Mercado de seguros: O que é e o que podemos esperar dele

Você sabe como o mercado de seguros funciona? Conheça mais sobre o setor e como ele influencia na sua apólice!

Seguros
Mercado de seguros: O que é e o que podemos esperar dele

Se você quer ficar por dentro das novidades no mundo das apólices, é fundamental conhecer o mercado de seguros.

Muitas pessoas podem não entender como esse setor funciona, ou não saber a importância das regulações que ele exerce no cenário.

No entanto, vale a pena acompanhar essas movimentações, principalmente pelas inovações que estão surgindo e poderão te beneficiar como segurado.

Entenda mais sobre o mercado de seguros no Brasil e o que esperar desse setor no futuro no conteúdo especial que preparamos!

O que é o mercado de seguros?

O mercado de seguros é o setor da economia responsável por administrar as negociações de apólices, protegendo indivíduos, empresas e beneficiários de perdas financeiras imprevistas.

Ele é composto por alguns tipos de empresas como as Seguradoras, as corretoras, as insurtechs, dentre outras.

As seguradoras são responsáveis por garantir os riscos dos contratos com os clientes e podem atuar com maior confiança, determinando os prêmios de seguro em cada proposta, de maneira atrativa e justa para os clientes.

Já as corretoras são intermediárias entre a Seguradora e clientes e responsáveis pela distribuição dos produtos para o cliente final.

As insurtechs, que normalmente são empresas de tecnologia, que podem atuar em diferentes partes do processo.

Como é o mercado de seguros no Brasil?

O mercado de seguros no Brasil está em expansão, e apresenta números positivos de crescimento para os próximos períodos.

Após a crise causada pela pandemia de coronavírus, o setor voltou a crescer. Conforme dados da CNSeg, a demanda por apólices aumentou 17,1% de janeiro a novembro de 2022. Foram mais de R$ 322,3 bilhões arrecadados pelas empresas do segmento. 

Além disso, também houve um aumento no número de insurtechs, por conta dos investimentos recebidos no País. No primeiro semestre de 2022, foram mais de U$40 milhões aplicados em empresas de tecnologia e seguros.

Segundo o relatório Latam Insurtech Journey, a América Latina ultrapassou 393 empresas do tipo em 2022, com crescimento de 22% em um ano, com 33% desse total no Brasil. 

Isso mostra que o cenário nacional está recebendo mais incentivo, abrindo as portas para insurtechs que estão inovando o setor.

Quais as principais inovações do mercado de seguros no País?

Para acompanhar o mercado de seguros no Brasil, vale a pena conferir as principais inovações que o setor está apresentando. Veja detalhes:

Implementação da inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) tem sido amplamente adotada pelo mercado de seguros no Brasil, para melhorar a eficiência operacional e a experiência do cliente. 

Por exemplo, a implementação de chatbots para promover interações automatizadas e rápidas com os clientes para responder perguntas, fornecer informações e até mesmo auxiliar na contratação de seguros. 

Além disso, a IA também se tornou comum na leitura do perfil do cliente, analisando dados e informações para personalizar ofertas e recomendações de seguros conforme as necessidades individuais do perfil.

Big data

O uso do big data no setor de seguros tem se tornado cada vez mais comum. As seguradoras estão coletando grandes volumes de dados para identificar padrões, tendências e riscos, algo que facilita a precificação das coberturas. 

Além disso, essa inovação também auxilia na detecção de fraudes e na avaliação de sinistros de forma mais rápida e precisa.

Digitalização de documentos e processos

A digitalização de documentos e processos é uma inovação que traz maior agilidade e eficiência para o mercado de seguros no Brasil, adotada por diversas empresas pioneiras, como a Azos.

Com essa prática, é possível armazenar informações eletronicamente, facilitando o acesso e reduzindo a necessidade de papelada física. 

Ainda, agiliza procedimentos de contratação, avisos de sinistros e renovações, com maior facilidade por meio de canais totalmente digitais.

Gestão e atendimento

As seguradoras e insurtechs estão investindo cada vez mais em tecnologias de gestão e atendimento para melhorar a experiência do cliente. 

Isso inclui o uso de sistemas integrados para aprimorar o monitoramento de apólices, sinistros e pagamentos, trazendo mais transparência e agilidade. 

Além disso, a implementação de canais de atendimento integrados, como chat e aplicativo, um dos diferenciais da Azos, permite que os clientes interajam de maneira personalizada.

Desenvolvimento de comunidades

Algumas empresas têm investido no desenvolvimento de comunidades online para criar engajamento e compartilhar informações relevantes com os segurados. 

Esses grupos oferecem um espaço para troca de experiências, dicas de segurança e orientações sobre as apólices.

Dessa forma, fortalecem o relacionamento, além de promover uma cultura de prevenção e educação.

Novos produtos

Ainda, vale mencionar o mercado de seguros no Brasil também está inovando com novos produtos, que atendem as demandas crescentes entre o público.

Por exemplo, é o caso da apólice cibernética, que protege contra riscos relacionados à segurança digital.

Ou, ainda, o aumento de propostas customizadas com contratação online, que atendem perfis mais modernos, com produtos adequados para cada necessidade, como o que a Azos realiza.

O que esperar do mercado de seguros nos próximos anos?

Nos próximos anos, o mercado de seguros irá se adequar ainda mais às necessidades da geração que está chegando.

Novos grupos estão conhecendo os benefícios de ter uma apólice, e procurando alternativas que combinem com seu estilo de vida.

Assim, o setor deverá se adaptar a esses perfis, com propostas personalizadas, inovadoras e alinhadas com a tecnologia.

Além disso, a presença da tecnologia se tornará um marco para o cenário, eliminando antigas burocracias e seguinte a transformação digital.

Essa mudança pode apresentar alguns desafios, especialmente para empresas mais tradicionais, e as insurtechs ganharão espaço com sua cultura de inovação.

Por isso, vale a pena acompanhar as novidades desse setor, e contar com uma empresa que segue essas transformações, a fim de oferecer a melhor proteção para você.

Quer contratar um seguro de vida moderno e prático? Faça a sua simulação e descubra qual é a melhor alternativa para o seu momento de vida atual!

Gostou do artigo?  Compartilhe
Facebook
LinkedIn

Finalmente um seguro para a sua vida

Seguros personalizados, preços incríveis e aprovação em 1 dia útil

100% digital
Sem exames médicos

Perguntas que nos fazem com frequência

No items found.

Receba conteúdos legais sobre seguros, educação financeira e boas histórias para contar.