Diária por incapacidade temporária (DIT): o que é e como funciona?

Você conhece a diária por incapacidade temporária (DIT) nos seguros de vida? Entenda o funcionamento dessa cobertura e os detalhes da contratação!

Seguro de Vida
Diária por incapacidade temporária (DIT): o que é e como funciona?

Quem contrata um seguro de vida pode ter direito a coberturas que vão além da indenização pelo falecimento. Um dos benefícios que você pode contratar é a diária por incapacidade temporária, também conhecida como DIT.

Saber como funciona, o que ela cobre e quais são as suas regras, poderá te auxiliar na prática, se o serviço é uma boa contratação para o seu momento de vida atual. Assim, é possível ter mais segurança ao avaliar a apólice e contar com mais benefícios no contrato.

Quer saber mais sobre a diária por incapacidade temporária? Então continue a leitura deste artigo e aprenda!

O que é a DIT?

A Diária por Incapacidade Temporária (DIT) é apenas um dos itens de cobertura que um seguro de vida pode contemplar.

Basicamente, ela garante o pagamento de diárias em dinheiro pelo tempo em que o segurado estiver incapacitado para seu trabalho. Ou seja, caso ocorra um problema de saúde ou acidente que diminua as aptidões físicas para executar suas atividades, ele receberá uma ajuda de custo.

Dessa forma, a cobertura é mais uma forma de garantir estabilidade e segurança financeira em caso de imprevistos. Afinal, quando há perda da capacidade laboral, o segurado se priva de sua fonte de renda, já que não poderá trabalhar.

Mesmo quando a pessoa conta com benefícios públicos, como o auxílio-doença da Previdência Social, o valor pode não ser suficiente para manter o padrão de vida. Isso porque os cálculos do benefício não consideram a remuneração recebida, mas sim uma média de salários de contribuição.

Portanto, ter acesso à DIT pode trazer estabilidade financeira ainda que existam outras medidas de proteção. Então vale a pena considerar essa cobertura, principalmente nos casos em que a profissão traz menos segurança financeira, como acontece com autônomos ou profissionais liberais.

Como a DIT funciona?

A incapacidade para o trabalho pode ser definida como a situação em que uma pessoa não tem condições físicas ou mentais para realizar suas atividades habituais. Nesse caso, a incapacidade deve ser total.

Ou seja, não se considera aqui a capacidade reduzida, que pode ocorrer por sequelas ou uma diminuição nas aptidões da pessoa. Na incapacidade total, não há a possibilidade de realizar qualquer atividade de trabalho habitual do cidadão.

Contudo, por ser uma incapacidade temporária, deve haver a possibilidade de recuperação das aptidões para as atividades. Caso não seja possível a recuperação, a incapacidade é permanente, o que pode dar direito a outras indenizações do seguro — como a de invalidez.

Também vale saber que essa situação deve ser comprovada por meio de laudos médicos. Somente o profissional especializado na área poderá emitir um documento oficial atestando que alguém não possui capacidade para o trabalho. O documento deve informar o número do CID da doença ou do problema.

Comprovando a existência da impossibilidade em questão, o segurado terá direito ao recebimento da DIT. Mas o valor da diária depende de cada contrato. Desse modo, é possível avaliar a remuneração devida antes da assinatura e negociar com a seguradora conforme as suas necessidades.

O pagamento da diária é feito pela seguradora enquanto persistir a situação de incapacidade temporária. Assim que o segurado puder retornar ao trabalho, o pagamento será cessado automaticamente.

Quais são as coberturas da DIT?

Outra informação relevante sobre as diárias por incapacidade temporária são os eventos que ela cobre. Essas questões estão dispostas na apólice de seguro — o documento mais completo desse tipo de contratação.

Mas, para que você já entenda os detalhes básicos, saiba que existem algumas regras centrais sobre a DIT. Primeiro, a incapacidade pode ser derivada de doenças relacionadas à execução das atividades de trabalho, como:

●       lesão por esforço repetitivo (LER);

●       distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT);

●       lesão por trauma continuado ou contínuo (LTC).

Em alguns casos, situações consideradas como acidentes também podem resultar nessa incapacidade, assim como doenças que não se relacionam ao trabalho. Por isso, é importante verificar as regras da apólice e esclarecer suas dúvidas antes da contratação do seguro.

De maneira geral, caso haja incapacidade temporária, a DIT será paga ao segurado. Para isso, como você viu, a situação deve ser comprovada por meio de laudos médicos especificando o tempo de recuperação e o tipo de doença.

A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) também traz algumas regras sobre o assunto. A principal delas diz respeito à faixa etária da contratação de DIT no seguro. Conforme a norma, pessoas de 16 a 65 anos podem contar com a cobertura na apólice.

O que a DIT não cobre?

A DIT não será devida e nem aplicada em situações que já exista uma cobertura específica, como a invalidez total e permanente, por exemplo.

Ela também não cobre os riscos de doenças graves, que possuem regras específicas. Logo, se o segurado for acometido por uma das doenças graves em que há cobertura do seguro de vida, não haverá direito à DIT — mesmo que elas causem uma incapacidade temporária para o trabalho.

Entre as doenças graves mais conhecidas estão: câncer, HIV, infarto, insuficiência renal e acidente vascular cerebral (AVC). Esse tipo de enfermidade dá direito a uma cobertura específica do seguro de vida de maneira opcional.

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Como é realizada a contratação e a solicitação da DIT?

Após conhecer todos esses detalhes sobre a diária por incapacidade temporária nos contratos de seguro de vida, você pode ter interesse em saber como contratar a cobertura e solicitá-la.

Confira um passo a passo completo para ter mais segurança e praticidade na sua contratação!

1. Encontrar uma seguradora

O primeiro passo para contratar um seguro de vida com cobertura DIT é encontrar uma boa seguradora. Essas empresas são cadastradas e fiscalizadas pela Susep e somente elas podem oferecer seguros.

As seguradoras podem ser representadas por corretores de seguros e parceiros, que avaliam suas características e necessidades para encontrar as melhores condições. Dessa maneira, escolher uma boa seguradora e contar com corretores confiáveis é fundamental.

2. Verificar quais são os planos de seguro de vida

Depois de avaliar a seguradora e confirmar que ela está cadastrada e regulamentada pela Susep, você deve conhecer os planos de seguros de vida que ela oferece.

Apesar de existirem regras gerais definidas pela Susep, cada seguradora pode ter diferentes planos, condições e coberturas. Assim, há empresas que não oferecem a proteção contra invalidez temporária, por exemplo.

É comum que o próprio site da seguradora ou da corretora conte com as informações que você precisa para analisar a contratação. Então faça uma avaliação dos serviços oferecidos e veja se eles são adequados para as suas necessidades e expectativas com o seguro.

3. Fazer uma simulação de valores

Você também pode fazer uma simulação de valores do seu contrato de seguro de vida. As principais seguradoras e seus corretores permitem que você avalie os preços do prêmio e os valores da indenização de acordo com diversas faixas.

Fazer uma simulação ajuda a encontrar serviços mais adequados para você, de acordo com sua capacidade financeira e expectativas de recebimento. Nesse momento, veja quais são os valores pagos pela DIT, a indenização do seguro de vida, se há outras coberturas e demais condições.

4. Enviar os documentos necessários

Depois de encontrar a seguradora ideal e fazer uma simulação para saber os valores que você receberá nas indenizações, será hora de contratar o seguro de vida. Afinal, a assinatura da apólice é essencial para ter direito a todas essas facilidades.

Em geral, o seguro pode ser contratado de forma totalmente online. Na Azos, por exemplo, você poderá encontrar um serviço ideal para você e realizar todos os procedimentos pela internet com total segurança.

Basta se cadastrar, escolher o seu plano e enviar os documentos digitalizados. O cadastro e a aprovação são realizados de forma célere e sem complicações.

5. Analisar a apólice

A apólice de seguro é o documento que define as regras da contratação e traz todas as informações sobre o serviço. Dessa forma, é fundamental analisar a apólice para verificar se todas as coberturas estão elencadas e os valores de cada uma delas.

Com esse cuidado, você garante que todos os dados e serviços da apólice estão corretos. Desse modo, ela servirá como comprovação dos seus direitos perante a seguradora e outros interessados.

6. Fazer a solicitação

Se você tiver uma incapacidade temporária durante a vigência do contrato de seguro de vida, é preciso fazer a solicitação de pagamentos à seguradora. Para isso, tenha em mãos os laudos médicos que atestam a situação e entre em contato com a sua corretora.

Você deve realizar o aviso de sinistro que será avaliado pela seguradora. Se a situação for comprovada, você terá direito às diárias segundo o que está descrito em apólice.

Entendeu como funciona a diária por incapacidade temporária e como realizar a contratação dessa cobertura? Como você percebeu, contar com uma boa seguradora e parceiros é essencial para não ter problemas e garantir as melhores condições para o seguro de vida.

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