Como saber se sou beneficiário do seguro de vida? Entenda melhor!
Está em dúvida de “Como saber se sou beneficiário de seguro de vida”? Veja formas de consultar se o seu nome está em alguma apólice!
27
de
December
,
2022
Está se perguntando: “como saber se sou beneficiário de seguro de vida”? Não se preocupe, nós podemos te ajudar!
Essa é uma dúvida comum entre as pessoas, especialmente quando não existem informações muito claras sobre as formas de consultar os participantes de uma apólice.
No entanto, as alternativas são mais simples do que se imagina. Continue acompanhando e veja como descobrir se você é beneficiário de um seguro de vida!
O que é o beneficiário do seguro de vida?
O beneficiário do seguro de vida é o indivíduo colocado como recebedor da indenização caso alguma coisa aconteça com o titular.
Ao contratar esse produto, o segurado escolhe as pessoas que deseja proteger no caso de imprevistos ou fatalidades. Após um sinistro, esses nomeados terão direito a acionar o seguro e o pagamento com a seguradora.
Como saber se sou beneficiário de seguro de vida?
Se a sua dúvida é: “como saber se sou beneficiário de seguro de vida?”, existem algumas formas de pesquisa que podem te ajudar. Veja mais detalhes abaixo:
Contatar o próprio segurado
Se um ente querido ou familiar anunciou a contratação de uma apólice, vale a pena entrar em contato e conferir se o seu nome está na lista de beneficiários.
Como apenas o contratante pode adicionar ou modificar essas informações, ele saberá informar se você consta como dependente no seguro de vida.
Consultar seu corretor de seguros
Além disso, uma maneira simples de saber se você é beneficiário de um seguro de vida é consultar o seu corretor de seguros.
Esse profissional está habilitado a pesquisar o seu nome em apólices vigentes, informando se existe alguma proteção que inclui seu nome. Ainda, ele possui as ferramentas certas para facilitar essa busca.
Consultar a seguradora
Para quem não conta com um corretor de seguros, mas se pergunta “como saber se sou beneficiário de seguro de vida?”, pode ser interessante consultar a própria seguradora.
Como a empresa realizou a contratação, ela pode responder se o interessado consta como beneficiário. Nos produtos comercializados pela Azos, por exemplo, é possível consultar o seguro por CPF, encontrando rapidamente as respostas.
Requerer informações com a SUSEP
Ainda, uma maneira de saber se você é beneficiário de um seguro de vida é requerer as informações com a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).
Por ser responsável pelas fiscalizações e registros oficiais de todas as apólices vigentes no Brasil, a instituição pode te ajudar informando se o seu nome faz parte de algum contrato como dependente.
Quem tem direito ao seguro de vida?
Quem tem direito ao seguro de vida, são os beneficiários indicados pelo segurado titular. Normalmente, são familiares que têm dependência financeira dele.
Se o titular não tiver indicado na apólice, os beneficiários serão os determinados pela lei vigente Atualmente, a lei determina que o pagamento seja feito 50% do valor para o cônjuge não separado judicialmente e 50% para os herdeiros legais do segurado titular.
É possível trocar o beneficiário do seguro de vida?
Sim, o titular pode trocar o beneficiário do seu seguro de vida a qualquer momento, sempre que identificar essa necessidade.
Também é possível nomear ou excluir pessoas, mas com atenção para outros detalhes.
O que ocorre na ausência de beneficiário do seguro de vida?
Na ausência da indicação de beneficiários da apólice, o pagamento será determinado pela lei vigente. Atualmente, a determinação é a de que o pagamento seja feito 50% do valor para o cônjuge não separado judicialmente, e 50% para os herdeiros legais do segurado titular.
Se o titular possuir coberturas com pagamento em vida, ele pode receber o valor para lidar com o sinistro. E para sanar a dúvidas do tipo: “como saber se sou beneficiário de seguro de vida?”, busque profissionais adequados e empresas confiáveis quanto antes, assim como a Azos.
Quer se proteger sem ser beneficiário? Então faça a sua simulação e descubra qual é a melhor alternativa para o seu momento de vida atual!