Tudo que você precisa saber sobre as Condições Gerais da Azos

O seguro de vida Azos foi feito para ser simples e acessível, do preço à forma. Como estamos aqui para descomplicar, resumimos nossas Condições Gerais para você.

Seguro de Vida
Tudo que você precisa saber sobre as Condições Gerais da Azos

As Condições Gerais da Azos são uma garantia de transparência e compromisso com você e com a sua família. Com esse documento, é possível conferir todos os detalhes da nossa contratação e dos nossos produtos.

Aqui defendemos um seguro de vida simples e acessível. Para isso, apresentamos, resumidamente, as nossas principais condições, de forma direta e sem enrolação.

Dessa forma, podemos manter nosso compromisso com a simplicidade, sem letras miúdas. Assim, você tem a certeza de que está fazendo a melhor escolha para a sua vida e para a sua família.

Por isso, confira as cláusulas mais importantes das Condições Gerais da Azos, e acesse todos os itens na íntegra quando quiser!

O que é o seguro de vida Azos?

O seguro de vida Azos é uma proteção que você contrata para proteger a sua família no caso de imprevistos. Nossa apólice conta com valores acessíveis e diversas coberturas para você escolher no contrato. Dessa forma, conseguirá proporcionar os melhores cuidados para seus entes queridos.

Se algum sinistro coberto acontecer, seus beneficiários poderão solicitar a indenização, caso os prêmios estejam em dia.

Além disso, você poderá contratar o melhor capital segurado possível para atender as necessidades dos seus entes queridos.

Ainda, disponibilizamos canais digitais para facilitar a sua contratação e suporte, com um simulador gratuito e especialistas prontos para te atender.

O que são as Condições Gerais da Azos?

As Condições Gerais da Azos é um documento obrigatório disponibilizado pela nossa empresa, com tudo que você precisa saber sobre nossos produtos.

Com essas informações, poderá conferir os riscos cobertos e excluídos de cada opção, além de verificar seus direitos e deveres como nosso cliente.

Esse documento é essencial para proporcionar a melhor experiência possível para você e sua família, indicando o que esperar da nossa apólice após a contratação.

Quais são os principais tipos de seguro disponíveis na Azos?

A Azos conta com diversos tipos de seguro disponíveis para você, incluindo cobertura por morte natural ou acidental, invalidez permanente e doenças graves.

O suporte para incapacidade abrange ocorrências totais por acidente majorado, e a apólice para diagnósticos médicos inclui 10 condições clínicas.

Além disso, também possuímos Assistência Funeral, voltada para auxiliar seus entes queridos durante uma situação delicada, atendendo aos custos e também burocracias de um enterro.

Com exceção da Assistência Funeral, todos os produtos acima podem ser contratados isoladamente.

Conheça mais sobre nosso seguro de vida com quem acredita no trabalho da Azos:

Como os produtos Azos funcionam?

Se você deseja contratar nossos produtos, vale a pena entender como as Condições Gerais da Azos funcionam. Veja detalhes abaixo para saber como as coberturas de comportam:

Contratação individual

É fundamental reforçar que o seguro de vida Azos funciona com contratação individual. Isso significa que a proteção precisa estar no nome do titular da apólice.

Assim, se você deseja cuidar da sua família se algo acontecer, precisará de um contrato em seu nome. No caso de acidentes ou fatalidades, seus dependentes estarão protegidos.

Agora, se quiser uma proteção para seu cônjuge ou filhos, por exemplo, poderá incluí-los como beneficiários, mas não realizar a contratação de um seguro para eles.

Isso significa que não é possível realizar a negociação da nossa apólice Azos em nome de terceiros.

A proposta passa por uma análise de risco

Com nosso simulador, você poderá realizar uma cotação gratuita e rápida para conhecer as melhores opções para o seu perfil.

No entanto, após selecionar as coberturas de seu interesse e enviar seus dados principais, a proposta passará por uma análise de risco.

Essa verificação avalia quais as chances de acidentes ou sinistros acompanham o seu perfil, e como isso se reflete na nossa empresa.

Dessa forma, poderemos te atender da melhor forma possível, garantindo a proteção que você precisa para os seus entes queridos.

Contudo, não precisa se preocupar, pois a resposta da avaliação sai após 24 horas úteis, informando a aprovação ou outras orientações.

Nossas coberturas não são resgatáveis

Ainda, nas Condições Gerais da Azos vale reforçar que nenhuma cobertura é resgatável. Em outras palavras, a indenização pode ser solicitada apenas após um sinistro comprovado.

Alguns produtos disponibilizam essa alternativa, funcionando como um investimento, onde o valor é direcionado para uma conta e permite a requisição de saque no futuro.

Entretanto, nossas coberturas não funcionam dessa forma, e o capital segurado é direcionado apenas para a indenização dos beneficiários se algo acontecer.

O pagamento das indenizações são realizados à vista

Além disso, o pagamento das nossas indenizações ocorrem à vista, e conforme a moeda vigente no País no momento do sinistro.

Algumas opções podem disponibilizar o seguro em parcelas, ou como resgate anual. Contudo, nas Condições Gerais da Azos trabalhamos com o recebimento em uma única parcela.

Dessa forma, você e sua família poderão contar com o valor no momento de maior necessidade, sem precisar ficar esperando.

Quais são os seus direitos ao contratar um seguro de vida Azos?

Nas Condições Gerais da Azos a gente disponibiliza todos os seus direitos após a contratação. Para ter uma experiência positiva e completa, vale a pena saber quais são eles. Confira abaixo:

Recebimento da indenização

Uma vez que você se tornou um cliente Azos, é seu direito receber a indenização após um sinistro coberto.

No entanto, esse pagamento ocorre somente se estiver com todos os critérios atendidos, como prêmios em dia e ser um evento incluído no contrato.

Se for uma situação inesperada que a gente atende, é seu direito receber o capital segurado indicado e contar com todo o suporte especializado que podemos oferecer.

Cancelar o seguro a qualquer momento

Além disso, também é direito do cliente cancelar o seguro a qualquer momento, quando entender que o contrato já não faz mais sentido para seu momento atual.

Aqui na Azos a gente acredita que a apólice deve ser um produto simples, que proporciona tranquilidade e segurança para você.

Quando a cobertura não estiver mais atendendo a esses critérios, é seu direito cancelar a qualquer momento, contando com todo o nosso respaldo.

Acessar informações do contrato

Após contratar nosso seguro de vida, as Condições Gerais da Azos garantem que você tenha acesso a todas as informações da apólice.

Elas serão disponibilizadas por e-mail ou pelo nosso aplicativo exclusivo, que você pode baixar para Android ou iOS.

Com isso, poderá consultar todos os detalhes do seu contrato no momento que desejar, com transparência e segurança.

Alterar beneficiários do seguro de vida

Ainda, garantimos o seu direito de alterar os beneficiários do seguro de vida sempre que achar necessário.

Afinal, eles são as pessoas mais importantes para você, e receberão a indenização se algo inesperado acontecer.

A gente entende que existem diversos momentos na vida, e cada etapa pode trazer diferentes necessidades.

Por isso, você poderá atendê-las conforme precisar, e mudar os seus dependentes no contrato sem nenhuma restrição.

Ser atendido por nossos especialistas

As Condições Gerais da Azos garantem seu direito de ser atendido por um dos nossos especialistas sempre que necessário.

Isso significa que não é preciso ser um cliente para contar com um time qualificado e orientações profissionais da nossa equipe.

Se possuir uma dificuldade na cotação ou tiver uma dúvida sobre a nossa insurtech, poderá acionar nossos especialistas.

Posteriormente, mesmo com a apólice contratada, é seu direito conversar com um profissional adequado para tirar dúvidas ou solicitar ajuda.

Ter todos os seus dados protegidos

Além disso, também nos preocupamos com a proteção dos seus dados. Por isso, as Condições Gerais da Azos também asseguram que as suas informações permaneçam sigilosas.

Aplicamos a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em todos os nossos bancos e servidores, e não divulgamos nenhum dado confidencial sem o seu expresso consentimento.

Você também terá controle sobre os arquivos que deseja compartilhar, e pode revogar essa autorização quando não se sentir mais confortável.

Escolher até dois guardiões para a apólice

Um dos principais diferenciais da Azos é o Guardião do seguro de vida, nosso serviço exclusivo disponível para você após a contratação da apólice.

Essa figura será responsável por cuidar do seu contrato e informar os seus beneficiários sobre a existência dessa proteção.

Se algo acontecer, o Guardião irá orientar os dependentes e familiares, tirando as dúvidas e auxiliando em um momento difícil.

Dessa forma, você não precisará se preocupar com esses detalhes, e terá a certeza de que seus entes queridos saberão sobre a apólice.

Nas Condições Gerais da Azos, é seu direito ter até dois guardiões diferentes para o seu seguro de vida.

Quais os principais direitos dos seus beneficiários?

Além disso, as Condições Gerais da Azos também asseguram os direitos dos seus beneficiários. Ou seja, das pessoas incluídas na sua apólice. Veja quais são:

Solicitar o pagamento de indenização em caso de falecimento

É direito dos seus beneficiários solicitarem o pagamento de indenização em caso de falecimento, se estiverem devidamente identificados no contrato.

Todos os dependentes informados poderão acionar a Azos e solicitar as orientações para receber o suporte financeiro.

No entanto, esse direito está resguardado somente se o contato ocorrer no prazo indicado. Segundo a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), o limite para solicitar a indenização da seguradora é de até 3 anos após o sinistro em caso de falecimento, e 1 ano para doenças graves ou invalidez.

Dessa forma, se seus familiares atenderem a esse prazo, é direito iniciar o processo de indenização com a gente.

Receber o seguro em até 30 dias após envio da documentação

Ainda, a SUSEP também indica que o recebimento da indenização ocorra em até 30 dias após o envio da documentação, e esse é um direito dos seus beneficiários.

Isso traz mais tranquilidade para você, sabendo que seus dependentes estarão protegidos e contarão com um suporte financeiro adequado em tempo hábil.

No entanto, lembre-se que esse prazo começa a correr somente após envio da documentação de sinistro. Se houver algum problema, a gente contata os responsáveis e a contagem é suspensa até o retorno.

Quais são os principais deveres perante à apólice do seguro de vida?

Por outro lado, assim como as Condições Gerais da Azos garantem os seus direitos, ela também traz alguns deveres em relação à apólice.

Dessa forma, essa parceria será positiva para todos os envolvidos, assegurando a proteção de quem você ama e o cumprimento de todas as responsabilidades de cada parte. Confira detalhes:

Seus deveres

A princípio, você, como contratante, terá alguns deveres para cumprir com a Azos. É importante se atentar a eles, para manter sua proteção ativa:

Responder o formulário

Antes de enviar sua proposta, a gente solicita um formulário com os seus principais dados, para te conhecer e traçar um perfil na avaliação. 

Essa etapa é obrigatória, caso contrário, não será possível determinar as suas necessidades ou calcular a sua apólice da melhor forma possível.

Comunicar à Azos um possível sinistro

Se algo acontecer, é seu dever comunicar esse possível sinistro à Azos. Desse modo, poderemos agir e prestar o devido suporte.

Esse dever é especialmente importante para coberturas em vida, como doenças graves e invalidez, onde o titular também pode solicitar a indenização.

Contudo, ela só será liberada após análise, um processo que você inicia nos comunicando pelos canais digitais ou aplicativo.

Realizar o pagamento do prêmio do seguro

Além disso, vale reforçar que é seu dever realizar o pagamento do prêmio do seguro regularmente.

Esse valor é calculado com base nas suas coberturas, renda e características, mantendo as cláusulas válidas e possibilita o acesso à indenização no caso de sinistro.

Caso existam inconsistências nesse repasse, o suporte pode ser suspenso ou negado, e não queremos que isso aconteça!

Escolher seus beneficiários

Ao definir seu seguro de vida, é dever escolher também os seus beneficiários. Eles serão as pessoas que receberão a indenização se algo acontecer.

É fundamental que sua apólice tenha a indicação de alguns dependentes. É seu direito escolher quem deseja proteger, mas é um dever informá-los no momento da contratação. Além disso, você poderá alterar esses dados depois.

Enviar documentações necessárias para análise

Ainda, as Condições Gerais da Azos indicam ser seu dever enviar sua documentação para análise quando necessário.

Antes de adquirir sua proteção, é fundamental anexar esses dados para a avaliação da proposta e cálculo do prêmio.

Posteriormente, se acontecer um sinistro, você ou seus familiares deverão enviar todos os registros requisitos para iniciar o processo de indenização.

Deveres do seu beneficiário

Enquanto isso, os seus beneficiários também possuem alguns deveres seguindo as Condições Gerais da Azos. Veja quais são os principais:

Comunicar um possível sinistro

É dever dos beneficiários informarem quaisquer acontecimentos que possam ser um sinistro, como falecimento, doença ou acidente.

Em caso de morte do titular, é obrigação dos dependentes avisarem a insurtech, se tiverem conhecimento da apólice.

Caso contrário, poderão comprometer o suporte que você contratou para atendê-los, além de atrasar o acesso à indenização.

Enviar a documentação necessária para recebimento do valor do seguro

Ainda, vale ressaltar que é dever dos seus beneficiários enviarem toda a documentação necessária para receber o valor do seguro.

Após informar o sinistro, nossos procedimentos exigem alguns comprovantes e laudos para avaliar a situação.

Sem recebê-los, não poderemos dar continuidade à operação, prejudicando o suporte aos seus entes queridos. Por isso, eles devem se atentar para o que é preciso e enviar todos os documentos.

O que não faz parte da cobertura do seguro de vida Azos?

Existem algumas situações que não fazem parte da cobertura do nosso seguro de vida, e é importante estar atento para elas.

Trata-se de riscos que não estão cobertos por nenhuma das nossas modalidades, e eles estão todos disponíveis nas Condições Gerais da Azos.

Veja a seguir o que não faz parte dos produtos da nossa insurtech:

  • Doenças ou lesões anteriores à contratação, de conhecimento do Segurado, e não informadas na Declaração Pessoal de Saúde.
  • Procedimentos não previstos no Código Brasileiro de Ética Médica, tratamentos clínicos ou cirúrgicos experimentais e tratamentos medicamentosos não reconhecidos pelo Serviço Nacional de Fiscalização de Medicina e Farmácia.
  • Suicídio ou sua tentativa, nos dois primeiros anos de validade da apólice.
  • Epidemias, endemias e pandemias; exceto COVID-19.
  • Conduta reconhecidamente perigosa.
  • Ato ilegal, seja ele praticado pelo Segurado ou pelo seu beneficiário.
  • Uso de material nuclear para quaisquer fins.
  • Atos ou operações de guerra, com exceção do Segurado militar no exercício das suas funções.
  • Furacões, ciclones, terremotos, maremotos, erupções vulcânicas e outros fenômenos da natureza.
  • Ato terrorista.
  • Direção de veículo ou utilização de qualquer outro tipo de equipamento pelo Segurado, sem ele possuir a devida habilitação.

Isso significa que a realização de qualquer uma dessas atividades, resultando em sinistro, podem não ser atendidas pelo nosso seguro de vida.

O que caracteriza um acidente pessoal para o seguro de vida?

O seguro de vida Azos também possui cobertura para acidente pessoal, e existem alguns critérios que caracterizam esse acontecimento.

Conhecê-los permitirá que você acione nosso suporte com mais confiança, sabendo que estará amparado.

Por isso, veja o que as Condições Gerais da Azos consideram como acidente pessoal:

  • Suicídio e a sua tentativa.
  • Acidentes causados pela ação da temperatura do ambiente ou influência atmosférica; ou ainda pelo escape inesperado de gases e vapores.
  • Acidentes decorrentes de sequestros e suas tentativas
  • Traumas causados por fraturas ou luxações, provocando alterações anatômicas ou funcionais na coluna vertebral, comprovadas por raio-x.

Se algum evento como esses acontecer, a sua apólice poderá cobrir os custos e disponibilizar a indenização.

O que não é considerado acidente pessoal?

Por outro lado, as Condições Gerais da Azos também trazem algumas pontuações sobre o que não é considerado acidente pessoal. Os critérios incluem:

  • Doenças resultantes de ferimento causado por acidente (exceto infecções, septicemia e embolia).
  • Complicações consequentes de tratamentos médicos, quando não decorrentes de acidente coberto.
  • Lesões causadas por esforço repetitivo ou microtraumas cumulativos (por exemplo: LER, DORT, LTC).
  • Situações reconhecidas como “invalidez acidentária”, nas quais a causa da lesão não se enquadre como invalidez por acidente pessoal.

Dessa forma, também é importante conferir esses itens ao contratar seu seguro de vida, para garantir a devida proteção contra acidentes.

Como é feita a contratação do seguro de vida Azos?

A contratação do seguro de vida Azos é feito diretamente pela internet, por meio da nossa simulação gratuita. Dessa forma, você pode enviar seu contato sem custos, e receber uma resposta em até 24 horas úteis.

Inicialmente, preencha a Proposta de Contratação, ou fale com nossos especialistas para obter ajuda nessa etapa. Com isso, poderá formalizar seu interesse em ter uma apólice.

Ela acompanhará as proteções de seu interesse, além do capital segurado e até uma previsão do prêmio, informado de maneira transparente para você.

Após recebermos sua proposta, realizaremos uma análise para verificar quais as melhores coberturas e condições para atender às suas necessidades. Nós garantimos uma resposta no menor prazo possível.

Além disso, se, por algum motivo, não for possível prosseguir com sua proposta no momento, informaremos todos os detalhes por e-mail.

Ainda, também negociamos possíveis alterações na apólice, visando encontrar a melhor alternativa para você.

Se estiver tudo certo, seguimos com a contratação, e disponibilizamos as Condições Gerais da Azos na íntegra nos seus canais de preferência.

Com isso, sua apólice já estará vigente, com o repasse dos prêmios e proteção ativa! Nossos seguros com cobertura de morte não possuem carência, protegendo sua família desde o primeiro momento.

Você pode tirar todas as dúvidas com nossos especialistas, e conhecer a melhor alternativa sem compromisso. Faça uma simulação Azos e encontre o seguro de vida ideal para você!

Como funciona a carência do seguro Azos?

A carência do seguro Azos começa a contar no início da vigência da apólice, mas nós não iniciamos um novo prazo quando o seu contrato é renovado.

Nesse período, os seus beneficiários não terão direito à indenização caso ocorra um sinistro, mas, uma vez que o prazo se encerra, a proteção começa a valer definitivamente.

Em nossas coberturas, não existe carência para o seguro contra morte acidental ou invalidez total por acidente majorada. Enquanto isso, para morte natural, doenças graves e acesso à assistência-funeral, o espaço de tempo é de 120 dias.

Sobre a vigência e renovação do seguro

Conforme indicam as Condições Gerais da Azos, a vigência dos nossos seguros começa a partir da data indicada na apólice, geralmente no momento em que a proposta é aceita e a apólice é emitida.

O início e fim da validade contabilizam às 24h dos dias indicados no contrato, mas a empresa enviará notificações para informar sobre esse prazo e também sobre a renovação, que pode acontecer automaticamente, na primeira renovação, salvo manifestação com até 60 dias de antecedência.

Além disso, não pedimos novas informações para que você continue como segurado, apenas confirmamos as coberturas e cláusulas da apólice.

Como o pagamento do prêmio é realizado?

O pagamento do prêmio dos seguros Azos devem ocorrer com base nos critérios da proposta, realizados na data escolhida durante a contratação e dentro da data de vencimento definida.

Os valores são calculados com base em uma série de critérios definidos no momento da simulação ou negociação, a partir do melhor orçamento para você. Além disso, também é possível escolher o melhor período de quitação mensal.

A falta de pagamento da primeira fatura implica no cancelamento da apólice. No entanto, sabemos que imprevistos podem acontecer, e, futuramente, as Condições Gerais da Azos estabelecem tolerância de 60 dias para regularizar as pendências antes de encerrar a proteção.

Se um sinistro acontecer durante o prazo de pagamento ou no período de tolerância, você e seus beneficiários não ficarão prejudicados, abatendo da indenização somente o prêmio não pago.

Caso não exista nenhuma manifestação ou contato para regularizar o valor, o contrato será automaticamente cancelado a partir do 61º dia, independentemente de qualquer manifestação judicial ou extrajudicial.

Quando acontece o reajuste do prêmio por idade?

O reajuste do prêmio por idade na Azos acontece uma vez por ano, no aniversário da apólice. Assim, não é preciso se preocupar com mudanças no momento em que você fica mais velho, mas sim ao completar cada 12 meses da contratação ou renovação das coberturas.

Os percentuais de reajuste estão definidos nas Condições Especiais de cada tipo de cobertura, e vale a pena conferir o documento na íntegra para verificar essas informações.

O prêmio possui atualização monetária?

Na Azos, realizamos a atualização monetária anualmente, na data de aniversário da apólice, junto da correção por idade.

O valor do capital segurado e dos prêmios são corrigidos com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo IBGE.

Quando você pode perder o seu seguro de vida na Azos?

Segundo reforçamos nas Condições Gerais da Azos, você corre o risco de perder seu seguro de vida em algumas situações, especialmente quando houver fraude ou não fornecer os documentos necessários para análise.

Caso tenha, intencionalmente, tentado agravar o risco para receber a indenização, simular um sinistro ou não fornecer informações exatas na sua Declaração Pessoal de Saúde, a proteção será suspensa e cancelada no caso de não pagamento do prêmio.

Como funcionam as coberturas de seguro de vida?

Nas Condições Gerais da Azos também falamos sobre como funcionam as coberturas dos nossos seguros. Para você realizar uma contratação confiante, vale a pena conferir mais detalhes sobre essa parte do documento:

Cobertura de morte

A cobertura de morte é a principal dos seguros Azos, e permitem que seus beneficiários recebam o valor integral da indenização em casos fatais, decorrentes de causa natural ou acidente pessoal. Inclusive, também cobre suicídio, com a devida carência. 

No entanto, é importante saber que a cobertura de morte não se acumula com a cobertura de invalidez permanente total por acidente majorada, caso seja consequência do mesmo evento.

Isso significa que se você tiver ambas as proteções, caso faleça decorrente de um acidente do mesmo acidente que gerou uma invalidez permanente primeiro, o valor do capital segurado disponível para a cobertura de morte, descontará o valor do eventual primeiro pagamento pela invalidez.

E uma vez que seus dependentes receberam a indenização, o seguro fica automaticamente cancelado, até que um de seus familiares realize uma nova contratação.

Riscos excluídos

Nas Condições Gerais da Azos, é fundamental conferir também quais os riscos excluídos da cobertura de morte. Essas são as situações onde seus beneficiários acabam por não receber a indenização, por não se enquadrar nas nossas coberturas.

Inicialmente, o falecimento por doenças ou lesões anteriores a contratação, não informadas na contratação, tornam a apólice inválida. O mesmo vale para procedimentos não previstos no Código Brasileiro de Ética Médica.

O suicídio ou tentativa são cobertos por essa extensão, mas após o prazo de carência, sendo um risco excluído antes de dois anos.

Alguns comportamentos do segurado podem não liberar a indenização, como condutas perigosas ou uso de substâncias ilícitas.

Enquanto isso, situações externas também entram nas Condições Gerais da Azos, sendo:

  • operações de guerra;
  • furacões, ciclones, terremotos e outros fenômenos da natureza;
  • atos terroristas;
  • pandemias, epidemias, exceto Covid-19.

Assim, se você morrer decorrente de uma dessas situações, trata-se de riscos excluídos da cobertura.

Quem pode ser o beneficiário do seguro de vida na Azos?

Na Azos a possibilidade de escolher livremente os seus beneficiários. Isso significa que qualquer pessoa, que tenha uma relação de dependência financeira, e que você desejar pode ficar protegida com a sua apólice.

No momento da contratação, basta informar quem serão os dependentes, inclusive com a proporção que cada um terá direito. Essa divisão também pode ser realizada por você.

Contudo, se não indicar nenhum percentual, as Condições Gerais da Azos determinam que realizaremos o pagamento de maneira proporcional e igualitária para todos os indicados.

Ainda, na falta de identificação dos beneficiários, o capital segurado será pago metade ao cônjuge não separado judicialmente, se houver, e metade aos herdeiros legais, segundo a ordem hereditária estabelecida no Código Civil, lei n.° 10.406/2002.

Ao longo da validade do seu seguro, será possível alterar os beneficiários a qualquer momento, conforme seu momento de vida. No momento do pagamento, consideramos os beneficiários indicados na data do sinistro.

Vale reforçar que, no caso de falecimento de um ou mais dos seus beneficiários, a divisão do capital será partilhada igualmente entre os demais.

E para beneficiários menores de idade, as Condições Gerais da Azos indicam que a indenização seja direcionada a uma conta-corrente de sua titularidade, com autorização assinada por um representante legal. 

Cobertura de invalidez permanente total por acidente majorada

Além da cobertura por morte, nossos seguros Azos também possuem outras proteções, como a invalidez permanente total por acidente majorada.

Esse produto cobre eventuais incapacidades permanentes decorrentes diretamente de acidentes pessoais, e o beneficiário é o próprio segurado. Em outras palavras, você poderá solicitar a indenização em vida.

Não existe carência para esta cobertura, e também não existe reajuste no prêmio com base na idade caso essa seja a única proteção vigente na sua apólice.

Por outro lado, existem alguns processos que avaliam a situação e comprovam a invalidez, autorizando a indenização. Segundo determina as Condições Gerais da Azos, a análise dependerá de laudos, exames e relatórios médicos. Em caso de divergências, será montada uma junta médica para analisar o caso.

Ainda, tenha em mente que mesmo que ocorram várias lesões cobertas, a indenização não ultrapassará o valor da cobertura contratada.

As regras de acúmulo da cobertura também se aplicam aqui, gerando o pagamento para invalidez e, caso ocorra o falecimento posterior, o valor será descontado.

Riscos cobertos

Nossa cobertura por invalidez atende uma série de casos, incluindo a perda total do uso dos membros superiores e inferiores, como:

  • mãos;
  • dedos;
  • braços;
  • pernas;
  • pés.

Ainda, o comprometimento total de um ou dos dois olhos, prejudicando a função da visão, também é coberta pelo seguro Azos, além da alienação total incurável.

Riscos excluídos

Além dos riscos excluídos nas Condições Gerais, a cobertura de invalidez da Azos não abrange nenhuma outra situação que não estiver descrita nos riscos cobertos.

Por isso, é fundamental ler o documento na íntegra e entender quais cenários geram o pagamento da indenização.

Sobre doenças graves

Com a cobertura de doenças graves da Azos, você terá direito a indenização no caso de diagnósticos de uma dessas condições:

  • Câncer (Leve, Moderado, Grave);
  • Infarto agudo do miocárdio;
  • AVC;
  • Paralisia de membros;
  • Perda da visão;
  • Alzheimer;
  • Parkinson;
  • Esclerose múltipla;
  • Osteomielite;
  • Embolia pulmonar.

A solicitação do pagamento também pode ocorrer em vida, conforme análise de exames e laudos médicos. 

Para todos os riscos cobertos, o prazo de carência é de 120 dias, e não é permitida a cumulação de indenizações pelo diagnóstico de mais de uma doença grave ou transplante.

Ainda, se atente para o cancelamento automático dessa cobertura, que, segundo as Condições Gerais da Azos, ocorre com o recebimento total da indenização ou no primeiro dia após o aniversário de 70 anos do segurado.

Riscos excluídos

Por outro lado, existem alguns riscos excluídos importantes no seguro doenças graves da Azos, relacionados a cada condição.

Tumores descritos como pré-malignos ou que existam antes da vigência da cobertura não entram na proteção, bem como melanomas benignos.

Quanto ao AVC, não serão consideradas hemorragias cerebrais causadas por acidentes ou cirurgias no cérebro, não relacionados a condições naturais, e o mesmo se aplica para infartos.

Além disso, Alzheimer e perda de visão relacionados a outros tipos de incidentes estão entre os riscos excluídos.

Caso a paralisia de membros seja temporária ou parcial, será necessário avaliar o caso antes de determinar a cobertura.

Parkinson relacionado ao uso de medicamentos, Osteomielite e Esclerose Múltipla em fase inicial também se enquadram nesse cenário.

Cada doença possui suas especificações de exclusão, e recomendamos conferir as Condições Gerais da Azos na íntegra para conferir cada ponto.

Assistência funeral

A assistência funeral é uma cobertura que pode ser contratada em conjunto com outros seguros, garantindo a prestação de serviços especializados ou o reembolso das despesas em caso de falecimento do segurado.

Essa é uma forma de trazer mais tranquilidade para os familiares, com atendimento de todos os preparativos ou estorno dos custos relacionados ao sepultamento.

A carência é de 120 dias para mortes decorrentes de doenças e dois anos para mortes decorrentes de suicídio e sua tentativa, mas sem período para acidentes pessoais.

A assistência ou reembolso é prestado até o limite do capital segurado, e não caracteriza direito a outras coberturas, sendo um serviço à parte.

Conforme indicam nossas Condições Gerais, não se inclui despesas relacionadas à aquisição, locação e manutenção de jazigo, bem como exumação.

Quais os documentos necessários para solicitar sua indenização?

Os documentos necessários para solicitar sua indenização variam em cada cobertura, e vale a pena consultar as Condições Gerais da Azos para confirmar a lista de comprovantes em cada situação.

No entanto, para facilitar a sua contratação, separamos algumas das informações mais importantes para providenciar no momento do contato. Confira:

Do segurado/sinistrado

Em um primeiro momento, existem alguns comprovantes do segurado que devem ser apresentados, mesmo em situações mais delicadas onde ocorreu o falecimento. Os termos incluem:

  • cópia da carteira de identidade ou equivalente;
  • cópia do CPF ou outro documento que possua essa informação;
  • certidão de óbito;
  • comprovante de endereço nominal ao segurado; 

Para cobertura de doenças graves, além desses indicativos, também vale a pena separar esses comprovantes:

  • cópia completa do prontuário médico hospitalar;
  • extrato de utilização do plano de saúde dos últimos 3 anos;
  • relatório médico devidamente preenchido no modelo disponibilizado pela Azos.

Em caso de acidente, o responsável também deve encaminhar os seguintes documentos:

  • boletim de ocorrência policial;
  • boletim de atendimento dos bombeiros ou SAMU;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em caso de acidente com veículo que estivesse sendo conduzido pelo Segurado;
  • laudo de necropsia, emitido pelo IML;
  • laudo de exame toxicológico e de teor alcoólico emitidos pelo IML.

A lista completa está disponível nas Condições Gerais da Azos, e é importante conferir os comprovantes antes de solicitar a indenização.

De cada um dos beneficiários

Os beneficiários também precisam enviar seus próprios documentos para comprovar a identidade e receber a porcentagem indicada da indenização. Os principais comprovantes incluem:

  • cópia da carteira de identidade ou equivalente;
  • cópia do CPF ou outro documento que possua essa informação;
  • comprovante de residência (conta de luz, água, gás ou telefone fixo, emitida em até 90 dias);
  • autorização de pagamento devidamente preenchida com dados bancários nominais ao beneficiário no modelo disponibilizado pela Azos.

Para o cônjuge, é necessário constar a certidão de casamento atualizada com anotação de óbito, autenticada em cartório. Caso o segurado não seja casado civilmente, a Azos pede três provas de União Estável, como: 

  • declaração de união estável feita em cartório antes do óbito; 
  • comprovante de residência em comum;
  • carta de concessão de pensão por morte do INSS;
  • comprovante de dependência em plano de saúde e/ou odontológico;
  • dependência no imposto de renda;
  • comprovante de conta bancária conjunta. 

E para menores de idade, também é importante acompanhar os documentos do responsável legal designado.

E se eu precisar de mais alguma coisa?

Se você tiver alguma dúvida após ler as Condições Gerais da Azos ou precisar de mais alguma coisa, basta falar com nosso time de especialistas.

Eles estarão prontos para atender as suas solicitações, além de orientar todos os processos de sinistro, análise e liberação da indenização.

Cada cobertura confere proteção para determinada área e momento da sua vida, mas elas também possuem suas próprias especificações.

Por isso, não deixe de conferir o documento completo na íntegra e solicitá-lo antes de contratar o seu seguro, para estar por dentro de todos os detalhes do seu produto.

E lembre-se que você pode tirar todas as dúvidas com a nossa equipe, e conhecer a melhor alternativa sem compromisso. Faça uma simulação Azos e encontre o seguro de vida ideal para você!

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