Você sabe o que é um seguro de vida pessoal?

Entenda como funciona o seguro de vida pessoal e confira os benefícios de contratar essa proteção para você!

Seguro de Vida
Você sabe o que é um seguro de vida pessoal?

O seguro de vida pessoal é uma modalidade comum de proteção, mas algumas pessoas ainda podem ter dúvidas sobre essa alternativa.

Isso porque pode ser uma categoria pouco conhecida pelo nome, porém com coberturas atrativas para quem deseja mais tranquilidade no dia a dia.

Nesse caso, vale a pena conhecer mais sobre esse modelo e como ele se caracteriza, para ter confiança ao contratar essa apólice individual.

Para te ajudar, separamos as principais informações sobre o seguro de vida pessoal, como ele funciona e quais os benefícios de ter um. Confira!

O que é um seguro de vida pessoal?

O seguro de vida pessoal é uma modalidade voltada para o indivíduo, que contrata a apólice para se proteger e promover mais tranquilidade para seus beneficiários.

Em outras palavras, são coberturas que você adquire para atender aos seus imprevistos, assegurando a sua vida e saúde.

Dessa forma, se algo acontecer com você, especificamente, poderá receber a indenização, se for possível, ou deixar um suporte especializado para os seus dependentes, com base no capital segurado.

Essa categoria é a mais comum entre as apólices de vida, também conhecida como seguro convencional.

Qual a importância do seguro de vida pessoal?

O seguro de vida pessoal é importante para trazer mais conforto para você e seus dependentes, principalmente se for o principal provedor financeiro.

Situações inesperadas podem comprometer sua renda, prejudicando o orçamento e a sua tranquilidade ao lidar com as despesas. O mesmo acontece com a sua família se ela depender das suas atividades laborais, por exemplo.

Nesse caso, um seguro de vida pessoal protege os seus beneficiários de eventuais ocorrências, com indenização e suporte especializado.

Além disso, escolher alternativas mais modernas, como a Azos, permite que você personalize sua proteção, incluindo coberturas que permitem acesso ao recurso também em vida, como doenças graves ou invalidez.

Assim, é uma forma de se planejar para o futuro, e contar com um amparo simples e menos burocrático de solicitar.

Como funciona um seguro de vida pessoal?

O seguro de vida pessoal funciona de maneira simples, como outros tipos de apólices individuais. Basta realizar a contratação e selecionar os detalhes do contrato para estar protegido.

A maioria das seguradoras e insurtechs disponibilizam esse modelo em seu portfólio, atendendo pessoas interessadas em obter uma proteção mais específica.

Após definir o modelo e as coberturas, poderá negociar o prêmio, conforme os valores definidos para cada indenização.

Futuramente, se algo acontecer com você, esse valor será repassado para os beneficiários definidos previamente.

Nesse caso, a cobertura atende somente a sinistros relativos ao seu perfil, com cláusulas e restrições aplicáveis ao titular, diferente de modelos como um seguro coletivo, por exemplo.

Por que contratar um seguro de vida pessoal?

Contratar um seguro de vida pessoal oferece diversos benefícios para você e sua família. Conheça alguns dos pontos em destaque:

Proteção financeira

Um seguro de vida pessoal garante proteção financeira para os seus beneficiários no caso de falecimento ou outros sinistros. 

Isso significa que, em caso de morte acidental ou natural, os seus entes queridos receberão um valor preestabelecido que pode ajudá-los a lidar com despesas cotidianas, como despesas funerárias, dívidas e sustento dos filhos.

Cobertura para doenças graves

Muitos seguros de vida pessoal também oferecem cobertura para doenças graves. Isso significa que, se você receber um diagnóstico especificado na apólice, poderá receber a indenização.

Entre os principais quadros, destaca-se câncer, AVC e infarto do miocárdio, entre outras condições estabelecidas no contrato, dependendo da carência.

Os recursos financeiros podem ser utilizados para o tratamento médico, para cobrir as despesas adicionais decorrentes da doença ou até mesmo para proporcionar conforto e qualidade de vida durante o período de recuperação.

Auxílio-funeral

O seguro de vida pessoal também pode acompanhar o auxílio-funeral, um recurso que auxilia seus familiares a lidarem com as despesas e trâmites desse momento delicado.

No caso de falecimento do titular, os beneficiários receberão uma quantia para cobrir os custos relacionados ao enterro, como sepultamento, transporte e preparação.

Isso alivia o fardo financeiro para os entes queridos, permitindo honrar adequadamente a sua memória.

Cuidado com familiares

Além disso, contratar um seguro de vida pessoal é uma maneira de demonstrar cuidado e responsabilidade com seus familiares. 

Isso porque o valor da indenização no caso de imprevistos ajuda a manter seu conforto após um imprevisto, mantendo o padrão de vida e ajudando com dívidas.

Dessa forma, você poderá proteger as pessoas que ama, além de garantir que tenham uma rede financeira concreta para lidar com o momento.

Tranquilidade para o segurado

Além dos benefícios para a sua família, o seguro de vida pessoal também oferece tranquilidade para você.

Afinal, você saberá que seus entes queridos estão protegidos, e também pode ter acesso a recursos importantes para lidar com uma doença ou acidente.

Isso traz mais confiança para superar desafios, contando com uma rede de segurança financeira para cuidar da sua família.

O seguro de vida pessoal é um produto único?

Sim, o seguro de vida pessoal é um produto único, pois se destina a apenas um indivíduo. Ou seja, protege apenas um contratante.

No entanto, isso não significa que a sua apólice precisa ter somente um beneficiário. Em outras palavras, existe a possibilidade de incluir quantos dependentes desejar.

Nesse caso, se algo acontecer com você, todas essas pessoas poderão receber uma porcentagem da indenização.

Vale ter em mente que quanto mais dependentes na sua apólice, maior pode ser o capital segurado necessário para atender seus objetivos, e, consequentemente, maior o prêmio.

Por isso, é importante conhecer alternativas alinhadas ao seu perfil. A Azos, por exemplo, disponibiliza coberturas de até R$1 milhão, com preços que combinam com o seu bolso.

Quando vale a pena fazer um seguro de vida pessoal?

Vale a pena fazer um seguro de vida pessoal quando você visa proteger seus entes queridos e ter mais tranquilidade no dia a dia, especialmente se depender da sua renda para ter conforto.

Para pessoas responsáveis pela família, é importante ter uma reserva que ampare seus beneficiários no caso de imprevistos, como falecimento ou uma doença grave.

No entanto, o seguro de vida pessoal também é recomendado para pessoas sem dependentes. Afinal, ter uma alternativa de emergência para lidar com situações inesperadas traz mais confiança.

Por isso, se estiver em busca de uma proteção personalizada, que combine com seu perfil e forneça as coberturas ideais, vale a pena ter uma apólice individual.

Para encontrar a melhor alternativa para o seu momento ideal, faça a sua simulação com a Azos!

Gostou do artigo?  Compartilhe
Facebook
LinkedIn

Finalmente um seguro para a sua vida

Seguros personalizados, preços incríveis e aprovação em 1 dia útil

100% digital
Sem exames médicos

Perguntas que nos fazem com frequência

No items found.

Receba conteúdos legais sobre seguros, educação financeira e boas histórias para contar.