O que é a renda por incapacidade temporária (RIT)?

A renda por incapacidade temporária é uma cobertura que atende acidentes ou afastamentos momentâneos. Conheça mais sobre essa extensão e como ela funciona.

Seguro de Vida
O que é a renda por incapacidade temporária (RIT)?

A renda por incapacidade temporária é uma cobertura especial que oferece proteção mesmo para afastamentos provisórios.

Diversos imprevistos podem comprometer sua vitalidade ou força de trabalho, mas não é preciso ter prejuízos nos ganhos ou preocupação com as contas.

Conheça mais sobre a RIT e entenda como ela pode trazer tranquilidade para você e para a sua família no caso de acidentes ou doenças.

O que é a renda por incapacidade temporária (RIT)?

A renda por incapacidade temporária (RIT) é um valor que cobre afastamentos temporários por acidentes ou doenças, evitando que você fique desprotegido financeiramente. Essa cobertura também pode ser chamada de Diária por Incapacidade Temporária.

Nem todos os imprevistos de saúde ou acontecimentos inesperados são permanentes, exigindo uma completa reestrutura na vida do titular. Em alguns momentos, a situação é momentânea, e pode ser superada.

No entanto, nesse intervalo, você e sua família podem ficar vulneráveis, sem renda ou recebimentos para cobrir as contas. É nesse momento que a RIT pode ser acionada, atendendo ao segurado para oferecer cobertura temporária, conforme o valor contratado.

Qual a importância da renda por incapacidade temporária?

Com a renda por incapacidade temporária, você conseguirá descansar e focar na recuperação sem se preocupar com o sustento dos seus dependentes. Mesmo que se afaste do trabalho, terá esses dias cobertos.

Muitos trabalhadores e chefes de família ficam apreensivos com a possibilidade de um incidente, especialmente por perder seus ganhos. Isso é especialmente comum entre profissionais liberais e autônomos, que dependem do trabalho de cada dia.

Com o RIT, é possível ter uma segurança adicional, com maior tranquilidade para cuidar do imprevisto e retornar quanto antes para as atividades.

Qual a diferença entre RIT e DIT?

A renda por incapacidade temporária (RIT) e a diária por incapacidade temporária (DIT) representam o mesmo, já que ambas são um pagamento que cobre afastamentos por períodos específicos das atividades laborais.

No entanto, é importante não confundir essas coberturas com a diária por internação hospitalar (DIH), que também atende gastos pontuais, mas voltados para a permanência no centro de atendimento.

Para quem a renda por incapacidade temporária (RIT) é indicada?

A renda por incapacidade temporária é recomendada para todas as pessoas que buscam maior proteção contra imprevistos, principalmente profissionais que atuam diante de profissões perigosas e autônomos.

Essa categoria de trabalhadores depende das suas atividades para ter sustento. Assim, acidentes ou doenças impactam diretamente os seus ganhos, prejudicando sua segurança financeira.

Ter uma cobertura RIT promove mais tranquilidade para esses profissionais, além de ser uma alternativa para qualquer pessoa que busca uma proteção mais completa, cobrindo eventuais custos pontuais que possa ter.

Qual o prazo de cobertura da renda por incapacidade temporária?

A média para o prazo de cobertura da renda por incapacidade temporária é de 90 diárias para eventos de esforço repetitivo e 365 diárias para outros eventos cobertos pela apólice contratada, desde que especificada no documento. 

Ao contratar a apólice de RIT, é importante se atentar para essa extensão, pois ela indica qual o valor máximo disponível e por quanto tempo o titular estará protegido.

Quais as principais carências da cobertura de renda por incapacidade temporária (RIT)?

Enquanto isso, as principais carências para acionar a renda por incapacidade temporária é de 180 dias em casos de LER, DORT, qualquer tipo de hérnia e suas consequências, diálise, hemodiálise em pacientes crônicos ou cirrose hepática, e 60 dias para outros eventos. 

Isso significa que o titular só poderá contar com a proteção após esse período. Nesse caso, é fundamental se planejar e contratar a cobertura quanto antes, para conseguir ativá-la quando precisar.

Além disso, é importante relembrar que casos de acidentes não possuem carência neste tipo de modalidade.

Quais os principais diferenciais da cobertura de incapacidade temporária?

Os principais diferenciais das alternativas de cobertura RIT vinculadas a Azos estão nos prazos maiores para atender os segurados.

Isso porque o titular poderá encontrar proteções de 120 dias para:

  • LER/DORT;
  • Qualquer tipo de hérnia e suas consequências;
  • Diálise;
  • Hemodiálise em pacientes crônicos;
  • Cirrose hepática.

Para outros acontecimentos, é necessário aguardar o período de 730 dias para utilização da apólice, tempo maior do que o praticado no mercado tradicional.

Além disso, também inclui praticidades como envio de proposta online e simuladores para o cliente encontrar a melhor alternativa de cobertura.

Quais são os riscos excluídos da RIT?

Existem diversos riscos excluídos na RIT, onde podemos destacar alguns como:

Neste caso, o titular não estará coberto caso se afaste do trabalho para intervenções ou cirurgias não necessárias, inclusive relacionadas a obesidade.

Inclusive, alguns contratos podem não cobrir afastamentos relacionados a distúrbios ou doenças psiquiátricas e mentais, salvo no caso de acidentes pessoais físicos.

Além disso, os riscos excluídos podem variar de empresa para empresa, portanto, é sempre recomendado avaliar as condições dos produtos da empresa escolhida. 

Quanto custa a cobertura de renda por incapacidade temporária (RIT)?

Os custos da cobertura de renda por incapacidade temporária variam conforme a empresa responsável, mas é possível encontrar extensões a partir de R$ 92.

Esse prêmio dependerá do perfil do titular, das suas características e profissão, além do valor de diária que melhor poderá atendê-lo futuramente.

Quando a cobertura de renda por incapacidade temporária vale a pena?

A renda por incapacidade temporária é uma cobertura que vale a pena adotar quando você depende de cada dia de trabalho para o seu sustento.

Autônomos e profissionais liberais são profissionais que não podem se afastar das atividades, e ter uma proteção diária traz mais tranquilidade para a recuperação.

Além disso, é interessante contratar esse seguro caso busque uma proteção mais completa, que atenda imprevistos e cubra gastos temporários.

Por isso, conheça as alternativas de cobertura da Azos e confira os nossos diferenciais para cuidar de quem você ama!

Gostou do artigo?  Compartilhe
Facebook
LinkedIn

Finalmente um seguro para a sua vida

Seguros personalizados, preços incríveis e aprovação em 1 dia útil

100% digital
Sem exames médicos

Perguntas que nos fazem com frequência

No items found.

Receba conteúdos legais sobre seguros, educação financeira e boas histórias para contar.