O que é o seguro de vida empresarial e quando investir nesse benefício!
O seguro de vida empresarial pode trazer diversos benefícios para a companhia e para seus colaboradores. Veja como investir nessa modalidade!
02
de
March
,
2023
O seguro de vida empresarial pode ser uma cobertura importante para colaboradores, além de trazer benefícios para a organização.
Proteger os funcionários é fundamental para oferecer um ambiente de trabalho seguro, garantindo a integridade física da equipe. Em diversos casos, essa também é uma obrigação do sindicato.
Por isso, é fundamental que a empresa esteja atenta para quando é necessário ter uma apólice coletiva, e quais são as características desse tipo de cobertura.
Enquanto isso, diversos colaboradores podem ter dúvidas sobre como esse produto funciona, quando ele pode integrá-lo e qual a diferença para um contrato individual.
Para te ajudar com essas e outras dúvidas, preparamos um conteúdo especial sobre seguro de vida empresarial. Veja os benefícios e as características dessa modalidade, e saiba quando é possível contratá-la!
O que é o seguro de vida empresarial?
O seguro de vida empresarial é uma modalidade de proteção coletiva contratado pela empresa para seus funcionários.
Na prática, é uma segurança adicional que a companhia pode oferecer para seus colaboradores, principalmente no caso de profissões de risco
A empresa, que assume o papel de estipulante, se torna responsável pela negociação das coberturas, incluindo as proteções que mais se alinham com as necessidades dos seus funcionários.
Além disso, também pode apresentar maior flexibilidade no pagamento do prêmio do seguro, contando, ou não, com a participação do colaborador.
Como funciona o seguro de vida empresarial?
O seguro de vida empresarial é um produto negociado pela empresa para seus colaboradores conforme a necessidade.
Nesse caso, ela realiza o primeiro contato com a seguradora ou corretora, cotando as proteções para seus funcionários.
O contrato e as coberturas avaliadas são os mesmos para todos os empregados que entrarão na proteção. Após definir o contrato do seguro, os titulares poderão incluir seus próprios beneficiários.
Cada colaborador terá o seu próprio certificado, que formaliza a contratação, para proteger seus entes queridos no caso de sinistros ou imprevistos.
Existe menos autonomia para os colaboradores no caso do seguro de vida empresarial, pois a contratante se responsabiliza por definir as coberturas.
Entretanto, é um serviço mais acessível, que costuma ter valores menores para a mensalidade, além da possibilidade do segurado se proteger sem precisar arcar com o prêmio.
Quais as principais coberturas do seguro de vida empresarial?
Existem algumas coberturas principais que costumam ser contratadas no seguro de vida empresarial. Se você está procurando saber mais sobre esse serviço, vale a pena conferir mais sobre as proteções que podem entrar nessa modalidade:
Invalidez permanente total ou parcial por acidente
Uma das coberturas que podem fazer parte do seguro de vida empresarial é a invalidez permanente total ou parcial por acidente.
Esse evento compromete a mobilidade do segurado, e pode ocorrer por conta da profissão, atividades que ele exerce para a empresa ou até mesmo fora do trabalho.
Dessa forma, se sua integridade física for afetada por um acidente, o seguro de vida da empresa pode cobrir gastos e tratamentos, além de oferecer à família do colaborador um suporte adicional para se reorganizar.
Morte
Enquanto isso, a cobertura mais comum do seguro de vida empresarial é a proteção contra morte. Com ela, o colaborador pode oferecer um suporte financeiro para a sua família caso venha a falecer.
O valor da indenização por morte varia conforme o contrato que a companhia estabeleceu com a seguradora.
No entanto, é um pagamento garantido aos beneficiários se um sinistro acontecer, seguindo o mesmo padrão de funcionamento de apólices individuais.
Doenças graves
Ainda, os colaboradores também podem receber cobertura contra doenças graves em seu seguro de vida empresarial.
A oferta pode ser voltada para diversos eventos, seja por conta das atividades realizadas pelo profissional ou para estender sua proteção no dia a dia.
Seja como for, se o titular receber o diagnóstico de uma doença grave coberta pela apólice, poderá resgatar a indenização, mesmo em vida.
O valor costuma ser direcionado para custear tratamentos e despesas médicas, mas também é uma forma do trabalhador e sua família se estruturarem durante esse momento delicado.
Qual a diferença do seguro de vida empresarial para o individual?
A diferença entre o seguro de vida empresarial e individual é a autonomia do segurado e a forma de contratação da apólice.
Em um primeiro momento, os contratos individuais devem ser solicitados pelo interessado na proteção ou estipulantes próximos do segurado. No entanto, todas as etapas são de responsabilidade do titular.
Além disso, a apólice individual também pode ter mais variedade, uma vez que existem vários tipos de seguro disponíveis para contratação.
Enquanto isso, o seguro empresarial é contratado pela empresa e repassado aos colaboradores, que não precisam se preocupar com os trâmites de negociação.
Por outro lado, isso também faz com que não seja possível escolher coberturas personalizadas ou verificar outras alternativas que estejam mais alinhadas com suas necessidades financeiras.
Dessa forma, o capital segurado e o prêmio são detalhes padronizados no seguro de vida empresarial. Em outras palavras, iguais para todos os participantes.
Ainda, a proteção coletiva pode ter um período menor de validade, sempre associado ao período que o colaborador faz parte da empresa, enquanto o seguro individual permanece válido enquanto for vantajoso para o titular.
Quais os benefícios do seguro de vida empresarial?
Aderir ao seguro de vida empresarial pode trazer uma série de benefícios para a empresa e para os segurados. Veja alguns dos pontos positivos desse produto:
Proteção para o colaborador
Para a empresa, é vantajoso contratar um seguro de vida empresarial para seus colaboradores, pois representa uma maior proteção para a sua equipe.
Isso é especialmente importante no caso de profissões de risco, onde a saúde e integridade do funcionário é comprometida pelas atividades realizadas.
Para proteger mais os empregados e oferecer maior suporte para eventos de alta gravidade, é importante que a companhia disponibilize um seguro de vida empresa completo e alinhado com as suas necessidades.
Isenção de taxas e tributos
Enquanto isso, outro ponto positivo do seguro de vida empresarial é a isenção de taxas e tributos para ambas as partes.
O colaborador não precisa se preocupar com os descontos do Imposto de Renda, por exemplo, pois a apólice não recebe deduções.
Enquanto isso, companhias que investem em proteções para seus colaboradores também podem receber isenções de taxas nas suas tributações.
Dessa forma, é um ponto positivo para todos os envolvidos, sendo uma forma de aumentar a segurança da equipe tendo menos custos.
Segurança para o empregador
Na prática, ter um seguro de vida empresarial é uma proteção também para o empregador, especialmente no caso de acidentes graves ou sinistros nas dependências da companhia.
Sem esse tipo de produto, os responsáveis podem precisar cumprir com multas ou ressarcimentos para com o trabalho.
No entanto, ao possuir uma apólice em grupo que englobe seus funcionários, terá mais segurança quanto a processos trabalhistas e outros tipos de acusações.
Além disso, é uma forma de garantir que a equipe estará resguardada no caso de acidentes, e existem todas as ferramentas para assegurar seu amparo financeiro após o acontecimento.
Estar cumprindo as normas do sindicato dos trabalhadores
Ainda, diversos órgãos e sindicatos cadastrados no Ministério do Trabalho estabelecem seguros obrigatórios para os colaboradores em determinadas funções.
Por serem profissões de risco, é preciso que exista a proteção adequada para os profissionais. Essa fiscalização é feita por normas do sindicato, que precisam ser seguidas.
Sem uma apólice de vida empresarial, a companhia pode receber multas e penalidades por não estar atendendo à lei.
Por esse motivo, ter um seguro coletivo para os colaboradores é importante, garantindo que a empresa esteja dentro das normas que os sindicatos estabelecem para a categoria.
Quais as principais exigências para a contratação do seguro de vida empresarial?
Por se tratar de um seguro de vida PJ, existem algumas exigências para realizar a contratação, principalmente quanto à inscrição jurídica da empresa e o vínculo empregatício com o colaborador.
A princípio, é necessário que a empresa esteja inscrita com uma quantidade mínima de funcionários, dependendo da seguradora. A maioria das corretoras exige três colaboradores, no mínimo, para fechar o contrato.
Ainda, existe uma idade mínima e máxima para incluir os funcionários. Geralmente, fica entre 14 e 70 anos, considerando estagiários e jovens aprendizes.
Outra exigência importante é notificar sobre os perfis dos empregados, como perfil etário, ramo de atividade da empresa, histórico de saúde e eventuais funcionários afastados por lesão ou saúde e demais informações relevantes que podem influenciar na avaliação.
Existem riscos excluídos no seguro de vida PJ?
O seguro de vida empresarial possui alguns riscos excluídos, considerando as coberturas e eventuais sinistros que não são protegidos.
Em um primeiro momento, ganham destaque situações como:
- Doenças preexistentes;
- Atos perigosos que colocam a vida do colaborador em risco;
- Suicídio durante o período de carência;
- Uso de entorpecentes.
Além disso, cenários naturais também são riscos excluídos dessa cobertura, como:
- Exposição a material nuclear;
- Fenômenos naturais, como ciclones, tornados, terremotos;
- Epidemias;
- Atos relacionados à guerra.
Nesses casos, a seguradora não terá obrigação de cobrir o sinistro e realizar o pagamento da indenização.
Ainda, vale a pena mencionar que algumas atividades também podem ser excluídas, como acidentes onde o colaborador não estava habilitado para a função ou lesões causadas por esforços repetitivos.
É obrigação da empresa cuidar para que essas situações não ocorram, pois a seguradora pode não realizar o pagamento.
Como contratar um seguro de vida empresa?
Contratar um seguro de vida empresa segue as mesmas etapas de outras modalidades individuais, por meio de uma seguradora certificada.
No entanto, a diferença é que a companhia se coloca como estipulante, e realiza as negociações em nome dos colaboradores.
Com isso, precisa se responsabilizar pelas informações de cada perfil, e atualizar os dados quando pertinente. No caso de novas contratações ou desligamentos, também deve informar para a seguradora.
A negociação do contrato e das coberturas pode ser feita com a seguradora ou intermediado por um corretor. Após alinhar os valores, a empresa determina como ocorrerá a contribuição de cada funcionário, validando a proteção.
Quando vale a pena fazer a contratação do seguro de vida empresarial?
Para empresas, vale a pena contratar o seguro de vida empresarial quando existe a necessidade de proteger seus colaboradores.
Profissões de risco ou atividades que comprometam sua integridade física exigem uma proteção mais especializada, e a companhia deve fornecer isso para sua equipe de funcionários.
Além disso, existem situações onde o sindicato e as normas trabalhistas exigem um seguro, de modo que se torna obrigatório.
Para a empresa não se comprometer com multas e penalidades trabalhistas, vale a pena contratar um seguro de vida PJ.
Enquanto isso, para o colaborador, a participação pode ser facultativa ou obrigatória, dependendo das condições estabelecidas pela empresa.
No entanto, vale a pena considerar entrar no seguro de vida empresarial, pois é uma cobertura adicional para seu dia a dia e oferece mais tranquilidade para seus entes queridos.
Se a sua empresa não possui seguro de vida ainda, é importante procurar esse produto individualmente, para ter mais conforto e segurança no seu futuro.
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Perguntas frequentes sobre o seguro de vida empresarial (FAQ)
Quais empresas podem contratar um seguro de vida empresarial?
Qualquer empresa pode contratar seguro de vida para seus colaboradores, desde que siga as exigências da seguradora em questão. Geralmente, é necessário ter um número mínimo de funcionários.
A partir de quantos funcionários é possível ter uma apólice de seguro de vida empresa?
Esse número pode variar conforme a seguradora, mas a maioria das companhias trabalha com um mínimo de três funcionários para contratar o seguro de vida empresarial.
Quem deve pagar pelo seguro de vida empresarial?
O pagamento do seguro de vida empresarial pode ser efetuado integralmente pela empresa ou de forma colaborativa com o funcionário. Existe autonomia para decidir o formato.
Tenho um seguro de vida empresarial, preciso de um seguro de vida individual?
Não existem impedimentos para ter um seguro de vida individual e empresarial. Inclusive, em muitos casos, é recomendado uma proteção adicional individual. Isso, porque o seguro contratado pela empresa pode ser com poucas coberturas e valores baixos. Além disso, com duração do contrato somente enquanto o segurado estiver trabalhando na empresa.