Como Saber se meu Pai Tinha Seguro de Vida?

Confira algumas dicas para descobrir se existe uma apólice de seguro de vida feita por uma pessoa falecida.

Seguro de Vida
Como Saber se meu Pai Tinha Seguro de Vida?

Ao fazer um seguro de vida, o titular deve indicar os beneficiários que irão receber a indenização no caso de sua morte. E quando esse momento chega, os interessados precisam entrar em contato com a seguradora para dar entrada no processo de resgate da indenização. 

A princípio, os trâmites são relativamente simples. Mas, o que fazer se o segurado não tinha informado os beneficiários sobre o seguro de vida? Ou se, apesar de ter informado, não deixou documentos comprovando a existência da apólice? Então como saber se o falecido tinha seguro de vida?

Reunimos algumas dicas e informações que vão ajudar você a encontrar respostas para essas perguntas. Boa leitura!

O que é o seguro de vida?

O seguro de vida é uma proteção contratada para dar a tranquilidade financeira necessária para ajudar os familiares ou pessoas queridas a lidar com imprevistos. 

A primeira coisa que uma pessoa precisa fazer para contratar uma apólice é pesquisar as opções de seguradora, normalmente com ajuda de um corretor, e escolher uma empresa ou insurtech que seja reconhecida no mercado. Depois, o segurado precisa definir o capital segurado, que é o montante de dinheiro necessário para atender os beneficiários se algo acontecer. Juntos, vocês também deverão definir sobre o conjunto de coberturas do seguro, que podem incluir morte acidental ou natural, doença grave e invalidez permanente por acidente, entre outras coisas.

A partir das informações pessoais do titular, do capital segurado e das coberturas que forem escolhidas, será calculado o valor do prêmio a ser pago. Uma vez que os valores estejam bons para você, o contrato é criado com as condições combinadas. Essas condições podem incluir carências e outras regras. Portanto, leia atentamente as condições gerais do produto antes de assinar o contrato e tire todas as dúvidas. 

Na Azos, você pode fazer todo nosso processo de simulação e solicitação pelo app ou pelo site, sem burocracias ou a necessidade de apresentar exames médicos. Sem contar que temos um atendimento especializado para tirar todas as suas dúvidas. Confira! 

Como saber se meu pai falecido tinha seguro de vida?

É muito natural se sentir fragilizado no momento da perda de um familiar. Além de toda dor gerada pela perda, algumas vezes precisamos lidar com o impacto financeiro que a morte dessa pessoa causa, principalmente se ela era a principal provedora da família.

Por esse motivo, tem gente que decide fazer seguro de vida, afinal quer evitar que a família passe por uma situação financeira com a sua morte. Porém sabemos que falar sobre morte é difícil para muitos e mesmo ao fazer uma apólice, algumas pessoas não comunicam sua existência para os principais interessados: a própria família.

Também pode acontecer de existir uma conversa superficial sobre o assunto, esquecendo de passar uma cópia da apólice ou ensinar o que fazer se precisar resgatar a indenização. Então, o que fazer se você desconfia que seu pai deixou um seguro de vida para você resgatar, mas você não tem mais informações?

Busque por informações dentro de casa.

A primeira coisa que devemos fazer é uma busca nos ambientes mais prováveis de encontrar algum documento ou informação:

  • Confira pastas e gavetas de documentos para ver se não há um contrato ou apólice de seguros;
  • Entre em contato com os bancos onde o falecido tinha conta e verifique as contas bancárias em busca de débitos automáticos ou pagamentos que tenha uma indicação relativa a seguro de vida;
  • Procure alguma indicação de seguro de vida em contra-cheque;
  • Entre em contato com o RH da empresa em que ele trabalhava e peça informações;
  • Confira na agenda do celular se há a indicação de um corretor e entre em contato com ele para verificar se foi feito algum seguro de vida.
  • Você pode entrar no site da CNseg e fazer uma solicitação para descobrir qual seguradora essa pessoa tinha seguro de vida.

Pode acontecer de depois dessa busca você não ter encontrado nada. Isso não significa que você não terá mais como descobrir, existem alternativas. 

Importante: existe um prazo máximo para entrar em contato com a seguradora após o falecimento do segurado antes que o contrato prescreva. Para o seguro de vida individual esse prazo é de 3 anos.

Procure o seguro de vida pelo CPF

Desde o final de 2023, o site da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) permite consultar sobre seguro de vida pelo CPF. Ele contém uma ferramenta com uma base de dados que já conta com pelo menos 800 milhões de apólices e permite que qualquer pessoa descubra se existe alguma apólice atrelada a um CPF. 

Passo a passo para consultar o seguro de vida pelo CPF

  1. Acesse o site oficial da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP);
  2. Na página inicial, clique no símbolo da lupa localizado no canto de cima direito do site;
  3. Pesquise por “Consultar Seguros“;
  4. Ao entrar na página, leia as instruções e selecione a opção “Iniciar“;
  5. Ao clicar em “Iniciar”, você será direcionado para fazer o login no domínio gov.com.br;
  6. Na página de consulta, você vai precisar inserir ou criar seus dados cadastrais.

Aqui no blog temos um texto completo sobre como fazer essa consulta e as informações que você pode buscar. Se você ficar com alguma dúvida, talvez ela seja respondida no outro texto. Confira!

Evite mal entendido, tenha um Guardião

A Azos é uma insurtech, ou seja, uma empresa que usa a tecnologia para levar soluções em seguros com ótimo custo-benefício para os clientes. Pensando em diminuir os problemas das pessoas no momento de resgatar o benefício, criamos um adicional totalmente gratuito chamado de Guardião do Seguro de Vida.

O Guardião é uma pessoa escolhida pelo titular que tem a missão de entrar em contato com a Azos caso ocorra algum imprevisto com o responsável pela apólice. Isso vai garantir que a cobertura chegue a seus beneficiários. As vantagens são:

  • Beneficiários ainda mais protegidos;
  • Ponto de contato com a seguradora;
  • Mais rapidez e facilidade para receber o seguro. 

Como resgatar um seguro de vida?

Uma vez que você encontrou o contrato, precisará dar entrada no resgate do seguro de vida. Cada empresa pode ter um ou outro detalhe diferente, mas de modo geral, o beneficiário precisa entrar em contato com a seguradora com a certidão de óbito, CPF do titular e apólice em mãos para iniciar o pedido de recebimento da indenização.

A seguradora dará as instruções dos próximos passos, mas a lei determina que o pagamento da indenização, quando tiver cobertura, deve ser feito em até 30 dias, após a entrega de todos os documentos solicitados.

Na Azos os beneficiários contam com atendimento humanizado 24 horas para comunicar sinistros. Nosso pessoal está preparado para tirar todas as dúvidas e dar a melhor orientação nesse momento complicado.

Descobri que meu pai tinha uma apólice, quem são os beneficiários?

O mais comum ao fazer uma apólice de seguro de vida é que o titular coloque seus herdeiros como beneficiários. Mas isso não é uma regra, afinal é possível colocar qualquer pessoa como beneficiária, seja ela parente ou não.

No caso do seguro de vida, vale o que o segurado definir no contrato. Ou seja, os beneficiários que ele indicar na apólice recebem a porcentagem que ele decidir. No entanto, se ele não deixar nada definido, o artigo 792 do Código Civil determina que o seguro de vida seja pago 50% para o cônjuge não separado judicialmente, e 50% para os herdeiros legais.

Quando a apólice perde validade?

Pode acontecer de você encontrar uma apólice de seguro de vida feita pelo seu pai, com você como beneficiário, entrar com o pedido de resgate na seguradora e o pedido ser negado. Existem algumas razões para isso acontecer:

Falta de pagamento

O não pagamento dos prêmios dentro dos prazos estabelecidos pode resultar na rescisão do contrato e consequentemente, a apólice perde a validade. Algumas companhias também aplicam multas por atraso se não identificarem o recebimento da parcela, por isso é tão importante escolher um seguro que esteja de acordo com a sua realidade.

Na Azos, entendemos que imprevistos podem acontecer. Desta forma, buscamos entrar em contato antes de realizar qualquer ação mais extrema. O cancelamento é feito automaticamente apenas se o atraso permanecer por mais de 60 dias.

Fraude

A apólice pode ser cancelada se a seguradora descobrir que o segurado forneceu informações falsas ou enganosas durante o processo de contratação. Essas informações podem ser sobre histórico médico, estilo de vida e outros fatores relevantes.

Cancelamento por não cumprir condições contratuais

Cada apólice tem suas condições específicas, às quais o titular e os beneficiários devem estar atentos. Pode ser uma questão de carência em caso de morte, por doença grave, participação em atividades esportivas de alto risco ou o envolvimento com crimes, por exemplo.

Cancelamento por término de contrato

Algumas apólices são feitas com prazo determinado e o contrato é encerrado naturalmente ao final do período estipulado. Quem não quiser ficar sem a cobertura do seguro de vida, deve ficar atento para sua data de vencimento e pedir a renovação ou extensão do contrato. 

Gostou do artigo?  Compartilhe
Facebook
LinkedIn

Finalmente um seguro para a sua vida

Seguros personalizados, preços incríveis e aprovação em 1 dia útil

100% digital
Sem exames médicos

Perguntas que nos fazem com frequência

O que é seguro de vida?

O seguro de vida é um produto que garante uma indenização no caso de sinistros, como morte ou acidentes pessoais. 

Ou seja, se algo acontecer com você, seus dependentes poderão contar com um suporte financeiro para se recuperar.

Além das modalidades mais comuns, você encontra outros tipos de cobertura de seguro, como doenças graves ou invalidez. Assim, também ficará protegido em caso de imprevistos, com recebimento em vida.

Como funciona o seguro de vida?

O seguro de vida é um produto que permite garantir a segurança financeira dos seus dependentes no caso de imprevistos, como falecimento, acidente ou doença grave.

Você pode fazer a simulação do seu seguro online, sem burocracia e em minutos clicando aqui. Nela, escolhe as coberturas e os valores que mais fizerem sentido para o seu orçamento.

Como acionar o seguro Azos?

Para acionar o seguro de alguma das coberturas Azos, o titular do seguro ou os  beneficiários podem entrar em contato com o nosso time de atendimento, ou corretor, para solicitar a abertura do sinistro. 

Contamos também com a funcionalidade Guardião, que é uma pessoa de confiança escolhida pela pessoa segurada para dar o auxílio durante o momento mais delicado. O guardião ou guardiã pode entrar em contato com a Azos ou corretor(a), para avisar caso aconteça algum imprevisto, podendo também auxiliar no processo de abertura de um sinistro, se for da vontade dos beneficiários. 

O contato pode ser feito através do WhatsApp ou telefone(11) 5445 -1234, e ainda pelo e-mail contato@azos.com.br .

Quais são os tipos de seguros de vida?

Existem vários tipos de seguro de vida, como o temporário, resgatável e o vitalício. Na Azos, você encontra coberturas para todos os perfis, como Doenças Graves e a Invalidez Total por Acidentes, que podem ser contratados de maneira independente.

Além disso, temos também o Seguro de Assistência Funeral Familiar, que acompanha outras proteções para tornar sua apólice ainda mais completa. Tudo isso com mensalidades a partir de R$ 5/mês. Você pode simular de forma online e em poucos minutos! 

Quer aprender mais sobre o universo de seguros? Assista a nossa série Dando a Letra com o Thiaguinho, que, além de ser um grande artista, é sócio-investidor aqui na Azos!

Está procurando outras coberturas não descritas acima, ou com capital segurado mais alto? Fale com um de nossos corretores parceiros para uma ter mais detalhes sobre a nossa contratação especializada.

Receba conteúdos legais sobre seguros, educação financeira e boas histórias para contar.