Você conhece as principais doenças que aposentam?
Existem diversas doenças que aposentam e permitem que o trabalhador consiga um benefício especial. Conheça algumas das principais condições.
31
de
October
,
2023
Como trabalhador, você está exposto a uma série de condições e imprevistos, e conhecer as principais doenças que aposentam é importante para saber o que fazer em seguida.
Se for acometido com uma condição médica grave, pode ter direito a um benefício especial do INSS, principalmente se não conseguir mais realizar suas atividades.
No entanto, o processo é burocrático, e apenas alguns quadros clínicos são considerados pela instituição.
Nesse caso, vale a pena conferir quais são as doenças que aposentam e se atentar para as regras de avaliação. Confira essas e outras informações agora!
O que são doenças que aposentam?
As doenças que aposentam são condições médicas graves ou crônicas que afetam permanentemente a capacidade de uma pessoa trabalhar. Com isso, ela pode passar pelo processo dese aposentadoria, mesmo sem ter atingido a idade ou tempo de contribuição mínimos.
Essas condições podem ser físicas ou mentais, decorrentes de acidentes ou de pré-disposição, por exemplo. No entanto, é necessário impossibilitar totalmente as atividades laborais do empregado.
Quando uma pessoa não consegue mais realizar seu trabalho de maneira adequada e contínua, ela pode se qualificar para receber uma aposentadoria por invalidez ou pensão por incapacidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
No entanto, os critérios dependem de avaliações médicas, que determinam se o caso se enquadra nas doenças que aposentam e qual a gravidade.
As doenças que aposentam podem ser classificadas como invalidez?
Algumas doenças que aposentam podem ser classificadas como invalidez, mas depende do caso e do grau de comprometimento de cada indivíduo. Geralmente, as duas modalidades são associadas, visto que a condição médica incapacita o trabalhador.
É importante ter em mente que nem toda invalidez ocorre por uma doença, uma vez que também existem situações como acidentes e lesões.
Dessa forma, a classificação varia, e apenas um profissional qualificado pode definir se o indivíduo está inválido a partir de uma das doenças que aposentam.
O que é necessário para se aposentar por invalidez?
Ter uma das doenças que aposentam não é suficiente para solicitar o benefício por invalidez, visto que existem vários recursos que o contribuinte deve cumprir, como tempo mínimo de contribuição e comprovantes médicos da sua condição.
Existe uma carência de doze contribuições mensais recorrentes antes de requerer a aposentadoria especial, de modo que o empregado precisa de pelo menos um ano realizando os pagamentos.
Além disso, é necessário ter laudos médicos indicando a incapacidade permanente, não temporária, além de comprovar que a condição começou no período em que o beneficiário estava trabalhando.
Com esses documentos, também será necessário passar por perícias que comprovem a impossibilidade de trabalho habitual, além de se tornar inválido para outras atividades que provêm o sustento do indivíduo e da sua família.
Os casos que são exceções a esses requisitos são os acidentes por invalidez ou uma doença grave, que isenta o cumprimento da carência para conseguir o benefício.
Quais são as principais doenças que aposentam?
Embora não exista uma lista específica de doenças que aposentam, algumas condições comuns acabam dando o direito de aposentadoria para o trabalhador. Confira quais são:
Abdome agudo cirúrgico
O abdome agudo cirúrgico é uma condição médica grave que acontece após problemas abdominais, como apendicite aguda ou perfuração intestinal.
Nesse caso, se a intervenção cirúrgica não for totalmente bem-sucedida e gerar sequelas, o trabalhador pode iniciar o processo de aposentadoria por invalidez.
Esclerose múltipla
A esclerose múltipla é uma doença autoimune do sistema nervoso central que pode levar a problemas motores, sensoriais e cognitivos. Em casos graves, o paciente pode causar incapacidade significativa.
Por afetar diretamente a movimentação e função dos membros, essa é uma das doenças que aposentam, inclusive pessoas jovens, caso manifestem os sintomas precocemente.
Parkinson
Essa é uma doença neurodegenerativa que afeta o movimento muscular e pode levar a tremores, rigidez e dificuldade de locomoção, geralmente levando a um processo de invalidez.
Como o empregado não conseguirá mais realizar suas atividades laborais e precisará de acompanhamento médico, é possível solicitar o benefício prévio.
Doença de Alzheimer
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que afeta a memória e o funcionamento cognitivo, muitas vezes comprometendo totalmente a independência do paciente.
Embora afete principalmente a mente, essa condição também influencia no corpo, com sintomas como tremores, redução da mobilidade e desenvolvimento de outras condições que geram incapacidade permanente.
Neoplasia grave ou maligna
Neoplasia, conhecida popularmente como câncer, é uma condição que altera o desenvolvimento das células em diferentes partes do corpo.
Quando em estado avançado ou maligno, pode causar invalidez por conta dos efeitos da condição ou do tratamento, sendo uma das doenças que aposentam em casos mais graves.
Tuberculose ativa
Embora seja mais rara, a tuberculose também é uma das doenças que aposentam, por conta do seu caráter infeccioso resultante em graves lesões pulmonares e de outros órgãos.
Assim, existe a aposentadoria por invalidez para preservar o indivíduo e evitar a contaminação de outras pessoas.
Transtorno mental grave
Várias doenças que aposentam surgem de transtornos mentais graves, como esquizofrenia e transtorno bipolar grave. Em alguns casos, a depressão resistente a tratamento também se inclui.
Esses quadros geram disfunções significativas no paciente, gerando uma incapacidade de trabalhar.
Síndrome de deficiência imunológica adquirida (Aids)
A infecção por HIV/AIDS pode causar comprometimento imunológico grave, além de demandar tratamento imediato.
Assim, se causar vulnerabilidade extrema, infecções graves ou complicações médicas, é possível aposentar por invalidez.
Quais as doenças que fazem parte da cobertura do seguro doenças graves?
Muitas doenças que aposentam fazem parte da cobertura das apólices do seguro invalidez, mas a lista exata de condições varia conforme a empresa, exigindo uma confirmação específica no momento da contratação.
Na Azos, por exemplo, transtornos mentais que comprometam a saúde do paciente, câncer maligno, Alzheimer, Parkinson e Esclerose Múltipla são alguns dos diagnósticos cobertos pela nossa proteção de doenças graves.
Assim, enquanto o indivíduo passa pelo processo de aposentadoria, é possível contar com um capital segurado para ter mais tranquilidade nas próximas etapas.
Como funciona o seguro doenças graves da Azos?
O seguro invalidez da Azos é uma proteção que atende o titular no caso de uma doença grave coberta, incluindo acometimentos relacionados ao trabalho.
Nesse caso, se você se machucar ou precisar se recuperar após um imprevisto, pode contar com a nossa cobertura.
Para garantir suporte às suas necessidades, não deixe de conferir nossas Condições Gerais antes de contratar, e faça uma simulação para encontrar a alternativa ideal.