Fraude de seguro de vida: Veja os tipos e como evitar!
A fraude de seguro de vida pode trazer várias consequências para você e para os seus beneficiários. Por isso, conheça os principais tipos e como evitar!
05
de
September
,
2021
A fraude do seguro de vida, apesar de distante da maioria das pessoas, existe. E se praticada, ela pode trazer diversos problemas para o segurado.
Por isso, é fundamental que você tenha cuidado na hora de montar a sua apólice, e busque ser o mais transparente possível, uma vez que a falta de conhecimento e dados pode colocar a sua segurança, e dos seus familiares, em risco.
E para evitar problemas deste tipo e manter seu contrato válido quando precisar, separamos algumas informações fundamentais sobre o assunto. Continue a leitura e veja as principais formas e consequências desse crime!
O que é considerado fraude no seguro de vida?
É considerada fraude de seguro de vida qualquer ato intencional que visa receber uma indenização que não teria direito, manipulando o produto e suas condições para fins de benefício próprio.
Na prática, situações como mentir durante o processo de contratação do seguro, alterar os dados de outro contrato sem ser o titular, vender apólices falsas e forjar a própria morte são alguns exemplos.
Esses são os crimes mais comuns, mas outras práticas que constatem ação de má-fé por parte do contratante ou dos dependentes também podem ser avaliadas, conforme o Código de Ética do Mercado Segurador Brasileiro.
A fraude durante a contratação do seguro ou no momento de solicitar a indenização podem levar a diversas consequências legais, como:
- cancelamento do contrato sem a devolução dos valores pagos;
- responder a processos criminais;
- prisão em casos mais graves.
Quais os principais tipos de fraudes no seguro de vida?
Existem alguns tipos de fraude de seguro de vida mais comuns que aparecem no mercado, e vale a pena conhecer os principais, para não ter problemas com os seus documentos no futuro:
Omissão de informações
A fraude por omissão de informações ocorre quando o contratante omite ou mente sobre determinados dados no momento de preencher a proposta de contratação e solicitação da apólice.
Isso porque algumas coberturas, e, consequentemente, valores de prêmio, podem depender do perfil do titular. Por exemplo, se ele possui um histórico de saúde debilitado, seu seguro precisa ser elaborado considerando os riscos.
Se o titular deixou de informar essa condição na contratação, pode estar cometendo uma fraude, com possibilidade de deixar de receber a indenização em caso de sinistro ou arriscando ser punido futuramente, conforme as leis vigentes no País.
Fraude por morte
Embora seja uma situação mais rara, a fraude por morte também é um crime que pode acontecer. Nele, o titular forja a própria morte para receber a indenização, ou o beneficiário infringe contra sua vida para acessar o capital segurado.
Sabemos que o falecimento de um ente querido é um momento delicado, mas algumas pessoas podem atentar contra o segurado para receber a indenização do sinistro.
Nesse caso, as consequências poderão ser duras, além de acusações penais sérias e recusa do pagamento da indenização se o beneficiário for julgado culpado.
Falsificação de contrato
Um dos tipos de fraude de seguro de vida mais populares é a falsificação de contrato, conduzida por golpistas que se passam por corretores.
Com isso, fazem com que o titular assine uma apólice não-certificada, comprometendo seu dinheiro em mensalidades que não oferecem nenhuma proteção ou benefícios.
Trata-se de um tipo de golpe financeiro, e os fraudadores costumam usar nomes de empresas famosas no mercado, solicitando o pagamento para produtos que não existem.
Falsificação de terceiros
Ainda, é importante se atentar para a falsificação de terceiros, uma fraude de seguro de vida que não envolve o titular, mas pessoas próximas a ele.
No entanto, somente o segurado titular da está autorizado a contratar o seguro e a alterar os detalhes de uma apólice. Por isso, para modificar o contrato, alguém precisaria falsificar os documentos ou a própria identidade, o que é considerado crime.
Como evitar uma fraude no seguro de vida?
Você pode evitar fraude de seguro de vida se protegendo contra esquemas ao trabalhar apenas com seguradoras licenciadas.
Por isso, sempre peça ao seu corretor o número da licença dele e da Seguradora referente ao produto comercializado e verifique no site da SUSEP se estas empresas existem. Por exemplo, todos os números de licença da Azos estão listados em nosso site.
Outra medida importante é revisar a sua apólice de seguro com regularidade, para garantir que seus beneficiários e os detalhes do contrato estejam corretos.
Além disso, procure ser honesto e transparente na sua avaliação, para efetuar uma contratação segura e informando tudo que a seguradora precisa para te proteger.
O que acontece se for constatada uma fraude no seguro de vida?
Se existir a constatação de uma fraude de seguro de vida, poderão existir algumas consequências para o titular e para os dependentes. Veja mais detalhes abaixo:
Pedido de seguro rejeitado
A consequência mais comum de fraude durante o processo de contratação de seguro de vida é ter o pedido rejeitado.
No momento da avaliação, a empresa tem o direito de negar o pagamento da indenização, caso seja identificada uma fraude por parte do segurado, seu representante legal ou corretor.,.
Políticas canceladas
Além disso, se você mentir ou omitir informações e for descoberto, é possível ter políticas canceladas no futuro, sem direito de receber os valores já pagos para a Seguradora.
As apólices de seguro de vida podem ter um período de contestação de no mínimo dois anos. Nesse caso, a companhia tem o direito de revisar seu requerimento para garantir que você forneceu os dados corretos na hora do seu requerimento.
Se a seguradora identificar uma omissão ou falta de transparência, pode cancelar a cobertura, a apólice e o pagamento da indenização ao beneficiário, sem devolução dos prêmios já pagos.
Responder legalmente pelo crime
Ainda, a fraude de seguro de vida é crime, e várias organizações podem investigar essa ocorrência para que o segurado responda legalmente.
Inclusive, com a possibilidade de um processo criminal e a prisão dos envolvidos.
Como relatar uma fraude no seguro de vida?
Você pode denunciar uma fraude de seguro de vida por meio do telefone fornecido pela sua própria corretora ou seguradora de seguro de vida.
Na Azos, você conta com todos os canais disponíveis para relatar uma situação como essa, recebendo o devido suporte para não ser prejudicado. Além disso, também pode acionar os órgãos de fiscalização, para que os envolvidos recebam as devidas punições pelo crime.
Não deixe de denunciar uma fraude de seguro de vida, e se previna contra golpes, informando todos os seus dados e contratando seguradoras confiáveis.
Quer contratar um seguro de vida confiável? Então faça a sua simulação com a Azos e conte com uma equipe certificada para te ajudar!