Você sabe a diferença entre corretora e seguradora? Entenda o assunto!
Entenda qual a diferença entre corretora e seguradora, como cada empresa trabalha e qual a melhor opção para contratar!
21
de
February
,
2023
É comum ter dúvida sobre a diferença entre corretora e seguradora. Afinal, essas companhias podem trabalhar juntas, não é?
No entanto, mesmo que tenham uma atuação parecida, elas não podem ser confundidas com sinônimos, pois cada uma possui suas próprias características e responsabilidades.
Conheça essas diferenças em detalhes e saiba qual é a melhor opção para contratar se estiver em busca de um seguro de vida!
O que é uma corretora de seguros?
Uma corretora de seguros de vida é uma companhia regulada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), responsável por intermediar as relações entre seguradora e segurado.
Em outras palavras, é uma instituição escolhida pelo segurado, que atua de forma indireta, avaliando o perfil do cliente, indicando os planos mais adequados e fazendo recomendações das melhores apólices e seguradoras.
O que é uma seguradora?
Uma seguradora é uma empresa que também atua com autorização da SUSEP, responsável por garantir o risco contratado pelo cliente e formalizado através da apólice de seguro..
Nesse caso, ela realiza todas as etapas da contratação, desde análise do perfil, definição das melhores coberturas e esclarecimento dos detalhes, além de cobrança do prêmio.
Futuramente, se ocorrer um sinistro previsto no contrato, a seguradora irá assumir os riscos e realizar o pagamento das indenizações.
Qual a principal diferença entre corretora e seguradora?
A diferença entre corretora e seguradora é que a primeira instituição é responsável por assessorar tecnicamente os segurados, fornecendo orientações sobre as coberturas, produtos e indicar seguradoras, enquanto a segunda companhia é a responsável direta pelos riscos garantidos pela apólice.
Ou seja, enquanto uma corretora pode comercializar vários tipos de seguro, de várias seguradoras, e indica quais as condições mais vantajosas, a seguradora garante o risco contratado.
Geralmente, uma instituição de mediação trabalha com seguradoras, de modo a avaliar o perfil do cliente antes de qualquer negócio e indicar as coberturas que mais combinam com ele.
Quais as atribuições de uma seguradora?
As atribuições de uma seguradora incluem a responsabilidade pela proteção do segurado, cumprimento da apólice e pagamento da indenização, conforme o contrato.
A princípio, realizar a análise e aceitação do produto e orientar os clientes, em conjunto com os corretores, sobre quanto custa seguros de vários preços, como R$1 milhão ou R$2 milhões.
Enquanto isso, também garante que os beneficiários recebam o capital segurado no caso de sinistros cobertos pela apólice.
Para isso, ela também realiza atividades como análise de perfil, verificação de fraudes e cobrança dos prêmios. Todas as etapas relacionadas ao uso do seguro são de responsabilidade da seguradora.
Quais os benefícios de escolher uma boa seguradora?
Após entender a diferença entre corretora e seguradora, vale a pena conhecer os benefícios de escolher uma boa alternativa para te atender. Veja os pontos positivos de contratar uma empresa confiável:
Proteção ao patrimônio
Com uma seguradora, será possível proteger seu patrimônio com mais confiança, uma vez que se trata de uma empresa certificada e autorizada pela SUSEP.
Assim, ela irá garantir que seu capital esteja em segurança, sem chances de dedução ou bloqueio, enquanto monta uma reserva para emergências e imprevistos graves.
Indenização segura
Além disso, entender a diferença entre corretora e seguradora e contratar uma boa empresa permite ter a confiança de que receberá as indenizações.
Existem diversas companhias maliciosas que buscam aplicar golpes nos clientes, deixando de pagar o valor no caso de sinistros. Com uma seguradora registrada, não existe esse risco.
Tranquilidade aos familiares
Ainda, vale mencionar que uma seguradora de confiança trará mais tranquilidade para os seus familiares.
Além da indenização, é uma companhia que conta com suporte especializada para auxiliar seus entes queridos em momentos delicados.
Como escolher uma boa seguradora?
Para escolher e contratar uma boa empresa, é fundamental entender a diferença entre corretora e seguradora e buscar conhecer a reputação da companhia que você considera.
É fundamental ter credibilidade e experiência no mercado, para garantir que se trata de um serviço autêntico.
A Azos, por exemplo, desenvolve seus seguros em parceria com a Seguradora Excelsior, que está há mais de 75 anos no mercado. Por isso, desenvolve soluções confiáveis para você e para a sua família.
Venha conhecer a Azos! Faça a sua simulação para descobrir qual é a melhor alternativa para o momento atual e contrate uma seguradora confiável.