Qual é a idade máxima para contratar um seguro de vida?

A idade máxima para fazer um seguro de vida costuma ser a mesma na maioria das empresas. Saiba qual é e entenda porque interfere na apólice.

Seguro de Vida
Qual é a idade máxima para contratar um seguro de vida?

Você sabia que existe uma idade máxima para fazer seguro de vida? Conhecer esse limite é importante antes de buscar uma proteção na terceira idade.

Embora seja a era de ouro, os riscos para idosos aumentam, e isso se reflete nas coberturas disponíveis para esse grupo.

Conheça as apólices que podem ser contratadas após a idade máxima e por que esse critério interfere no seguro de vida!

Qual a idade máxima para fazer um seguro de vida?

A idade máxima para fazer um seguro de vida na maioria das empresas e corretoras é de 65 anos, para homens e mulheres.

Nesse caso, após o limite, a apólice pode ser negada, ou apresentar condições especiais mais caras, conforme os padrões da companhia responsável.

Algumas insurtechs mais modernas disponibilizam categorias especiais para idosos acima de 65 anos realizarem a contratação. No entanto, a maioria estabelece essa idade máxima. 

Vale reforçar que não existe uma regra determinada por lei ou pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), sendo mais uma convenção das companhias.

Existe idade máxima para renovar o seguro de vida?

A margem de renovação muda conforme a empresa, mas, geralmente, uma vez que a apólice é contratada, ela pode ser renovada sempre, caso seja de interesse do cliente e da seguradora.

Isso significa que se o titular adquirir sua proteção antes dos 65 anos, pode ter a chance de continuar com as coberturas ativas após ultrapassar essa idade.

Além disso, pode ter coberturas com regras específicas de cancelamento ao atingir uma determinada idade. Por exemplo, no caso da cobertura de doenças graves, é comum ser cancelada quando o cliente atinge a idade de 70 anos.

No entanto, é uma opção que varia segundo a companhia, e vale a pena confirmar diretamente com os responsáveis.

Por que a idade pode interferir na contratação do seguro de vida?

A idade pode interferir na contratação do seguro de vida por conta dos riscos que a seguradora e o titular correm.

Pessoas idosas estão mais propensas a sofrer acidentes, por exemplo, além do falecimento ou ter um diagnóstico de uma doenças graves.

Nesse caso, as chances da empresa precisar realizar o pagamento da indenização aumentam, e, com esse risco, os valores de prêmios pagos pelos clientes ficam tão elevados que não compensam para nenhum dos dois lados.

Por isso, pode existir uma idade máxima para fazer seguro de vida, com impeditivos para pessoas mais velhas.

Quais as coberturas de um seguro de vida na contratação de idade máxima?

Ao avaliar as melhores apólices para pessoas com idade máxima para fazer seguro de vida, vale a pena conhecer as coberturas comumente disponibilizadas. Confira:

Morte acidental

Uma das principais proteções para pessoas idosas com uma apólice é a morte acidental, que ocorre por vias não naturais.

Nesse caso, o falecimento por idade deixa de ser atendido, e o titular se prevenir contra imprevistos que afetem sua vitalidade.

Por exemplo, quedas ou fraturas que resultem no óbito podem ser cobertos e gerar um suporte financeiro para os familiares.

Auxílio-funeral

Além disso, após passar da idade máxima para fazer seguro de vida, idosos podem conseguir coberturas como auxílio-funeral.

Esse amparo especializado visa cobrir os custos de sepultamento e preparo do corpo, por exemplo, sendo um suporte para os entes queridos nesse momento difícil.

Ainda, é uma indenização que também traz tranquilidade para planejar os próximos passos do enterro ou cremação.

Por que contratar um seguro de vida na terceira idade?

Na terceira idade existem mais riscos de saúde e vitalidade, e ter um seguro de vida traz tranquilidade para o titular e sua família.

Pessoas idosas contam com menos força e outras habilidades motoras, aumentando as chances de acidentes, por exemplo.

Nesse caso, existe uma alternativa para proteger os dependentes, se existirem, e proporcionar conforto para quem ama.

No caso de imprevistos ou fatalidades, não será preciso se preocupar com custos de funeral ou despesas médicas, por exemplo.

Vale a pena contratar um seguro de vida na terceira idade?

Vale a pena procurar opções de apólice após passar da idade máxima para fazer seguro de vida, especialmente se quiser deixar algo para a sua família.

Seja um conforto em momentos difíceis ou suporte financeiro para lidar com as adversidades, essa alternativa é interessante para todas as pessoas.

No entanto, as possibilidades são reduzidas, por conta da idade. Nesse caso, é importante pensar nessa proteção mais cedo.

Quanto antes você adquirir sua cobertura, mais tranquilidade poderá oferecer para quem ama, além de ter parcelas mais baratas.

Por isso, encontre a alternativa ideal para o seu momento de vida hoje. Faça sua simulação com a Azos e conheça nossas coberturas!

Gostou do artigo?  Compartilhe
Facebook
LinkedIn

Finalmente um seguro para a sua vida

Seguros personalizados, preços incríveis e aprovação em 1 dia útil

100% digital
Sem exames médicos

Perguntas que nos fazem com frequência

No items found.

Receba conteúdos legais sobre seguros, educação financeira e boas histórias para contar.