidente (IPA).
Dessa forma, se preferir, você pode aproveitar os benefícios da proteção, utilizando o valor para se recuperar do imprevisto.
Como funciona o cálculo deste tipo de seguro de vida?
O cálculo do seguro de vida temporário decrescente considera as condições do titular, suas necessidades a longo prazo e rendas auxiliares que complementem o valor do objetivo.
Por exemplo, um trabalhador está iniciando investimentos a longo prazo visando uma aposentadoria confortável. Ele consegue guardar uma determinada quantia mensal, mas se falecer, não deixaria patrimônio suficiente para manter o padrão de vida de quem ama.
No entanto, conforme os anos passam, o total acumulado aumenta, enquanto as necessidades dos familiares diminuem, especialmente os filhos, que se tornam independentes.
Dessa forma, após algumas décadas, a demanda pela indenização para proteger os entes queridos é menor, enquanto o patrimônio é maior.
Por isso, fazer o seguro de vida temporário decrescente seria uma alternativa interessante, considerando a capacidade de manutenção e reservas de emergência que o titular terá para atingir seus objetivos iniciais.
Para quem o seguro de vida temporário decrescente é indicado?
Na prática, o seguro de vida temporário decrescente é indicado para famílias que estão em fase de acumulação de patrimônio e precisam de um complemento para ter maior tranquilidade no seu planejamento para o futuro.
Nesse caso, ter uma apólice mais acessível, com valores fixos mensais, é interessante para controle de gastos, e cobre as demandas que os dependentes terão nos próximos anos.
Se escolher uma opção vitalícia, por exemplo, contratantes nessa situação acabarão pagando por coberturas que não precisará mais, especialmente pelo aumento do patrimônio de maneira exponencial.
Assim, é uma opção mais nichada que consegue atender perfis de pessoas que buscam uma proteção complementar para construir sua renda e segurança.
Quando o seguro de vida temporário decrescente é a melhor alternativa?
O seguro de vida temporário decrescente é a melhor alternativa para quem possui planos de acumular capital e não precisará sempre da proteção que uma apólice fornece.
Esse produto apresenta vantagens no custo, especialmente pelo prêmio fixo que oferece maior controle sobre as mensalidades.
Assim, se os planos incluem ter mais patrimônio para atingir um objetivo específico, esse modelo de menor valor é atrativo.
No entanto, caso você busque uma proteção contínua para quem ama, vale a pena considerar outros modelos onde o capital segurado se mantenha o mesmo.
Por isso, é interessante conhecer opções tradicionais, flexíveis e confiáveis, como o seguro de vida Azos. Faça sua simulação e encontre as coberturas ideais para qualquer objetivo!