O que é Seguro de Vida? Guia Completo sobre apólice, coberturas, carência e mais
Saiba para que serve o seguro de vida e entenda todas as especificidades das coberturas oferecidas
04
de
January
,
2024
O seguro de vida, basicamente, é um respaldo financeiro em casos de doenças graves, acidentes, invalidez ou falecimento.
Essa proteção econômica e financeira deve ser uma fonte suficiente para cobrir financiamentos, dívidas e educação de dependentes, por exemplo, em casos adversos. É uma forma de garantir o futuro de filhos, parentes ou de pessoas importantes para você.
Para que serve o seguro de vida?
O seguro de vida pode respaldar diferentes tipos de situações tanto para você quanto para sua família ou dependentes. Ele te protege de imprevisibilidades e proporciona mais controle sobre o seu futuro.
Como fazer seguro de vida não deve ser complicado e funciona de maneira bem simples. Quem optou pelo seguro de vida paga um valor mensal e é indenizado se algum dos eventos cobertos na apólice acontece.
Conheça a Azos!
“Proteger os sonhos das famílias brasileiras” é o propósito da Azos.
O Dando a Letra é nosso primeiro projeto com o Thiaguinho, nosso sócio-investidor, e traz uma série de conteúdos sobre seguro de vida para você!
No nosso papo com o Thiaguinho, a gente explica, tim tim por tim tim, como estamos transformando o mercado de seguro de vida no Brasil. Assista!
O que é apólice de seguro de vida?
Agora se você se perguntou o que é apólice de seguro de vida, nada mais é que o documento contratual firmado com os detalhes do que o plano é coberto. No caso do seguro de vida, existem diferentes tipos de apólices, pois existem diferentes tipos de coberturas. Veja a seguir para que serve o seguro de vida para eventos previstos em apólice.
Seguro de vida contra morte
O seguro de vida contra morte funciona como garantia para que sua família seja amparada financeiramente em casos adversos. Aliás, não são somente familiares que podem ser considerados como beneficiários nessa cobertura, mas também outras pessoas que você ama e dependem de você.
O valor indenizado poderá ser utilizado para garantir o futuro de filhos e parentes, como despesas com educação e saúde. É um alívio financeiro para acontecimentos inesperados e proporciona mais tranquilidade para o futuro.
A apólice do seguro de vida pode variar e cobrir fatalidades como:
- Morte decorrente de causas naturais ou doenças, incluindo COVID-19.
- Acidente pessoal.
- Suicídio ocorridos durante a vigência do risco individual.
Quem tem direito ao seguro de vida do falecido pode variar de acordo com a apólice contratada, assim como quanto custa um seguro de vida. Existem casos que o beneficiário é indicado pelo seguro e outros casos que, quando não tiver indicação de beneficiário, o seguro será pago aos herdeiros legais. Isso vai depender do que o segurado definir na sua apólice.
O que o seguro de vida Azos cobre:
- Morte decorrente de causa natural ou doenças, incluindo COVID-19.
- Acidente pessoal.
- Suicídio ocorridos durante a vigência do risco individual.
Carência:
- 120 dias para morte natural e por doenças.
- 2 anos para suicídio.
- Sem carência para morte acidental.
Valor da cobertura:
- Até R$1 milhão.
- Condição válida para contratação digital.
Quem tem direito ao seguro de vida do falecido?
Geralmente entram como beneficiários do seguro de vida cônjuges, filhos, parentes ou outras pessoas escolhidas pelo segurado. Isso vai depender dos detalhes contratuais e do formato da sua apólice. Em alguns casos, são considerados apenas os herdeiros legais. Por isso é importante se atentar no tipo de apólice e cobertura que irá contratar.
Na Azos, no momento da contratação, você pode nomear quem terá direito a receber o valor do seguro em caso de morte. Além de nomear, também é possível direcionar o percentual da cobertura destinado a cada beneficiário.
Existe carência para seguro de vida?
A carência do seguro de vida é o tempo mínimo estabelecido pela seguradora para que a cobertura esteja vigente e o beneficiário tenha direito de receber uma eventual indenização. Esse prazo se inicia após o início de vigência da apólice, e também quando ocorre alguma mudança no contrato. Sobre o período, ele vai depender da regra do produto de cada seguradora, portanto, antes de contratar, consulte as condições gerais da empresa.
Eu preciso de seguro de vida?
O seguro de vida é um meio de garantir proteção financeira e ter mais segurança para o futuro. Se você tem alguém que depende financeiramente de você, a resposta é sim. Pode ser seu filho, sobrinho, mãe, avós, entre outras pessoas importantes na sua vida.
E, mesmo se não tem algum dependente, as coberturas do seguro de vida por doenças graves ou invalidez por acidente são outros meios de ter mais segurança e previsibilidade no futuro.
Onde fazer seguro de vida?
A Azos pode te auxiliar em todas as dúvidas de como funciona um seguro de vida, suas coberturas e especificidades. O seguro de vida comercializado pela Azos tem coberturas completas e personalizadas para cada necessidade, com aprovação em até 1 dia útil, sem restrição por profissão e coberturas que cabem no bolso. Se você se interessou, faça uma simulação em nosso site ou entre em contato conosco.
Conheça Outros Produtos e Coberturas
Outro tipo de assistência que o segurado pode receber é a assistência funerária.
Assistência funeral em caso de morte
O auxílio funeral é uma cobertura que pode constar nos seguros de vida, mas não é obrigatória e fica à escolha do segurado em contratar. Essa assistência vai custear serviços funerários ou uma indenização em dinheiro para pagar as despesas com a morte do segurado.
Existem apólices que vão trabalhar com uma rede credenciada e, dessa forma, os serviços necessários e toda a burocracia funerária será garantida pela empresa de seguros contratada. Em outros casos, o seguro garante a cobertura para que os familiares cubram os custos funerários, que poderão utilizar a quantia em dinheiro para contratar:
● carro fúnebre;
● salas velatórias públicas, como capelas;
● cremação;
● documentação em cartório com guia e certidão;
● flores;
● preparação do corpo para o funeral;
● sepultamento em túmulo ou jazigo;
● traslado do corpo para o velório e local de sepultamento.
Lembrando que a assistência funerária não é uma cobertura obrigatória da apólice de seguros de vida contra morte, mas sim uma opção do contratante. Além disso, você pode optar também somente por este plano em caso de algumas seguradoras. A mensalidade tem um custo-benefício bem interessante considerando todos os gastos funerários após uma fatalidade.
Cobertura para doenças graves
Esta é uma cobertura na qual você é indenizado financeiramente e oferece proteção e segurança caso seja diagnosticado com uma doença grave incluída no contrato. Ou seja, ele vai ser seu apoio financeiro para usar como quiser, podendo cobrir gastos de tratamentos, aluguel, financiamentos, entre outros tipos de custos. Afinal, essas doenças podem afetar sua rotina, trabalho e rendimento e, consequentemente, seu controle financeiro.
A cobertura contra doenças graves pode considerar diversas enfermidades, variando de seguradora para seguradora, como:
- Câncer (leve, moderado ou grave),
- Infarto,
- AVC,
- Embolia pulmonar,
- Alzheimer,
- Perda de visão,
- Parkinson,
- Paralisia de membros,
- Esclerose múltipla e
- Osteomielite.
Para contratar um seguro de doenças graves, o segurado deve escolher o valor da cobertura, que vai considerar seu perfil de vida, e caso seja diagnosticado com alguma das doenças listadas em sua apólice, receberá uma indenização em dinheiro. É uma forma de preservar seu padrão de vida e se organizar para focar em sua saúde e recuperação, por exemplo.
O valor da mensalidade do seguro de vida contra doenças graves pode variar de acordo com seu perfil e necessidades, e é importante ler atentamente as condições gerais e o que elas vão cobrir em caso de enfermidades.
Simule seu Seguro em poucos cliques aqui na Azos. Clicando aqui você acessa mais informações sobre a cobertura e como funciona o seguro para doenças graves.
Cobertura para invalidez
Esta cobertura é um amparo financeiro em casos de invalidez permanente total ou parcial por acidente que podem acontecer decorrente de acidentes, por exemplo.
No caso da invalidez permanente, é considerado quando ocorre a perda, redução ou impotência permanente de algum membro ou órgão. Já a invalidez parcial vai considerar a perda de parte das funções ou mobilidade de alguma região ou órgão do corpo. Alguns exemplos de casos onde é considerado invalidez:
- Perda de visão
- Perda de membros
- Perda total ou parcial do uso das mãos
- Perda total ou parcial do uso dos pés
- Perda dos polegares
- Alienação mental total ou incurável
É importante ressaltar que as coberturas acima são produtos diferentes e podem ou não serem disponibilizados em uma mesma apólice. Na Azos, essas coberturas têm contratação independente, e você pode direcionar o que quer incluir em sua apólice no momento da contratação.
Aqui na Azos, nós cobrimos a perda total da função e do membro.
Saiba mais sobre a cobertura do seguro invalidez.