Como funciona a carência do seguro de vida e seus prazos?

Entenda como funciona a carência do seguro de vida, quais os seus prazos e qual a influência na proteção da sua apólice!

Seguro de Vida
Como funciona a carência do seguro de vida e seus prazos?

Vai contratar uma apólice, mas tem dúvidas sobre o que é carência do seguro de vida? Vale a pena entender mais sobre esse conceito!

Afinal, esse é um elemento que pode influenciar na vigência da sua proteção, e, por isso, é preciso entender como ela funciona e qual o seu real impacto nos contratos de seguro.

Para te ajudar, separamos algumas informações principais sobre esse conceito e como ele funciona! Continue acompanhando e entenda mais sobre esses prazos.

O que é a carência seguro de vida?

A carência do seguro de vida é o tempo mínimo estabelecido pela seguradora para que a cobertura seja efetivada. Esse prazo se inicia após o início de vigência da apólice, e também quando ocorre alguma mudança no contrato.

Na prática, durante a carência, a sua proteção ainda não foi ativada e está inválida. Logo, o pagamento da indenização só será feito se o evento do sinistro ocorrer após esta data.

Esse prazo é comum em contratações como planos de saúde e outros seguros, mas também pode incidir nos seguros de vida.

Seguro de vida tem carência?

Não existe uma lei que proíba a carência do seguro de vida, as seguradoras não têm o hábito de incluir essas cláusulas em seus contratos.

No entanto, existem casos onde a companhia inclui o período de ativação da cobertura conforme a necessidade. Por exemplo, o segurado pode informar uma condição pessoal de saúde que agrega mais riscos, e existe a carência para iniciar a proteção e o pagamento da indenização.

Além disso, uma regra que costuma ser comum é a carência mínima de dois anos para casos de suicídio.

De forma geral, é uma cláusula que depende das seguradoras e da política que elas implementam em suas apólices.

Existe prazo mínimo de carência no seguro de vida?

Não existe prazo mínimo de carência no seguro de vida, mas existe prazo máximo.

Por meio da Resolução 439/22, a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) estabelece que esse período não pode ser maior do que metade do prazo de vigência previsto na apólice de seguros individuais, e no Certificado de Seguro, para contratos coletivos.

Com isso, evita-se que o segurador tenha vantagem sobre a apólice, oferecendo um produto justo para o contratante.

Qual o tempo de vigência no seguro de vida?

O tempo de vigência do seguro de vida costuma ser de 12 meses a contar da contratação, com renovação automática se não existir nenhuma manifestação das partes, como desistência ou alteração das cláusulas.

No entanto, também não existem indicações legais sobre o prazo que deve ser seguido, e as seguradoras têm autonomia para negociar o prazo com o contratante.

Como funciona o período de carência no seguro de vida?

O período de carência do seguro de vida funciona como a maioria dos prazos. Quando o titular contrata o produto e inicia o pagamento do prêmio, deve confirmar qual o período até a vigência das coberturas.

Durante esse tempo, nenhum sinistro será coberto pela seguradora, sem gerar indenizações para os beneficiários.

Uma vez que o prazo foi cumprido, o segurado conta com todas as proteções contratadas, e terá mais tranquilidade ao saber que estará se prevenindo contra imprevistos.

A carência do seguro de vida só ocorre após a primeira contratação e eventuais mudanças no contrato, especialmente o capital segurado.

Exemplo de como a carência do seguro de vida é aplicada na prática

Considere a contratação de um seguro de vida com carência de 30 dias. Nesse caso, a cobertura só estará vigente após um mês do início de vigência do contrato.

Se algo acontecer com você 27 dias depois, a companhia não terá obrigação de pagar indenizações para os beneficiários.

Por outro lado, passados os 30 dias, no primeiro momento após esse prazo, você e a sua família já poderão contar com o suporte financeiro da seguradora no caso de fatalidades.

No futuro, se escolher mudar o valor da apólice, passando de R$500 mil para R$1 milhão, por exemplo, deverá esperar o mesmo prazo, seguindo as mesmas condições, para ter direito ao capital adicionado no contrato.

Confira o vídeo que preparamos para você, com tudo o que precisa saber sobre carência no seguro:

Conheça o seguro de vida Azos

Se você busca um seguro de vida moderno e que esteja à disposição para os momentos em que mais precisar, a Azos com certeza poderá te ajudar com um produto personalizado de acordo com as suas necessidades.

Afinal, não possuímos prazo de carência da cobertura em caso de morte acidental, e carência de apenas 120 dias para morte natural ou doença, inclusive Covid-19.

Dessa forma, você poderá se planejar com mais segurança, sem precisar esperar para proteger aqueles que ama.

Além disso, nosso processo de contratação é simplificado, e você pode ter a sua apólice em apenas 1 dia útil! Venha conhecer o seguro de vida Azos, e tenha mais segurança hoje mesmo.

Quer contratar um seguro de vida? Então faça a sua simulação e descubra qual é a melhor alternativa para o seu momento de vida atual!

Gostou do artigo?  Compartilhe
Facebook
LinkedIn

Finalmente um seguro para a sua vida

Seguros personalizados, preços incríveis e aprovação em 1 dia útil

100% digital
Sem exames médicos

Perguntas que nos fazem com frequência

No items found.

Receba conteúdos legais sobre seguros, educação financeira e boas histórias para contar.