Quem tem uma rotina em estradas e rodovias já está acostumado com os riscos da profissão. Entre a convivência com motoristas despreparados, vias sem conservação adequada, risco de assaltos e sequestros, além de possíveis falhas técnicas, o risco de um acidente não pode ser descartado.
Claro que toda profissão envolve risco e a gente não vai deixar de viver ou trabalhar, mas pensar em um seguro de vida para motorista pode ser uma forma de se proteger e garantir mais segurança para sua família.
Saiba o que é seguro de vida
O seguro de vida é um contrato entre a pessoa que vai ser segurada e a empresa de seguros. A empresa se compromete a pagar uma quantia em dinheiro, chamada de indenização às pessoas indicadas pelo segurado como beneficiários, caso ele venha falecer ou em outras situações que forem previstas, como invalidez ou doenças graves.
Existem diferentes modalidades de seguro de vida, sem contar que os valores da cobertura e das condições variam conforme o plano escolhido.
Por que fazer um seguro de vida para motorista
Muitos motoristas são responsáveis por sustentar a família, às vezes atuando como o único responsável. Caso aconteça alguma coisa, quem vai garantir o sustento de quem é importante na sua vida? O seguro de vida para motorista de caminhão, aplicativo ou qualquer outra categoria de transporte oferece uma tranquilidade financeira para que os entes queridos consigam se reestruturar ou mesmo para que o motorista consiga recuperar a saúde.
Os principais objetivos do seguro de vida são:
- Proteger financeiramente a família ou dependentes do segurado em caso de morte;
- Cobrir despesas com funeral, dívidas ou outras obrigações financeiras;
- Garantir recursos em situações de invalidez permanente total ou parcial.
Ou seja, escolhendo bem seu seguro de vida, você pode ter mais tranquilidade para trabalhar.
Como fazer um seguro de vida?
Fazer um seguro de vida para caminhoneiro ou motorista é idêntico a qualquer outro. São algumas etapas simples, que podem ser ajustadas de acordo com suas necessidades e preferências. Confira um passo a passo básico:
- Avalie suas necessidades
Antes de qualquer coisa, reflita sobre:
- Quem são seus dependentes? Ou seja, quem você colocará como beneficiário. Pode ser cônjuge, filhos, pais ou qualquer pessoa com quem você tenha uma relação de dependência financeira.
- Quais são suas despesas atuais? Inclua dívidas, financiamento de casa, educação de filhos.
- Quanto seus dependentes precisam para se manter em caso de sua ausência? Como padrão, é indicado um montante de 5 a 10 anos do seu salário.
- Pesquise diferentes empresas de seguro
Compare coberturas, atendimento e custo-benefício. Na Azos você consegue essas informações online e ainda pode fazer uma simulação do seguro de vida sem compromisso. Verifique sempre:
- Reputação da empresa: Pesquise feedback de clientes e avaliações de mercado. Por exemplo, a Azos tem 100% das reclamações respondidas no Reclame aqui. Confira também a nota em lojas de aplicativo e o histórico de pagamento de sinistros.
- Escolha o tipo de seguro e as coberturas
Existem diferentes modalidades de seguro de vida. Enquanto o tradicional paga um valor aos beneficiários em caso de sinistro do segurado, existem modalidades como:
- Seguro temporário ou vitalício: o seguro temporário é válido por um período fixo (ex. 10, 20 anos), enquanto o vitalício oferece cobertura por toda a vida.
- Seguro resgatável: Uma parte do valor pago é reservada pela empresa e pode ser resgatada pelo cliente, em caso de cancelamento do contrato. No entanto, o custo costuma ser maior e os rendimentos do valor reservado não são tão bons.
- Coberturas para doenças graves, Assistência funerária, Invalidez permanente. Confira quais coberturas você deseja incluir. Algumas empresas vendem pacotes fechados, mas nos produtos comercializados pela Azos você consegue personalizar totalmente seu seguro.
- Defina o valor da cobertura
Determine o valor que será pago aos beneficiários. Esse valor deve cobrir despesas, dívidas e garantir um suporte financeiro por um determinado tempo. Lembre-se que esse valor tem impacto no custo do seguro, então calcule o quanto pode pagar mensalmente.
- Preencha a proposta de contratação
Após escolher a seguradora e o plano ideal, é necessário preencher uma proposta de contratação do seguro. Nesse formulário, você fornecerá informações pessoais e responderá perguntas sobre:
- Estado de saúde;
- Histórico médico familiar;
- Hábitos de vida, como fumar, beber, praticar esportes radicais;
- Profissão.
Essas informações ajudam a seguradora a avaliar o risco e calcular o valor do prêmio (mensalidade). Na Azos, esse preenchimento é feito online e você consegue avaliar o custo em poucos instantes.
- Exames médicos
Dependendo da idade, do valor do seguro ou da empresa de seguro, pode ser preciso realizar exames médicos para validar sua saúde antes de aprovar a apólice. Nos produtos comercializados pela Azos não são exigidos a realização desses exames, mas é necessário ser 100% honesto com as informações para não correr o risco de ter a indenização negada no futuro.
- Pague o prêmio
De um modo geral, o pagamento do seguro de vida é feito em parcelas, geralmente mensais, trimestrais ou anuais. Esse pagamento é chamado de prêmio. O atraso nesses pagamentos pode levar ao cancelamento do contrato.
Passado o tempo de carência e com o pagamento em dia, você e sua família estão financeiramente protegidos. Como com o tempo, sua situação financeira ou familiar pode mudar, lembre-se de revisar a apólice para garantir que ela ainda atende às suas necessidades.
Como acionar o seguro de vida do caminhoneiro?
Em caso de um sinistro, seja um acidente ou doença grave, será preciso entrar em contato com a empresa de seguros para pedir a indenização. É importante que os beneficiários saibam quais documentos devem providenciar e com quem devem entrar em contato. Falar sobre doença e morte não é agradável, mas estar preparado para isso faz toda a diferença.
Na Azos o segurado conta com o recurso do Guardião, que tem a missão de entrar em contato com a Azos caso ocorra algum imprevisto com o responsável pela apólice. Isso vai garantir que a cobertura chegue a seus beneficiários.O guardião é cadastrado online, e pode ser trocado caso o segurado deseje.
Tire suas dúvidas com especialistas
Fazer um seguro de vida para motorista é fácil e rápido com a Azos. Você pode fazer a simulação e até o contrato de seguro online, sem burocracia. Mas em caso de dúvidas, também pode solicitar um atendimento especializado. Basta entrar em contato pelo telefone (11) 5445-1234, que também é WhatsApp, ou pelo e-mail contato@azos.com.br. Em pouco tempo um corretor entrará em contato para responder suas perguntas.