Você sabe quais os documentos necessários para acionar a Azos? Conheça quais são!
É necessário identificar o segurado e apresentar documentos que comprovem o falecimento. Confira qual a documentação deve ser apresentada!
18
de
January
,
2022
Saber quais os documentos necessários para acionar a Azos é o primeiro passo para solicitar a indenização e ter mais tranquilidade para lidar com imprevistos.
Eventos e fatalidades podem trazer momentos difíceis para seus entes queridos, mas, com a Azos, é possível receber o suporte financeiro com praticidade.
Conheça quais os comprovantes necessários para entrar em contato e iniciar o pedido de indenização em apenas algumas etapas, com conforto e praticidade!
Com o recebimento de toda documentação, a Azos poderá encaminhá-los para a seguradora parceira avaliar e definir sobre o pagamento da indenização.
O que é um sinistro no seguro de vida?
O sinistro no seguro de vida são todos os eventos cobertos pela apólice contratada. Nesse caso, quando o segurado adquire uma cobertura, ela terá validade contra determinados acontecimentos, conhecidos oficialmente como sinistros.
Geralmente, o seguro de vida acompanha uma seção de Condições Gerais que descrevem quais os eventos inesperados que possibilitam a solicitação da indenização, desde falecimento, até acidentes ou invalidez, ainda em vida.
Além disso, nas condições gerais também são informados todos os documentos necessários para solicitar a indenização para uma seguradora.
Quais os documentos necessários para acionar a Azos em caso de falecimento do segurado?
No caso de falecimento do segurado, que seja coberto pela apólice, os documentos necessários para acionar a Azos incluem os comprovantes e identificações do titular, em cópias autenticadas.
A princípio, inclui os documentos pessoais do segurado, como:
- Carteira de identidade ou equivalente;
- CPF ou outro documento que possua essa informação;
- Certidão de nascimento ou de casamento.
Além disso, para solicitar a indenização e os benefícios, é fundamental apresentar a certidão de óbito do titular, bem como o Boletim de Ocorrência Policial, se houver.
Alguns sinistros podem ser causados por acidentes, e, nesse caso, é importante apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) se o segurado fosse o condutor do veículo.
Ainda, entre os documentos necessários para acionar a Azos, também incluir laudo de necropsia, se existir, além de exame toxicológico e de teor alcoólico, se forem realizados.
Quais os documentos necessários do beneficiário para acionar a Azos?
Enquanto isso, também existem alguns documentos necessários para acionar a Azos para os beneficiários receberem a indenização do seguro de vida.
Todos os dependentes listados na apólice devem formalizar a solicitação com cópias autenticadas dos documentos de identificação, como:
- Carteira de identidade ou equivalente;
- CPF ou outro documento que possua essa informação;
- Certidão de nascimento ou de casamento;
- Comprovante de união estável, no caso de companheiros;
- Comprovante de residência com emissão de até 90 dias.
Não é necessário que todos os beneficiários se manifestem, mas os responsáveis pelo pedido devem providenciar todos os documentos listados.
Quando solicitar a abertura de sinistro na Azos?
É fundamental solicitar a abertura de sinistro o quanto antes, preferencialmente após o acontecimento.
Afinal, existe um prazo de análise e pagamento da indenização, e para garantir o conforto dos seus entes queridos, é importante orientar a solicitação logo após o evento.
Além disso, caso os beneficiários não providenciam todos os documentos necessários para acionar a Azos, existe a chance de suspensão da análise até a apresentação das cópias.
Caso os seus dependentes tenham dúvidas de quando contatar a Azos, existem alguns acontecimentos com cobertura básica em nossos seguros. Confira:
Sinistro por morte natural
Geralmente, as apólices de vida fornecem proteção contra morte natural, e, caso o segurado venha a falecer, a orientação é contatar a seguradora quanto antes.
Além disso, é importante possuir os documentos necessários para acionar a Azos, incluindo a certidão de óbito e o laudo de necropsia que indica a causa da morte, que for possível.
Morte acidental
Enquanto isso, a morte acidental pode ser um acontecimento imprevisto por diversos motivos, como durante a atuação profissional ou vítima de uma fatalidade no trânsito.
Nesse caso, confirme se existe a cobertura no contrato e procure a Azos com todos os documentos necessários.
Se o titular possuir seguro contra morte acidental, basta que os beneficiários do seguro de vida envie os documentos e continuem o processo.
Perguntas frequentes sobre os documentos necessários para acionar a Azos
Confira algumas perguntas frequentes sobre os documentos necessários para acionar a Azos e saiba quais procedimentos seguir:
Como fazer o aviso do sinistro para a Azos?
O aviso de sinistro para a Azos pode ser feito diretamente com a nossa equipe por meio dos canais digitais, inclusive por WhatsApp. Também é possível acionar nossa central de atendimento por telefone, e-mail ou formulário.
Quais os documentos necessários para acionar a Azos?
- Documentos de identificação do segurado, como RG e CPF;
- Certidão de óbito e laudo da necropsia;
- Boletim de Ocorrência e exames toxicológicos, se existir.
Como falar com a Azos?
Você pode entrar em contato com a Azos pelos nossos canais oficiais, no número 0800-777-0151, 24 horas e por WhatsApp no número (11) 5445-1234.