Você sabe como declarar seguro de vida recebido por morte?

Saiba como declarar seguro de vida recebido por morte da maneira certa com nosso passo a passo, e entenda a importância dessa inclusão!

Seguro de Vida
Você sabe como declarar seguro de vida recebido por morte?

Aprender como declarar seguro de vida recebido por morte é fundamental para ficar em dia com a Receita Federal e não cair na malha fina.

A indenização pode ajudar os beneficiários em momentos difíceis, mas também precisa ser informada aos órgãos de fiscalização.

Caso contrário, você poderá ter complicações fiscais, e não poderá se organizar após um momento de imprevisto e fatalidade.

Assim, veja como incluir o recebimento de um seguro de vida no Imposto de Renda e tire dúvidas sobre esse passo a passo!

Por que declarar o seguro de vida recebido por morte?

Aprender como declarar o seguro de vida recebido por morte é importante porque, apesar de ser um valor isento de tributação, é uma informação obrigatória e deve ser reportado a Receita Federal. 

Caso contrário, pode levar a problemas de retenção da declaração na receita, pela falta de informação.

Como declarar o seguro de vida recebido por morte?

Aprender como declarar o seguro de vida recebido por morte é simples, e exige apenas algumas etapas. Confira a seguir:

1. Criar declaração no programa de IRPF

Reprodução: Azos

A princípio, o beneficiário contribuinte deve criar uma declaração normal no programa de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).

A plataforma está disponível gratuitamente para desktop e aplicativo, com instalação nos sistemas Android e iOS.

Uma vez que o beneficiário instalou o programa, basta se identificar e começar a declaração.

2. Acessar a opção “Rendimentos Isentos e não tributáveis”

Reprodução: Azos

Em seguida, deverá acessar a opção “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. Essa aba está destacada no menu lateral do programa.

A categoria também é utilizada para outras declarações, e o usuário não terá dificuldades em encontrá-la no seu documento.

3. Selecione capital das apólices de seguro ou pecúlio pago por morte do segurado

Reprodução: Azos

Vale reforçar que, para saber como declarar seguro de vida recebido por morte, é fundamental que o usuário selecione a modalidade correta.

Por esse motivo, ao acessar o menu, abra a lista de categorias e localize: “Capital das apólices de seguro ou pecúlio pago por morte do segurado”.

Trata-se da seleção indicada para esse tipo de recebimento, tornando o processo mais completo e organizado.

4. Insira o valor recebido

Reprodução: Azos

Finalmente, uma vez que o usuário acessou a aba de identificação com a modalidade correta, basta inserir o valor recebido do seguro de vida por morte.

Essa informação deve ser fornecida pela seguradora responsável, anexada na forma de comprovante ou informe de rendimentos.

É fundamental inserir os dados corretamente, com o total exato, para evitar divergências no futuro.

Declaração de seguro de vida possui dedução?

No Brasil, as declarações de seguro de vida não são dedutíveis do Imposto de Renda para fins de Pessoa Física. 

Ou seja, o valor pago na sua indenização não será abatido da base de cálculo do imposto devido.

No entanto, é importante lembrar que em caso de falecimento do segurado, o total pago aos beneficiários da apólice não são tributados como renda.

Em outras palavras, não existe dedução, mas também não há incidência de imposto de renda sobre o valor recebido.

Aprender como declarar seguro de vida recebido por morte permite apenas que a Receita Federal monitore os valores e não tenha inconsistências na avaliação posterior.

É possível declarar seguro de vida recebido por morte por conta própria?

Sim, é possível aprender como declarar seguro de vida recebido por morte por conta própria. O programa da Receita Federal disponibiliza todas as ferramentas para esse acesso.

No entanto, se não tiver experiência, é importante buscar um especialista ou contador para acompanhar esse procedimento.

Caso contrário, podem existir inconsistências, e você cairá na malha fina, podendo ter prejuízos ou receber penalidades.

Assim, fique atento para a declaração do seguro de vida no Imposto de Renda e conte com ajuda de especialistas para realizar essa atividade.

E para ter ainda mais proteção, considere contratar seu próprio seguro de vida. Faça uma simulação e conheça a melhor alternativa Azos para seu momento atual!

Gostou do artigo?  Compartilhe
Facebook
LinkedIn

Finalmente um seguro para a sua vida

Seguros personalizados, preços incríveis e aprovação em 1 dia útil

100% digital
Sem exames médicos

Perguntas que nos fazem com frequência

No items found.

Receba conteúdos legais sobre seguros, educação financeira e boas histórias para contar.