Fazer um seguro de vida é um ato de proteção com as pessoas que são importantes para a gente. Ao fazer a contratação, buscamos assegurar mais conforto e tranquilidade para o futuro, de forma que, na maioria das vezes a preocupação é com o custo de prêmio e do processo de recebimento da indenização que os beneficiários terão direito.
E é normal que seja assim, afinal o seguro de vida precisa tanto caber no orçamento atual quanto ajudar a manter o conforto da sua família em caso de necessidade. Entretanto, existem algumas informações e processos relacionados ao contrato que tanto o titular quanto os beneficiários devem conhecer para aproveitar os recursos da melhor forma possível.
Uma dessas informações é o prazo prescricional do seguro de vida. Se você não sabe o que significa, pode ficar tranquilo: vamos explicar tudo ao longo deste texto. Confira!
O que é prazo prescricional?
O prazo prescricional refere-se ao período de tempo durante o qual uma pessoa pode buscar seus direitos. Após o término desse prazo, não é possível nem ao menos mover uma ação em relação à situação.
A prescrição é um conceito legal criado com o objetivo de promover a segurança jurídica em um contrato. Ela impede que ações judiciais sejam iniciadas indefinidamente no futuro, permitindo que as partes envolvidas encerrem legalmente as disputas após um período razoável. Os prazos prescricionais podem variar de acordo com o tipo de ação legal, o país e a legislação aplicável.
Dessa forma, o prazo prescricional de um seguro de vida é o prazo em que ele é considerado válido.
Quer dizer que seguro de vida tem prazo de validade?
De certa forma, sim. Afinal, o seguro de vida é um contrato feito entre o segurado e a seguradora, e todo contrato é válido dentro de determinadas situações que devem ser combinadas entre as partes. Então, a gente pode dizer que a apólice de seguro de vida é válida conforme as condições do contrato.
A apólice do seguro de vida
No caso do seguro de vida, a apólice é o documento que contém todos os detalhes de coberturas, carências e prazos. Por existirem algumas possibilidades de cobertura, também existem diferentes tipos de apólices. Para saber de qual tipo é a sua, leia atentamente, tanto a apólice, quanto as condições gerais do seguro.
Confira, a seguir, alguns eventos que podem ser cobertos pela sua apólice.
Morte
É uma das coberturas mais comuns, oferecendo indenização no caso de morte acidental, natural ou por doença, segundo as condições previstas em contrato.
Doenças graves
Esse é um tipo de cobertura que prevê o pagamento da apólice em vida para o segurado.
Isso acontece caso o titular seja diagnosticado com enfermidades como câncer, acidente vascular cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio ou precise de um transplante de órgãos, por exemplo.
Invalidez permanente total por acidente
Outra situação em que o seguro é pago em vida, a invalidez pode acontecer em casos de acidentes que comprometam uma ou várias partes do corpo, como olhos, braços ou pernas, incluindo alienação mental completa e irreversível.
Auxílio-funeral
Existe um tipo de cobertura que providencia auxílio-funeral para os dependentes do segurado. Em um momento que já é naturalmente difícil, pode se tornar ainda mais complicado quando é preciso lidar com algumas burocracias.
Quem tem direito ao seguro de vida?
A resposta para essa pergunta vai depender, mais uma vez, do que estiver escrito na apólice. Isso porque ao fazer um seguro de vida, o segurado pode colocar qualquer pessoa como seu beneficiário, independentemente de ser parente ou cônjuge, mas normalmente direcionado para uma ou mais pessoas que são dependentes financeiras do segurado. Além disso, é possível indicar quantas pessoas quiser, no entanto é importante ressaltar que elas dividirão a indenização, na proporção definida pelo segurado, e cada uma receberá um valor menor.
Quando não tiver indicação de beneficiário, o seguro será pago aos herdeiros legais seguindo a determinação do Art. 792 do Código Civil. Segundo ele, na falta de indicação da pessoa ou beneficiário, metade da indenização será paga ao cônjuge não separado judicialmente, e o restante aos herdeiros do segurado.
Sem contar, é claro, os casos em que o beneficiário pode receber a indenização em vida, como já citamos.
Como receber o seguro de vida?
O pagamento da indenização é feito após o aviso de sinistro e avaliação da seguradora ou insurtech responsável. O sinistro, no caso, é o evento gerador de uma possível indenização da cobertura contratada no seguro (morte por acidente, doença grave etc.)
Dessa forma, ao acontecer uma situação passível de acionar o seguro, o beneficiário deve informar a ocorrência para a empresa, que iniciará o processo de verificação. Isso permite que elas confirmem se tratar de um sinistro coberto pela sua apólice.
O prazo para a seguradora pagar seguro de vida é de 30 dias, conforme determina a Superintendência de Seguros Privados (Susep), contados a partir da entrega de todos os documentos que forem solicitados. Cada empresa tem suas próprias regras quanto a estes documentos e eles deverão estar discriminados nas condições gerais do produto.
Se estiver tudo certo, o valor é liberado e será depositado na conta dos beneficiários indicados na apólice.
Qual o prazo para requerer seguro de vida?
Se por um lado você já sabe que pode fazer a solicitação a partir da ocorrência do sinistro, por outro tem que lembrar que também existe um prazo máximo para requerer o seguro de vida. Esse prazo de prescrição do seguro de vida muda em função do que tiver acontecido ao segurado. Confira a seguir:
A lei determina que o prazo prescricional do seguro de vida para a morte do titular, ou seja, em casos de óbito, é de três anos de acordo com o Código Civil (art. 189 e art. 206, §3º).
Já para coberturas de doença grave, invalidez, incapacidade temporária ou outra situação que não seja o falecimento, o prazo é de um ano (art. 206, §1º, II).
Importante lembrar que o prazo de prescrição para de contar assim que a empresa de seguros recebe a comunicação e emite o protocolo do aviso de sinistro. No caso de uma resposta negativa sobre a indenização, o prazo volta a correr e o beneficiário contará apenas com o período que restar da prescrição.
Como evitar problemas para receber a indenização?
A melhor forma de evitar atrasos ou problemas para receber o seguro de vida é fazendo um contrato com uma empresa ou insurtech respeitada no mercado. Na Azos, por exemplo, contamos com a parceria da Excelsior e da Swiss Re. Juntos, desenvolvemos seguros com credibilidade e experiência, além de coberturas variadas com garantia de pagamento.
Ao contratar uma apólice, tenha conhecimento das condições gerais do produto, tire todas as dúvidas sobre carência e cobertura do documento que você está assinando. A carência é um prazo definido em contrato, que define que durante um determinado período após inicio de vigência, o cliente não tem direito a cobertura.. Nem todos os contratos têm carência, e mesmo os que têm, podem definir prazos variados para diferentes coberturas. Se um sinistro acontecer e o contrato ainda estiver em carência, os beneficiários poderão receber uma indenização menor do que estava sendo planejado ou mesmo não receber nenhuma indenização. Este é mais um motivo para que se tenha total confiança de que comprou a proteção adequada para você e sua família.
Conversar com os beneficiários sobre a existência da apólice também é uma boa ideia. É importante que eles saibam onde encontrar os documentos úteis e o que fazer se alguma coisa acontecer ao segurado, aproveitando de verdade o benefício que está sendo contratado.
Escolha um guardião para o seu seguro de vida
Já ouviu falar no conceito de Guardião do seguro de vida? Esse é um diferencial exclusivo Azos, que não possui custos e foi criado apenas com o objetivo de proporcionar mais praticidade para nossos clientes.
O guardião é uma forma que encontramos de garantir que seus beneficiários receberão a indenização caso alguma coisa aconteça. Você escolhe uma pessoa responsável de confiança, que irá cuidar dos detalhes e informar seus beneficiários.
Se você quiser saber mais sobre como definir um Guardião ou tirar quaisquer dúvidas, nosso time de atendimento está sempre disponível para conversar com você. Entre em contato!
Fica caro fazer um seguro de vida na Azos?
Depois de saber que temos diferenciais exclusivos e especialistas para oferecer um atendimento especializado, é comum terem dúvidas sobre quanto custa fazer um seguro de vida na Azos. Mas a verdade é que buscamos criar soluções sem burocracia e com bom custo-benefício para nossos clientes, de modo que temos seguro de vida a partir de R$5, com valores acessíveis para diferentes perfis e propostas.
O valor pode variar de acordo com alguns critérios, como idade, profissão, sexo biológico e coberturas escolhidas. No entanto, certamente você encontrará uma opção que atenda suas necessidades e tenha um custo mais acessível.
Para conferir, faça uma simulação no site sem compromisso. Você pode explorar nossas diferentes opções de cobertura e valores de indenização, além de tirar dúvidas com nossos especialistas.