Como nomear os beneficiários no seguro de vida? Tire suas dúvidas!

Saber como nomear os beneficiários no seguro de vida é fundamental para proteger quem você ama. Veja dicas de como fazer isso!

Seguro de Vida
Como nomear os beneficiários no seguro de vida? Tire suas dúvidas!

Aprender como nomear os beneficiários no seguro de vida é um dos primeiros passos para proteger as pessoas que você ama.

Esse processo permite indicar quem irá receber a indenização no caso de sinistros. No entanto, existem alguns pontos importantes para avaliar.

Veja o que saber antes de indicar seus dependentes no seguro de vida e saiba o que considerar para trazer mais segurança para eles!

O que são os beneficiários no seguro de vida?

Os beneficiários no seguro de vida são os dependentes que o contratante nomeou para receber a indenização no caso de sinistros cobertos pela apólice.

Em outras palavras, se algo acontecer com você, as pessoas indicadas no seu seguro receberão o pagamento da seguradora contratada.

Quem pode ser beneficiário no seguro de vida?

Praticamente qualquer pessoa física ou jurídica que dependa financeiramente do segurado pode ser beneficiária no seguro. As escolhas mais comuns incluem:

  • Cônjuge;
  • Membros da família;
  • Filhos ou enteados;
  • Sócios.

Ao buscar como nomear beneficiários no seguro de vida, é importante ter essas relações em mente, por serem as mais comuns.

Como nomear o beneficiário no seguro de vida

O processo de como nomear beneficiários no seguro de vida é simples, orientado pela própria corretora ou seguradora no momento da contratação e, posteriormente, por meio dos seus canais oficiais.

Assim, basta contatar a corretora responsável pela venda do seguro e requerer ajuda para incluir ou modificar as pessoas na sua apólice.

No entanto, para escolher quem serão os recebedores do capital segurado, vale a pena considerar as pessoas que você gostaria de proteger e que atualmente dependem financeiramente de você.

Filhos e cônjuges são as indicações mais comuns no seguro de vida, porém, caso você tenha outros parentes que dependam financeiramente, também poderão ser nomeados.

É possível não receber a indenização do seguro de vida?

É possível não receber a indenização caso existam problemas de pagamento, de fraudes, mentir nas informações solicitadas no momento da contratação do seguro ou caso seja um risco excluído do contrato.

Após aprender como nomear beneficiários no seguro de vida, é fundamental alertar os dependentes sobre a existência do seguro de vida, para caso alguma fatalidade ocorra, eles tenham conhecimento e busquem o corretor ou a seguradora para tratar do recebimento da indenização.

Fraudes ou falsificações podem fazer com que o contrato seja cancelado, sem o direito a indenização. Além disso, garantir que todas as mensalidades estão em dia  é importante para a cobertura continuar válida.

É possível nomear menores de idade como beneficiários no seguro de vida?

Sim, menores de idade podem ser nomeados como beneficiários no seguro de vida,e o pagamento do seguro de vida será pago apenas em uma conta nominal do menor de idade. 

Esse valor poderá ser acessado antes dos 18 anos apenas se a justiça autorizar o tutor legal a realizar o procedimento. 

Nesse caso, para facilitar o processo, considerar a indicação de um responsável legal como beneficiário, por exemplo, um familiar próximo e de confiança, pode ser uma ótima opção para administrar o dinheiro do menor de idade e ter a melhor apólice possível.

É possível renomear beneficiários no seguro de vida?

Sim, o titular da apólice pode realizar o procedimento de como nomear beneficiários no seguro de vida quantas vezes desejar.

É importante manter a lista de dependentes atualizada, para garantir a proteção dos seus entes queridos.

Também defina os beneficiários primários e secundários, caso ocorram situações com menores ou se beneficiário falecer.

Quais as principais medidas para garantir ao beneficiário o recebimento do seguro de vida?

Para garantir que seus beneficiários receberão a indenização e estarão protegidos, assegura que eles saibam da apólice.

Além disso, contrate uma corretora e uma seguradora confiável registrada na Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), e mantenha todos os dados atualizados, confirmando periodicamente. Isso permitirá encontrar os beneficiários mais rapidamente.

Na Azos, é possível definir um Guardião para cuidar desse trâmite. Ele irá informar seus entes queridos da possibilidade da indenização se algo acontecer. Essa é uma medida interessante para assegurar o pagamento, além de alertá-los a tempo.

Escolher como nomear beneficiários no seguro de vida impacta na divisão de bens?

Após aprender como nomear beneficiários no seguro de vida, você não terá que se preocupar com a sua divisão de bens.

Isso porque a apólice não entra na repartição do patrimônio nem no imposto de renda. Assim, seus dependentes receberão a indenização independentemente dos herdeiros legais e do inventário.

Por esse motivo, vale a pena ter uma proteção como essa, para proporcionar mais tranquilidade financeira para as pessoas mais importantes, mesmo que não estejam na divisão de bens.

Quer ter mais praticidade para nomear seus beneficiários. Então faça a sua simulação de seguro de vida e contrate sua apólice com a Azos!

Gostou do artigo?  Compartilhe
Facebook
LinkedIn

Finalmente um seguro para a sua vida

Seguros personalizados, preços incríveis e aprovação em 1 dia útil

100% digital
Sem exames médicos

Perguntas que nos fazem com frequência

No items found.

Receba conteúdos legais sobre seguros, educação financeira e boas histórias para contar.