Comunicação formal à seguradora sobre a ocorrência de um sinistro. É a partir desse aviso que o processo de indenização se inicia.
Beneficiário
Pessoa física ou jurídica designada para receber a indenização, na hipótese de ocorrência do sinistro (evento coberto).
CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho
Documento que deve ser emitido em caso de acidente ou doença ocupacional do trabalhador. Serve para informar o ocorrido à Previdência Social.
Certidão de Óbito
Documento oficial que comprova o falecimento de uma pessoa. É emitida pelos Cartórios de Registro Civil.
Declaração de Óbito
Documento emitido por um médico atestando a causa, a data e a hora do falecimento de um indivíduo.
Formulário de Autorização de Pagamento
Documento que o segurado ou beneficiário preenche autorizando a seguradora arealizar o pagamento da indenização.
Laudo de Necrópsia
Documento médico que descreve os achados de uma autópsia ou exame post-mortem. É usado para determinar a causa da morte.
Laudo do Exame Toxicológico
Documento emitido pelo laboratório responsável pela análise de amostras coletadas para detectar a presença de substâncias tóxicas ou narcóticas.
Prontuário Médico Hospitalar
Documento que contém o histórico médico do paciente durante sua estadia no hospital. Inclui informações sobre diagnósticos, tratamentos, exames e progresso da saúde do paciente.
Regulação de Sinistro
É o processo que a seguradora realiza para verificar se a situação informada no aviso de sinistro está de acordo com as condições estabelecidas na apólice.
Relatório Médico
Documento elaborado por médico que contém informações detalhadas sobre a condição de saúde do paciente.
Segurado
É a pessoa física sobre a qual se fará o seguro. No caso de seguro de vida, é a vida que está sendo segurada.
Sinistro
Evento ou acontecimento previsto na apólice de seguro, como um acidente ou falecimento, que origina a necessidade de pagamento da cobertura contratada.
Confira o passo a passo do processo de sinistro em cada etapa, desde o preenchimento do formulário até o envio dos documentos necessários.
1
Documentação
Esse é o momento de verificar todas as documentações necessárias para solicitar o aviso de sinistro.
2
Solicite aviso de sinistro
Reúna todos os documentos, preencha os formulários e solicite o aviso.
3
Análise inicial da documentação
A análise inicial pode ser realizada em até 72 horas úteis. Importante reforçar que o aviso do sinistro somente será aberto com a Seguradora com a documentação completa.
4
Análise da Seguradora
A análise da documentação do aviso de sinistro e dados enviados é realizada pela Seguradora em um um prazo de até 30 dias, após a documentação completa, conforme a SUSEP.
5
Finalização do processo
Após a análise da Seguradora, informamos ao corretor(a) a conclusão do sinistro por meio do e-mail cadastrado. Em caso de indenização, enviamos a Carta de Indenização e o Comprovante de Pagamento. No caso de indeferimento, enviamos a Carta de Recusa.
Confira abaixo a lista de documentos para solicitar o aviso de sinistro. Selecione o tipo de cobertura para consultar as informações:
Importante enviar os documentos no formato PDF ou Word. Para imagens, solicitamos em boa qualidade nos formatos PDF ou JPG.
Tipo de cobertura:
Selecione o tipo de cobertura...
Formulário de aviso de sinistro
Copie a mensagem pronta com o link do formulário e orientações para enviar pelo WhatsApp do titular do seguro/solicitante ou, se desejar, baixe o arquivo com os documentos.
Veja o exemplo da mensagem ao copiar.
Olá, tudo bem?
Aqui está o link para você baixar o formulário e orientação dos documentos completos para a solicitação da cobertura de Diária de Internação Hospitalar (DIH):
files.azos.com.br/forasdasdasdasdmulário_DIH.zip
Após reunir todos os documentos, envie por aqui.
Se tiver alguma dúvida, fique à vontade para perguntar.
Vocêreceberá em seu e-mail a Solicitação de Aviso de sinistro, seguida do token de autenticação para assiná-la, e ainda o comprovante de assinatura.
2
Já a pessoa beneficiária do seguro ou responsável legal receberá no e-mail o formulário de Autorização de Pagamento, que deverá ser preenchido digitalmente e enviado. Logo receberá um token de autenticação no e-mail, que deverá ser utilizado para concluir a assinatura.
Qual é o prazo?
A análise inicial (antes da seguradora), pode ser realizada em até 72 horas úteis.
Comunicação
Você será informado(a) através do e-mail ou WhatsApp sobre o status do processo deste sinistro.
Indenização
Reforçamos que o preenchimento da autorização de pagamento não implica, pela Azos e Excelsior Seguros, no reconhecimento de sua obrigação de indenizar, condicionada esta à análise do processo de sinstro.
Ops! Alguma coisa aconteceu. Tente novamente ou entre em contato conosco.