Seguro garantia: O que é, importância e benefícios na contratação!
Você sabe o que é seguro garantia? Essa proteção pode tornar as suas negociações mais tranquilas! Entenda como ela funciona e porque contratar
28
de
April
,
2023
Se você está em um processo de negociação, precisa conhecer o seguro garantia, uma alternativa que tornará a sua experiência ainda mais tranquila.
Fechar um contrato nem sempre garante que a outra parte cumprirá todas as obrigações, e você pode sair no prejuízo.
Por isso, é importante se prevenir e contar com uma proteção adicional que reduz os impactos negativos para o seu orçamento.
Entenda como o seguro garantia funciona, quais as principais modalidades e os benefícios de contratar um para o seu acordo!
O que é seguro garantia?
Seguro garantia é um tipo de seguro que visa assegurar o cumprimento de obrigações contratuais de uma das partes envolvidas em um negócio.
Em outras palavras, é uma proteção para as suas tratativas. Caso a outra parte não cumpra com o acordo, você não sairá no prejuízo.
Essa opção funciona como uma substituição para fiador ou caução, por exemplo, utilizando para momentos em que o contrato precisa de uma garantia quanto às obrigações.
A modalidade está se tornando popular em obras e serviços, licitações públicas e locação, por conta da praticidade. Pode ser contratado por qualquer uma das partes, dependendo do tipo de segurança exigida no contrato.
Quem precisa do seguro garantia?
Geralmente, quem precisa do seguro garantia são as partes que estão envolvidas em uma negociação que exige precauções, como o caso de licitações, obras, fornecedores e locações.
A exigência costuma partir do contratado, para garantir que a outra parte cumpra com as obrigações assumidas.
No entanto, tanto o solicitante quanto o fornecedor do serviço podem precisar do seguro garantia, dependendo das especificidades do contrato e da negociação entre as partes.
Essa também é uma forma de proteger os interesses dos envolvidos no caso de descumprimento do acordo.
Atualmente, é uma alternativa que se tornou especialmente popular entre locações de imóveis, que costumam exigir fiador ou caução.
Nesse caso, o locador pode optar por essa modalidade para não precisar pagar esses outros formatos, e ter a mesma segurança caso alguma cláusula não seja cumprida.
No entanto, como atende aos interesses mútuos, qualquer pessoa envolvida na negociação, que corra riscos, pode solicitar essa modalidade de proteção.
Qual a importância do seguro garantia?
O seguro garantia é importante porque oferece uma certeza maior de que as obrigações de um contrato serão cumpridas ou as partes não ficarão no prejuízo.
Essa proteção para ambos os envolvidos permite que exista mais tranquilidade no momento do negócio, reduzindo as chances de perdas, principalmente de dinheiro, de um dos lados descumprir o acordo.
Com essa segurança, é possível facilitar os processos contratuais, como licitações ou acordos de fornecimento de serviços.
Inclusive, já se tornou uma substituição popular de fiadores e cauções, reduzindo a necessidade de gastar um valor mais alto para fechar o negócio.
Dessa forma, aumenta a confiança entre as partes envolvidas no acordo, demonstrando que ambas estão comprometidas com a execução do contrato e com a proteção dos interesses.
Quais as principais modalidades do seguro garantia?
Existem diferentes modalidades de seguro garantia, cada uma com suas características e aplicações.
É importante conhecer essas especificidades, para avaliar qual a categoria mais adequada para a sua situação.
Veja mais detalhes sobre as categorias mais comuns e como elas funcionam:
Garantia licitante
A Garantia Licitante é uma modalidade de seguro garantia para empresas participantes de processos públicos.
Dessa forma, a companhia terá condições de assinar o contrato e fornecer as seguranças exigidas pelo órgão caso vença a licitação.
Essa é uma maneira de autorizar a participação das empresas privadas em processos licitatórios, especialmente que fornecem serviços para a instituição pública.
Na maioria das atividades, a garantia licitante é obrigatória na assinatura dos documentos. Caso contrário, a empresa não poderá assumir.
Garantia Judicial
Enquanto isso, o seguro Garantia Judicial possibilita o pagamento de valores decorrentes de decisões judiciais, como sentenças, acordos ou decisões arbitrais.
Nesse caso, é uma forma de assegurar que a parte perdedora do processo irá arcar com as suas responsabilidades. Enquanto isso, para o contratante, é uma maneira de atender às ordens judiciais e proteger o patrimônio.
Esse tipo de seguro pode ser utilizado como alternativa ao depósito em dinheiro ou à fiança bancária exigida pelo juiz para garantir o pagamento de eventuais valores de ação.
Seguro fiança
O seguro Fiança é a categoria mais popular atualmente, substituindo a figura do fiador em contratos de locação.
Nesse caso, ele garante o pagamento de aluguel e outras despesas decorrentes do acordo, de modo que o locador não fique no prejuízo.
Além disso, se algum imprevisto acontecer com a parte que está locando o imóvel, a seguradora pode fornecer a indenização conforme o capital segurado e arcar com as despesas.
Seguro imobiliário
Enquanto o seguro garantia Fiança é uma alternativa para os locatários, a modalidade Imobiliária é a correspondência para o locador.
Com essa proteção, você garante uma cobertura para eventuais danos causados por inquilinos, como atraso no pagamento de aluguel ou prejuízos ao imóvel.
Uma vez que a apólice do fiador atende somente o contratante que está alugando, o proprietário pode ter uma segurança adicional da sua parte.
Garantia contratual
A Garantia Contratual é uma modalidade de seguro que prevê o cumprimento das obrigações contratuais assumidas pelas partes.
Na prática, é uma modalidade mais ampla, pois atende a diferentes situações e acordos, sem especificar áreas ou atuações.
Dessa forma, caso exista a exigência de um seguro no momento da negociação, o seguro garantia contratual pode ser a alternativa mais flexível para ambos contratarem.
Como funciona o seguro garantia?
O seguro garantia funciona de maneira semelhante a outros tipos de proteção, mas com maior flexibilidade na contratação.
Os interessados devem procurar uma seguradora que forneça esse tipo de modalidade, para negociar as coberturas que melhor atendem ao momento.
Além disso, existe a possibilidade de negociar as formas de pagamento. Enquanto seguros mais convencionais exigem o pagamento do prêmio mensalmente, formas como a fiança podem exigir a aplicação adiantada de determinado valor antes, por exemplo.
Seja como for, as partes devem se atentar para as exigências da seguradora antes de tornar a cobertura válida.
Uma vez que o contrato estiver assinado, o seguro garantia passa a valer para a situação em questão.
Caso a parte que contratou o seguro não cumpra com as obrigações contratuais, o envolvido pode acionar a seguradora para receber uma indenização.
Esse pagamento pode ser utilizado para cobrir as despesas necessárias para a conclusão do projeto ou serviço, por exemplo.
Além disso, também consegue compensar eventuais prejuízos causados pela falta de cumprimento de prazos e parcelas.
Os custos e condições podem variar dependendo do tipo de contrato e das condições específicas exigidas pelas partes.
Por isso, é importante ler atentamente as condições e os termos do seguro garantia antes de contratá-lo, para ter certeza de que ele atende às suas necessidades e expectativas.
Quais os benefícios do seguro garantia?
Existem diversos benefícios de contratar o seguro garantia para as suas negociações, e é importante conhecer esses pontos positivos antes de fechar um negócio com outro tipo de segurança. Confira mais detalhes:
Proteção financeira
O seguro garantia é uma forma de garantir a proteção financeira dos envolvidos, uma vez que traz seguranças para eventuais desacordos e faltas de pagamento.
Diversas situações podem exigir que as partes prestem suas obrigações, mas, sem elas, geram um prejuízo para os envolvidos.
Assim, ter esse tipo de apólice garante que mesmo com o descumprimento de uma cláusula do contrato, nenhum dos assinantes sofrerá com as perdas.
Essa é uma estratégia de proteção financeira, que traz segurança para o orçamento e para o planejamento das partes.
Relação de custo e benefício
A relação de custo-benefício do seguro garantia é uma das principais vantagens dessa proteção, uma vez que seu valor é acessível, e as precauções que ele oferece são amplas.
Por exemplo, multas e pagamentos judiciais podem ser altos, assim como reparar danos em um imóvel ou deixar de receber o aluguel.
Essas situações causam um impacto significativo nas finanças de ambos os envolvidos. No entanto, por um valor mensal menor, é possível ter acesso a indenizações que cobrem os descumprimentos.
Prazo de validade
Ainda, o seguro garantia conta com a flexibilidade de contratação somente durante o prazo de vigência do contrato.
Não é necessário se prender a alternativas vitalícias ou que demandam maior burocracia para cancelar, pois a apólice permanece válido somente durante o período de acordo.
Uma vez que as partes encerram o contrato, o seguro finaliza a cobertura, de maneira simples e prática para ambos, sem gerar custos adicionais.
Rápida contratação
Ainda, um dos benefícios desse produto é a rápida contratação para seguir com o acordo. Ao contrário de outras alternativas de proteção, diversas seguradoras disponibilizam processos de adesão facilitados.
Com canais digitais e negociação online, as partes podem ter mais facilidade ao solicitar a apólice, diminuindo as burocracias para trazer mais segurança para o contrato.
Para quem o seguro garantia vale a pena?
O seguro garantia vale a pena para todas as pessoas envolvidas em uma negociação, que desejam mais segurança para não sair no prejuízo.
Situações inesperadas podem levar a um descumprimento das cláusulas, gerando perdas e danos para os envolvidos, sejam pessoas físicas ou jurídicas.
Enquanto isso, para o transgressor, as multas e outras atribuições também geram impactos negativos no orçamento.
No entanto, com um seguro garantia, ambas as partes se resguardam desses imprevistos, tornando a negociação mais tranquila e confiável.
E se quiser estender esse conforto para o seu dia a dia, considere contratar também um seguro de vida. Faça a sua simulação e descubra qual é a melhor alternativa para o seu momento atual!