Sabia que e possível ter um seguro de vida para vigilante?
Você sabe como funciona o seguro de vida para vigilante? Conheça os benefícios e coberturas dessa proteção e veja quando ter a sua!
19
de
May
,
2023
O seguro de vida para vigilante é uma proteção fundamental para profissionais dessa área, e vale a pena conhecer mais sobre o produto.
Afinal, ele traz mais tranquilidade para o titular e sua família, considerando os riscos e perigos que acompanham as atividades.
Além disso, existem situações onde a cobertura é obrigatória para os contratados, embora seja menos flexível.
Nesse caso, é fundamental entender como funciona a modalidade e o que está incluído no contrato, para confirmar a segurança dos seus entes queridos.
Para te ajudar, separamos as principais informações sobre o seguro de vida para vigilante, com as vantagens e diferenciais desse produto. Confira!
O que é o seguro de vida para vigilante?
O seguro de vida para vigilante é uma modalidade que oferece proteção financeira para profissionais dessa área.
Dessa forma, sua família pode receber uma indenização em caso de morte, doenças ou invalidez permanente decorrente de um acidente durante o exercício da profissão, caso contratadas essas coberturas.
Essa proteção financeira pode incluir o pagamento de um valor em dinheiro para os beneficiários do segurado, que ajuda a cobrir despesas como funeral, dívidas e outros custos que a família possa enfrentar após a morte do titular.
Na prática, é como uma apólice convencional, mas voltada para indivíduos que trabalham nessa profissão.
Além disso, existe a possibilidade do contrato ser mediado pela empresa de segurança, de modo que diferencia as cláusulas conforme as atividades exercidas.
Qual a importância do seguro de vida para vigilante?
A importância do seguro de vida para vigilante é proporcionar uma proteção financeira para o profissional e sua família em caso de acidentes ou morte durante o exercício da profissão.
Como essa atividade pode envolver riscos significativos, ter uma apólice traz tranquilidade para você e para seus dependentes, sabendo que terão uma rede de segurança caso ocorra um evento trágico.
Além disso, o seguro de vida para vigilante ajuda a proteger o patrimônio e a estabilidade financeira da família, garantindo que as despesas imediatas e futuras, como funeral ou dívidas, sejam cobertas em caso de necessidade.
Dessa forma, é uma importante ferramenta de planejamento financeiro, que pode minimizar os impactos financeiros de eventos imprevisíveis.
O seguro de vida é direcionado para vigilantes públicos ou particulares?
O seguro de vida para vigilante pode ser direcionado tanto para vigilantes públicos quanto particulares.
Os funcionários públicos são aqueles que trabalham para órgãos como a Polícia Federal, as polícias estaduais e municipais.
Enquanto isso, os profissionais particulares trabalham para empresas de segurança privada.
Independentemente da categoria, ambos podem contratar um seguro de vida específico para a sua profissão.
Afinal, é um produto que oferece proteção em caso de acidentes, invalidez permanente ou morte durante o exercício.
É importante ressaltar que, para fazer um seguro de vida para vigilante, é preciso procurar uma seguradora que ofereça esse tipo de produto e verificar as condições e coberturas disponíveis.
Além disso, é fundamental ler atentamente as cláusulas do contrato para entender as exclusões e condições de cobertura para a profissão.
O seguro de vida é obrigatório para vigilantes?
Sim, o seguro de vida é obrigatório para vigilantes segundo a legislação brasileira, mais especificamente, na Lei nº 7.102/83 que regulamenta a segurança privada no país.
Conforme o texto, as empresas de segurança privada devem contratar seguros de vida em grupo ou individual para seus funcionários, incluindo os vigilantes.
Ainda, devem propor cobertura em caso de morte ou invalidez permanente decorrente de acidente durante o trabalho.
Além disso, a lei exige que as empresas de segurança privada apresentem comprovação do produto para obter autorização de funcionamento perante as autoridades competentes.
Portanto, é obrigatório para os vigilantes que trabalham em empresas de segurança privada no Brasil, sendo uma medida importante de proteção financeira tanto para os profissionais quanto para suas famílias em caso de acidentes ou morte durante o exercício da profissão.
Quanto custa um seguro de vida para vigilante?
O valor do seguro de vida para vigilante dependerá de uma série de fatores, como capital segurado, desconto do prêmio em folha e empresa responsável.
Sendo um direito, o profissional pode receber a proteção junto da sua contratação trabalhista. Nesse caso, os detalhes de custos são determinados pela companhia privada.
Se optar por uma apólice individual, o titular deve passar por avaliação, para verificar o prêmio conforme suas necessidades e características.
Na Azos, é possível obter seguro de vida a partir de R$9, com cobertura de R$100 mil para essa profissão.
Quais as coberturas obrigatórias do seguro de vida para vigilante?
O seguro de vida para vigilante conta com algumas coberturas principais, que integram a modalidade para oferecer a proteção que a profissão precisa.
Nesse caso, vale a pena conhecer mais sobre os sinistros que costumam incluir o contrato:
Morte acidental
A cobertura por morte acidental garante o pagamento de uma indenização para os beneficiários do vigilante em caso de falecimento decorrente de um acidente, onde a indenização é o valor do capital segurado contratado pelo profissional, destinado aos beneficiários, como:
- cônjuges;
- filhos;
- pais;
- pessoas indicadas pelo segurado.
Vale reforçar que contratos básicos, propostos pela empresa, normalmente, não incluem morte natural, como acontece com um seguro de vida contratado individualmente, por exemplo.
Assistência funerária
A assistência funerária garante o pagamento ou reembolso das despesas com o funeral do vigilante em caso de sua morte, considerando o limite estabelecido no contrato.
Esse valor pode incluir serviços como transporte e preparação do corpo, urna funerária, velório e outros detalhes associados.
Nesse momento delicados, os familiares não conseguem administrar todos os trâmites que envolvem o falecimento.
Isso ocorre especialmente caso o segurado seja o chefe de família ou principal provedor, levando a preocupações financeiras e de sustento.
Assim, um seguro de vida para vigilante traz amparo financeiro e administrativo para os dependentes, que contam com uma equipe especializada para ajudar nos preparativos neste primeiro momento.
Invalidez permanente ou parcial por acidente
Ainda, essa modalidade garante o pagamento de uma indenização ao vigilante em caso de invalidez permanente ou parcial decorrente de um acidente durante o trabalho.
É comum que a indenização aconteça de maneira fixa ou proporcional ao sinistro, dependendo do membro ou função afetados.
Além disso, existe a possibilidade de pagamento em vida, para custear as despesas relacionadas à condição.
Uma vez que a profissão envolve atividades de risco, é importante contar com essa proteção para o caso de confrontos ou situações que levem a um quadro permanente parcial ou total.
Quais os benefícios do seguro de vida para vigilante?
O seguro de vida para vigilante oferece diversos benefícios, que são importantes tanto para o próprio profissional quanto para seus familiares.
Confira alguns dos principais pontos positivos que tornam essa proteção interessante:
Proteção para os familiares
A proteção para os familiares é um dos principais benefícios do seguro de vida para vigilante.
Em caso de morte do segurado, a cobertura garante aos seus beneficiários uma indenização financeira que pode ser utilizada para cobrir as despesas do funeral, dívidas e outras necessidades financeiras.
Além disso, o valor pode ser utilizado para manter o padrão de vida da família após a perda do provedor.
Isso é especialmente importante em casos em que o segurado era o principal responsável pelo sustento, já que a indenização ajuda a pagar contas, despesas com moradia, educação dos filhos e outros gastos.
Com a cobertura do seguro de vida, os seus dependentes poderão se sentir mais amparados em um momento de dificuldade emocional e financeira.
Isso traz mais confiança para a contratação, ao saber que seus entes queridos estarão protegidos caso ocorra algo inesperado.
Indenização em caso de acidentes no trabalho
O trabalho do vigilante envolve riscos, e nem sempre é possível prever o que pode acontecer.
Assim, a cobertura de invalidez permanente ou parcial por acidente garante uma indenização financeira caso sofra um acidente que resulte em incapacidade parcial ou total.
O pagamento pode ser utilizado para despesas médicas, fisioterapia, tratamentos e outros gastos relacionados à recuperação.
Esse é um benefício fundamental para vigilante ao oferecer suporte financeiro em caso de acidentes que impactam significativamente a vida da sua família.
Com esse diferencial, é possível se sentir mais protegido em um momento de dificuldade.
É importante ressaltar que as condições e valores de indenização variam conforme as especificações de cada apólice de seguro.
Por isso, vale a pena conferir todas as cláusulas e condições do contrato de seguro antes de participar, verificando quais os acidentes incluídos.
Existem restrições no seguro de vida para vigilante?
Algumas empresas podem não aceitar o seguro de vida para vigilante por conta do alto risco corrido no exercício da profissão.
Nesse caso, é um impedimento para interessados em adquirir o produto para proteger seus entes queridos.
Além disso, companhias que trabalham com o formato podem aplicar valores elevados, para cobrir os perigos das atividades.
Por outro lado, nos produtos comercializados pela Azos são aceitas todas as profissões, sem restrições. Isso significa que você conseguirá montar sua apólice de maneira personalizada, incluindo as coberturas que desejar para proteger a sua família.
Nesse caso, o capital segurado máximo disponível é de R$100 mil, valor pago para os beneficiários no caso de sinistros ou fatalidades.
Conheça mais sobre os produtos, e faça a sua simulação para descobrir qual é a melhor alternativa para o seu perfil!
Perguntas frequentes sobre o seguro de vida para vigilante
O vigilante pode escolher o tipo de seguro de vida que deseja contratar?
O vigilante só poderá escolher o tipo de seguro de vida que deseja contratar caso realize a contratação por conta própria. Isso porque ele terá autonomia para definir as coberturas de sua preferência. Nos produtos comercializados pela Azos, por exemplo, esse e outros profissionais de segurança podem ter apólices personalizadas sem se restringir a empresas.
Caso saia do trabalho, o vigilante continua a ter direito ao seguro de vida?
Se o seguro de vida para vigilante for proposto pela empresa, ele perderá a proteção assim que sair do trabalho. Por isso, se quiser uma cobertura completa e duradoura, é fundamental contratar uma apólice por conta própria, de forma personalizada e flexível.