Como vender seguros online e alavancar sua corretora?

Se você é iniciante e está aprendendo como vender seguros online, confira as principais dicas para construir uma presença digital sólida!

Seguro de Vida
Como vender seguros online e alavancar sua corretora?

Aprender como vender seguros online é o próximo passo para corretores e empresas que desejam alavancar seus resultados.

Os canais digitais estão se tornando cada vez mais importantes para o público, e os consultores devem seguir esse movimento se quiserem continuar próximos dos seus clientes.

Além disso, também oferece diversas vantagens, como a praticidade no contato e a possibilidade de divulgar conteúdos relevantes, e não apenas propostas de venda.

No entanto, para conseguir se consolidar nesse meio, é fundamental conferir algumas dicas e considerações que influenciarão na experiência mútua.

Aprenda como vender seguros online de maneira inteligente e confira as principais recomendações para transformar a sua jornada!

Por que vender seguros online?

Aprender como vender seguros online é uma forma de construir sua carreira com mais praticidade, obtendo a independência desejada nas atividades e nos recebimentos.

Se tornar um corretor é uma meta que se popularizou nos últimos anos, especialmente pelas oportunidades de ganhos, conexões e autonomia nas negociações.

Com a chegada do mercado digital, novas possibilidades se tornaram realidade, expandindo o cenário de atuação e reduzindo os custos e burocracias que um profissional precisa passar para vender apólices.

Em vez de precisar realizar encontros presenciais ou seguir procedimentos tradicionais com o cliente, com a internet o corretor pode realizar a comunicação diretamente online, com facilidade e comodidade.

Além de agilizar o processo para o cliente, também permite que você construa sua carreira e funções como preferir, com horários flexíveis e canais mais acessíveis.

E de modo geral, vale reforçar que vender seguros online é uma alternativa para quem tem em vista atuar em um mercado crescente, com diversas opções de produtos e abordagens distintas para construir uma jornada bem-sucedida financeiramente.

Qual a importância de vender seguros online?

Além de ser uma alternativa profissional, saber como vender seguros online também se tornou essencial para os corretores, visto que traz novas oportunidades para quem atua no meio.

Se você trabalha com seguros e apólices, é fundamental que considere utilizar a internet como meio de negociação, uma vez que ela expande seu domínio e permite que você alcance outros públicos e potenciais clientes.

O cenário digital não restringe as vendas somente a uma região, podendo escalar para outros locais e atingir um nível nacional.

E essa escalabilidade também acontece de maneira inteligente, possibilitando o desenvolvimento das melhores estratégias e aumentando os lucros do negócio.

Isso porque as atividades online não apenas facilitam o contato com o público, como reúnem um volume considerável de informações para aprender e ter percepções valiosas para o negócio.

Na internet, você conseguirá entender como o público se comporta e quais as suas necessidades de proteção. Como consequência, suas abordagens serão ainda mais assertivas e potencializarão as chances de negócio.

Por isso, saber como vender seguros online se tornou mais que um diferencial, sendo uma alternativa importante para todo profissional que deseja crescer de maneira saudável e migrar para o ambiente onde seus clientes estão.

9 dicas de como vender seguros online

Por outro lado, antes de começar a trabalhar na internet, é imprescindível conferir algumas dicas de como vender seguros online. Caso contrário, você não conseguirá atingir os melhores resultados possíveis, especialmente se for iniciante. Por isso, confira 10 recomendações que separamos para te ajudar:

1. Entenda quem é a sua persona e o público alvo

O primeiro para vender na internet, principalmente em seguros, é entender quem é o seu público-alvo e a sua persona. Sem esse conhecimento, você terá dificuldades em desenvolver as melhores estratégias possíveis.

O público será aquele voltado para o seu foco principal, ou seja, as pessoas com maior inclinação a adquirir a sua proposta.

Mesmo no mercado de seguros é importante ter essa imagem clara, uma vez que existem diferentes produtos e coberturas. Para focar o interesse naquilo que você vende, é essencial saber para quem oferecer.

Enquanto isso, a persona é a representação fictícia do seu cliente, e entender como identificá-la é igualmente importante para aprender a vender seguros online. 

Afinal, a internet reúne um conjunto massivo de informações, e se você deseja atingir as pessoas certas, precisa ter em mente o perfil do seu comprador, para montar as melhores campanhas e publicidades.

2. Defina quais serão os principais produtos da sua corretora de seguros

O próximo passo de como vender seguros online é entender quais os principais produtos que a sua corretora irá oferecer.

Existem diversas alternativas de proteção disponíveis, como seguro de vida ou seguro automotivo, por exemplo. Essas coberturas, e suas extensões, atuam com sinistros diferentes, e é fundamental ter em mente qual será o carro-chefe da sua oferta.

Dessa maneira, você poderá se especializar em um nicho, conseguindo atingir o público-alvo correto e estudando sobre os critérios e especificações do modelo que optou por oferecer.

Com mais conhecimento e qualificação, maior a confiança que os seus clientes terão na sua proposta.

3. Invista em um bom site

Para aprender como vender seguros online é fundamental que você invista em um bom site para negociar com os usuários.

Como a internet é seu principal canal de comunicação com o público, torna-se essencial desenvolver uma via de contato acessível, simples e prática.

Assim, procure seu próprio endereço na web, estruturando as páginas estrategicamente para incentivar a compra ou a consulta.

Para iniciantes, vale a pena pensar em uma landing page, por exemplo, com seus contatos pessoais que atrairão o interessado para outro canal mais próximo.

No entanto, se estiver considerando expandir seu escritório ou suas atividades como pessoa jurídica, vale a pena ter um site mais completo, falando sobre sua experiência e certificações, além de propor materiais adicionais que concretizem seu relacionamento com o cliente.

4. Faça conteúdo para as redes sociais

Para engajar o público e construir uma presença digital de credibilidade é essencial desenvolver conteúdo para as redes sociais. Afinal, esses são os canais mais utilizados pelo público, sendo preciso estar nesses locais para atrair pessoas interessadas.

Nesse caso, a principal recomendação é trabalhar com publicações relevantes, especialmente relacionadas ao mercado de seguros.

Embora as propostas comerciais sejam importantes, o indivíduo também precisa se conectar com a sua marca, e isso será mais simples por meio de um conteúdo assertivo e que engaje os usuários.

Por isso, considere desenvolver textos, vídeos e imagens que se relacionem com o seu nicho, construindo um perfil personalizado que seja próximo do cliente e compartilhe informações relevantes sobre proteção e apólices.

5. Desenvolva um CRM

O Customer Relationship Management (CRM) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é uma estratégia que permite administrar informações e ferramentas para automatizar o contato com o cliente.

Essas plataformas reúnem uma série de recursos para tornar as atividades mais simples, como enviar e-mails marketing, responder às redes sociais e conversar por mensagem.

Para vender seguros online, vale a pena desenvolver um CRM que combine com a sua abordagem, visto que essa alternativa simplifica uma série de rotinas repetitivas e torna o serviço mais produtivo.

E como as negociações dependem, principalmente, do contato rápido com o cliente, é interessante ter essa automatização na sua empresa.

6. Aposte na automação 

Além de automatizar o contato com o cliente por meio do CRM, outra dica de como vender seguros online é apostar nessa mecanização também em outras áreas.

Várias tarefas e verificações podem ser simplificadas com uma ferramenta adequada, desde elementos simples, como correções, até a integração de diferentes setores.

Esse cuidado evita erros no dia a dia, tornando seu serviço mais confiável, algo que reflete positivamente na sua imagem.

7. Tenha uma estratégia de e-mail e WhatsApp marketing

Se a sua intenção é trabalhar na internet com seguros online, é fundamental ter estratégias de e-mail e WhatsApp marketing, duas das atividades mais importantes para se conectar com o cliente.

Esses canais de mensagem estão presentes na vida da maioria do público-alvo, e são canais essenciais para chegar até possíveis compradores, além de realizar a manutenção de relações com contratantes ativos.

No entanto, é importante realizar essa aproximação de maneira assertiva, para não ultrapassar os limites estabelecidos pelo cliente e transformar o serviço em uma experiência negativa.

Assim, procure estabelecer um planejamento de contato nessas vias, contando com o CRM para automatizar seu monitoramento.

8. Faça reuniões com os clientes por videoconferência

Mesmo que você está aprendendo como vender seguros online, não precisa abdicar da presença humana e do contato próximo com o cliente.

Para isso, uma alternativa é realizar reuniões por videoconferência, utilizando plataformas como Zoom ou Google Meet para substituir as visitas presenciais.

Muitos interessados podem ter dúvidas sobre as coberturas e desejam saná-las antes de seguir com a negociação.

Assim, propondo essas reuniões você demonstra a proximidade e confiabilidade da sua proposta, além de responder às questões e demonstrar sua prestatividade para acolher o cliente.

9. Aposte em um pós-venda eficiente

Saber como vender seguros online não se resume somente à contratação, mas também ao pós-venda, especialmente se você deseja construir um relacionamento duradouro com o cliente.

Por isso, invista em um acompanhamento próximo, conferindo o que a pessoa está achando da apólice e se ela supriu suas expectativas.

Além disso, utilize seus canais para colher feedbacks sobre a experiência de compra e a jornada de negociação com você.

Dessa forma, conseguirá melhorar sua abordagem e demonstrar que tem interesse nas impressões do público.

Bônus 1: Tenha parceiros estratégicos para saber como vender seguros online

Além das dicas de como vender seguros online, também vale a pena ter parceiros estratégicos para construir suas abordagens na internet.

Ao contar com seguradoras ou insurtechs de qualidade, como a Azos, você terá uma base ainda mais concreta para trabalhar, além de produtos diversificados, com diferentes coberturas para oferecer.

E com parcerias assertivas, é possível aproveitar benefícios que acompanham as empresas, como ferramentas exclusivas e contatos qualificados para o seu networking.

Bônus 2: Estude sempre sobre o mercado digital

Para se especializar na venda de seguros online, é importante estudar sempre sobre o mercado digital e entender como ele funciona.

Além de ser um cenário complexo, ele está em constante evolução, sempre apresentando novidades e elementos que se destacam para o público.

Assim, se você quer ter um perfil moderno e antenado nas demandas, vale a pena continuar estudando e aprendendo coisas novas sobre essa área.

Saber como vender seguros online vale a pena?

Se você está considerando se tornar um corretor ou já atua na área tradicional, vale a pena saber como vender seguros online. Afinal, essa alternativa está se tornando cada vez mais popular, e será o futuro das interações na área.

Com mais públicos migrando para a internet, é essencial que os profissionais também acompanhem esse movimento, se posicionando em canais onde seus clientes estejam.

Além disso, as vias digitais também promovem diversas facilidades para a venda de seguros, com contato mais prático e possibilidade de construir um relacionamento próximo, mesmo que online.

Por esse motivo, vale a pena conhecer essa opção e considerar desenvolver a sua presença virtual, expandindo suas oportunidades de venda e de sucesso.

E para começar corretamente, conte com parceiros estratégicos como a Azos. Conheça nossos diferenciais e saiba como se tornar um corretor!

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