Como Resgatar Seguro de Vida: Tudo o que você precisa saber
Confira nossas dicas sobre o que fazer para resgatar um seguro de vida sem complicação.
25
de
January
,
2024
Ao contratar um seguro, as pessoas buscam proteção e tranquilidade para o futuro. Pode ser o futuro de filhos e netos, ou de familiares que são dependentes, como pais, tios e irmãos. Ou podem ser pessoas queridas, mesmo sem laços legais de parentesco, escolhidas na hora de fazer a apólice. Mas, quando precisar, como fazer o resgate do seguro de vida?
Entendemos os motivos para muitos evitarem o assunto, afinal se trata de um momento difícil. No entanto, os seguros ajudam a resolver problemas e saber como fazer o resgate é muito importante. Lembramos que cada empresa de seguros tem suas características, mas existem algumas orientações gerais que podem ajudar. Confira!
Como funciona o seguro de vida?
Antes de mais nada, vamos falar sobre o funcionamento de um seguro de vida. De uma forma simples, quem contrata o seguro paga um valor mensal, definido de acordo com alguns fatores como idade, hábitos e valor do resgate, por exemplo. No caso de acontecer algum imprevisto coberto pelo contrato, a família ou a pessoa beneficiada que for definida no contrato, recebe o valor do resgate, ou seja, uma indenização.
Na Azos, a contratação do seguro de vida é sem burocracia e com preço justo. Ela pode ser realizada através do nosso site, app, com corretores parceiros ou um especialista. Faça sua simulação!
O que você precisa saber na hora de fazer o seguro de vida?
Sabemos que existem muitas opções no mercado, por isso é muito importante estar atento aos detalhes antes de escolher o seguro para a sua vida. Com tantas opções em relação à coberturas e apólices, como saber qual é o melhor seguro de vida para o seu caso?
Existem algumas coisas que devem ser consideradas:
- O valor pago por mês cabe no orçamento? Lembre-se que o seguro de vida é um compromisso de longo prazo, a ser pago todos os meses. Avalie o custo-benefício do contrato que você vai assinar, inclusive o impacto da parcela mensal nas suas contas.
- As condições previstas no plano estão de acordo com a realidade? Cada pessoa tem sua história, com necessidades próprias e o seguro que é bom para uma pode não ser tão bom para outra. Confira condições, coberturas e demais detalhes.
- A indenização equivale a quanto tempo de seus rendimentos mensais? De um modo geral, um seguro de vida deve oferecer uma indenização equivalente de 5 a 10 vezes o valor de renda anual da pessoa titular. Dessa forma, a família tem entre 5 e 10 anos para se adaptar à nova realidade.
- Como é o atendimento em caso de sinistro? Quando alguém aciona a empresa de seguro, geralmente já está em uma situação de certa fragilidade e o atendimento faz toda diferença. O ideal é que ele seja ágil e humanizado para transmitir tranquilidade e realmente ajudar a resolver o que for preciso.
- A empresa escolhida é confiável? Busque uma seguradora ou insurtech com credibilidade e confiança no mercado. Confira a opinião de quem já é cliente, e quais são as parcerias da empresa. A Azos é uma insurtech com reputação positiva, que desenvolve parcerias com a Excelsior e a Swiss Re, oferecendo seguros com coberturas variadas e garantia de pagamento.
Três etapas básicas para resgatar o seguro de vida
Agora que já conversamos sobre a escolha do seguro de vida, confira como resgatar a apólice, ou seja, o processo para receber a indenização. Para que qualquer beneficiário consiga fazer o resgate do seguro de vida, é fundamental que ele saiba de sua existência e tenha acesso aos documentos necessários. Os segurados da Azos podem escolher um Guardião, que é uma pessoa de confiança responsável por informar os beneficiários caso tenham direito à indenização. Esse é um diferencial bem interessante para quem não quer ou não pode conversar sobre o assunto com quem irá receber o benefício em caso de falecimento do segurado.
Etapa 1: entrar em contato com a seguradora ou corretora
A pessoa beneficiária precisa entrar em contato com a empresa responsável pelo seguro de vida ou pela sua comercialização. As informações de contato estarão no contrato de seguro ou nos documentos relacionados, e eles devem ficar guardados em um lugar seguro e conhecido.
Na Azos, por exemplo, o contato é facilitado. A empresa oferece suporte 24 horas e o beneficiário pode fazer isso inclusive por aplicativo, disponível para sistema Android e iOS. Será preciso informar sobre o que aconteceu e aguardar as orientações. Claro que esse processo varia em cada empresa, de modo que vale a pena conferir o passo a passo ao contratar a sua apólice.
Lembra que citamos a importância de conversar sobre o assunto? Isso está diretamente ligado com essa ação. Existem beneficiários que não recebem o seguro por simplesmente não saberem da sua existência!
Quem tem a suspeita de que pode ser um beneficiário de seguro de vida, mas não encontrou os documentos em casa, ainda pode checar sua existência das seguintes formas:
- Entrando em contato com o corretor de seguros da família, se houver;
- Verificando no extrato da conta bancária da pessoa se é debitado algum valor que seja discriminado como seguro de vida;
- Consultando no holerite ou no setor de RH da empresa em que a pessoa trabalhava sobre a existência de um seguro.
Etapa 2: reunir, preencher e enviar a documentação necessária
Como falamos, cada empresa de seguros tem a sua forma de trabalhar e poderá solicitar documentos específicos para processar o resgate. Isso pode incluir um formulário de solicitação de resgate, também chamado de aviso de sinistro, cópias de documentos de identificação, o próprio contrato de seguro, e certidão de óbito, se aplicável.
Preencha o formulário de solicitação do resgate com bastante atenção para evitar problemas com a liberação do benefício. Com todos os documentos em mãos, eles devem ser enviados segundo as opções disponibilizadas pela seguradora, que podem ser e-mail ou correios, por exemplo.
Etapa 3: aguardar a análise e receber os benefícios
A seguradora realizará uma análise da sua solicitação de resgate. Isso pode levar algum tempo, pois eles precisam verificar a validade da solicitação e a documentação fornecida. No entanto, de acordo com as regras definidas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), esse prazo não deverá ser superior a 30 dias, após o recebimento da documentação completa, e envolve análise da documentação e pagamento da indenização.
Tenha em mente que se a empresa não der suporte ou não responder o pedido de pagamento de indenização do seguro de vida, poderá ter que pagar multas e juros, conforme as regras das condições gerais do produto contratado. Tenha atenção a esses prazos e faça valer os seus direitos.
Mas se você quiser evitar burocracias e contar com canais digitais acessíveis e prazo de até 24 horas úteis de resposta, faça a sua simulação com a Azos.
Saiba quando podem negar a solicitação
Sim, existem algumas situações em que a solicitação de resgate do seguro de vida pode ser negada. De um modo geral, a indenização do seguro de vida pode ser negada em casos de inadimplência, ou seja, se o titular deixar de fazer os pagamentos mensais, além disso, também em algumas situações que envolvem as coberturas, como em caso de risco excluído, e, por último, em caso de tentativa de fraude ou omissão de informação por parte do segurado ou beneficiários. Por isso, repetimos que é fundamental ler cuidadosamente os termos do contrato para entender qualquer cláusula ou condição relacionada ao resgate.
Cada empresa de seguros tem as suas condições e coberturas, entender bem as diferenças e vantagens de cada uma vai fazer toda a diferença na hora de escolher o seguro mais adequado para seu momento de vida. Para quem não sabe exatamente o que contratar, o ideal é procurar por empresas que forneçam todas as informações de forma clara, para evitar surpresas desagradáveis em um momento que já é delicado.
O titular pode resgatar o seguro de vida?
Isso é possível em alguns casos. A Susep, determina que em eventos cobertos que o segurado esteja vivo, como para coberturas de invalidez permanente ou total por acidente ou em decorrência de uma doença, incapacidade temporária e doenças graves, sempre ele que será a pessoa responsável por receber o valor da indenização.
Lembramos que cada apólice pode ter coberturas diferentes, de acordo com a empresa seguradora e com as escolhas de cobertura do segurado. Na dúvida, esteja com o contrato em mãos ao acionar a seguradora.
Além disso, também existe um modelo de seguro de vida que se chama seguro de vida em regime de capitalização, ou popularmente conhecido como seguro resgatável, no qual a segurado ao cancelar o seguro poderá receber uma parte dos valores pagos para a Seguradora, mesmo que não tenha ocorrido um sinistro. À primeira vista, essa modalidade parece ser muito interessante, uma vez que o dinheiro que o titular paga pelo seguro de vida pode ser resgatado após um determinado período. Algumas pessoas aderem a ele pela possibilidade de recuperar o investimento, ou parte dele, em caso de necessidade.
Dizemos que esse modelo parece interessante, mas seu custo-benefício deixa a desejar. Primeiro, porque normalmente o custo mensal para o titular é mais alto que dos planos convencionais. Segundo, porque mesmo nas situações em que o titular paga por tempo suficiente para resgatar 100% da aplicação, o dinheiro não rende tão bem quanto em outros tipos de investimento.
Acreditamos que é melhor ter um bom seguro de vida e aplicar o dinheiro como investimento em operações separadas, e, por isso, na Azos não comercializamos seguro de vida resgatável. No entanto, oferecemos coberturas para todos os perfis, como Doenças Graves e a Invalidez Total por Acidentes, que podem ser contratados de maneira independente.
Resumindo: nossa orientação é que você pesquise bem a empresa e tire todas as suas dúvidas antes de escolher seu seguro. Mantenha as pessoas beneficiárias informadas sobre os documentos e faça os pagamentos em dia para que a apólice não seja cancelada.
Quer saber mais? Faça uma simulação e conheça nossas alternativas para ter mais proteção e tranquilidade a qualquer momento.