O seguro de vida conjugal realmente existe?

O seguro de vida conjugal existe, e pode trazer alguns benefícios para o casal. No entanto, será que ele é a melhor alternativa? Saiba mais sobre o assunto!

Seguro de Vida
O seguro de vida conjugal realmente existe?

Muitos casais que desejam ter uma proteção conjunta podem se interessar pelo seguro de vida conjugal.

Afinal, é uma alternativa que conseguiria atender ambos ao mesmo tempo, estendendo as coberturas para imprevistos.

No entanto, é comum ter dúvidas se essa possibilidade realmente existe, e quais seriam os benefícios que ela apresentaria.

Nesse caso, antes de decidir sobre a proteção da sua família e da pessoa que você ama, vale a pena saber mais sobre o seguro de vida conjugal e suas características.

Confira essas e outras informações no conteúdo que preparamos, e veja se ela é a melhor opção para o seu perfil!

O que é o seguro de vida conjugal?

O seguro de vida conjugal é uma proteção contratada para sinistros cujas coberturas se estendem para o casal.

Em outras palavras, funciona como uma apólice familiar, onde as cláusulas e riscos atendem não apenas o titular, mas também seu parceiro.

Dessa forma, se algo acontecer com um dos dois, o outro terá direito a receber a indenização e outros suportes combinados.

Nesse caso, o processo de contratação é semelhante a seguros de vida convencionais, com a definição do capital segurado para atender as necessidades dos dependentes.

No entanto, em vez de cobrir somente um titular, é uma proteção que se estende para o cônjuge também.

Normalmente, as empresas que permitem este tipo de contratação, consideram uma das pessoas do casal como o segurado titular e com possibilidade de contratar coberturas para o cônjuge.

Quais as principais coberturas do seguro de vida conjugal?

Antes de contratar um seguro de vida conjugal, vale a pena conhecer as principais coberturas que ele pode oferecer. Confira:

Morte acidental

A cobertura de morte acidental prevê a proteção do casal no caso de imprevistos que gerem uma fatalidade.

Nesse caso, acidentes cobertos pela apólice, com eventual falecimento do titular ou do seu cônjuge, permite suporte financeiro da seguradora ou insurtech contratada.

A morte acidental é normalmente caracterizada como um evento inesperado e súbito, que não seja decorrente de doença ou causas naturais. 

O objetivo dessa cobertura é proporcionar segurança financeira aos beneficiários do casal em caso de falecimento de um dos cônjuges.

Invalidez permanente total ou parcial por acidente

Enquanto isso, a cobertura de invalidez permanente total ou parcial oferece uma indenização no caso de eventos inesperados que afetem as funções ou membros de um dos titulares.

Esses incidentes podem ser classificados como totais, quando comprometem totalmente um dos membros (inferiores ou superiores) do cliente. Por exemplo, a perda de um braço, ou parciais, comprometendo parcialmente um membro, por exemplo, a perda de um dedo.

Em ambas as situações, com o seguro de vida conjugal é possível receber suporte proporcional ao grau de invalidez.

Auxílio-funeral

Essa cobertura prevê o reembolso ou pagamento direto dos custos relativos ao funeral do segurado, caso ele faleça. 

O valor e as condições do auxílio-funeral variam conforme a apólice contratada. No entanto, é uma forma de aliviar o impacto financeiro que pode recair sobre o parceiro sobrevivente e outros familiares em um momento delicado.

Além disso, também auxilia nos trâmites legais e burocracias de enterro, permitindo que os envolvidos possa enfrentar essa situação com mais tranquilidade.

Quais os benefícios do seguro de vida conjugal?

Existem diversos benefícios no seguro de vida conjugal, e vale a pena conhecer essas vantagens antes de escolher a proteção ideal para a sua família. Veja alguns dos principais pontos positivos:

Indenização não entra na partilha de bens

Uma das principais vantagens do seguro de vida conjugal é que a indenização recebida pelos entes queridos não entra na partilha de bens em caso de falecimento.

Isso significa que o valor é pago diretamente aos beneficiários indicados na apólice, fora do processo de inventário. 

Dessa forma, diminui a burocracia e possíveis reduções no valor, com repasse rápido e exclusivo para os indicados no contrato. 

Além disso, seu parceiro e familiares não precisarão aguardar o término do processo de inventário, que pode ser demorado.

Valor pode ser utilizado antes do inventário estar pronto

Inclusive, outro benefício relevante do seguro de vida conjugal é que o valor da indenização pode ser utilizado imediatamente após o falecimento do titular, mesmo antes de todo o processo de inventário estar concluído. 

Geralmente, os bens ficam retidos até a finalização da partilha, prejudicando os familiares na cobertura de despesas imediatas e outros gastos emergenciais.

Assim, se algo acontecer, a outra parte ficará mais tranquila, com um suporte adequado e paga imediatamente após o acontecimento.

Segurança financeira para o cônjuge

O seguro de vida conjugal oferece uma proteção financeira importante para o parceiro sobrevivente. 

Em caso de falecimento, a indenização pode ajudar a garantir o conforto das pessoas que você ama, evitando dificuldades no pagamento de contas e quitação de dívidas.

Além disso, é uma segurança para a pessoa responsável pelos filhos e outros dependentes, especialmente quando um dos titulares contribuía para a renda da casa.

E vale mencionar que essa proteção vale para ambos, mesmo que apenas um seja o titular, por conta da extensão da apólice.

Seguro de vida conjugal ou individual? Qual vale mais a pena?

Mesmo que o seguro de vida conjugal seja interessante para o casal, por não ser muito comum no mercado brasileiro, o seguro pode ser contratado com uma proteção individual, cada um contratando a sua apólice e, assim, ambos estarem protegidos.

Isso porque é mais simples de controlar os detalhes e coberturas, alinhando os valores conforme a realidade de cada pessoa.

Além disso, uma apólice individual também permite que você proteja seu cônjuge, o colocando como principal beneficiário se algo acontecer.

Ainda, existem outros benefícios associados ao seguro de vida pessoal. Na Azos, por exemplo, a contratação é ainda mais rápida e fácil, garantindo que a sua família fique confortável desde o primeiro momento.

Por isso, considere ter suas próprias coberturas, cuidando de quem ama com autonomia e praticidade. Faça a sua simulação e conheça a melhor alternativa para seu momento atual!

Gostou do artigo?  Compartilhe
Facebook
LinkedIn

Finalmente um seguro para a sua vida

Seguros personalizados, preços incríveis e aprovação em 1 dia útil

100% digital
Sem exames médicos

Perguntas que nos fazem com frequência

No items found.

Receba conteúdos legais sobre seguros, educação financeira e boas histórias para contar.