Como receber o seguro de vida por morte? 7 dicas para você!
Não sabe como receber o seguro de vida por morte? Veja o que é necessário para solicitar a indenização e confira as dicas que preparamos para te ajudar!
26
de
October
,
2022
Nós sabemos que ninguém deseja lidar com uma fatalidade, mas saber como receber o seguro de vida por morte pode te ajudar a passar por esse momento com mais tranquilidade.
Essa costuma ser a cobertura principal da maioria das apólices, e traz conforto e suporte financeiro para os beneficiários.
No entanto, o processo de requerimento da indenização pode ser mais burocrático se você, ou seus entes queridos, não souberem quais são as etapas necessárias para solicitar o valor.
E como a finalidade desse serviço é tornar o momento mais confortável, vale a pena conferir o que é preciso para obter a compensação.
Por isso, separamos algumas dicas para você aprender como receber o seguro de vida por morte de maneira rápida e simples, para ensinar e garantir a segurança daqueles que você ama no caso de uma fatalidade.
O que é o seguro de vida?
O seguro de vida é um serviço que garante assistência e suporte financeiro para os beneficiários do contratante caso alguma coisa aconteça com ele.
Em outras palavras, é uma forma de proteger seus entes queridos se ocorrer algum imprevisto com você, comprometendo sua saúde ou sua vitalidade.
Você pode contratar uma apólice por meio de uma companhia certificada, e escolher as principais coberturas do seguro de vida que fizerem sentido para você naquele momento.
O modelo mais comum, e básico, é o serviço que garante a indenização em caso de morte. Ou seja, se alguma coisa acontecer com o titular, os dependentes registrados no contrato podem receber o valor para lidar com esse momento.
Também é possível contratar outras coberturas, como doenças ou invalidez por acidente. Dessa forma, é possível ter um conforto maior, independente do imprevisto.
No caso de sinistro, os dependentes devem acionar a companhia e dar entrada no pedido. Entretanto, muitos não sabem como receber o seguro de vida por morte, tornando o processo ainda mais complicado.
Assim, após contratar esse serviço, é fundamental saber quais os procedimentos para requerer a indenização.
Como saber se o falecido tem seguro de vida?
Para saber se o falecido tem seguro de vida, existem algumas alternativas disponíveis, com base nos acessos que você possui.
Em um primeiro momento, é possível consultar o registro por meio do órgão oficial, a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Mas essa pesquisa só pode ser feita a partir do número da apólice.
Caso a seguradora tenha fornecido um Código Controle, ele deverá ser informado no momento da consulta. Essa opção pode ajudar quem já tem alguns dos documentos e contratos do falecido, confirmando apenas se a apólice permanece válida.
Enquanto isso, existe a possibilidade de encontrar a apólice de uma pessoa falecida na Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).
A informação sobre seguros de vida pode ser pedida por qualquer interessado, após a morte do segurado, para verificar se é beneficiário.
No futuro, ambas as instituições irão integrar seus bancos de dados, para permitir a pesquisa por meio de CPF. Nesse caso, vale a pena ficar de olho se a ferramenta já oferece essa possibilidade.
Como receber o seguro de vida por morte?
Depois de confirmar a inscrição como beneficiário, é hora de aprender como receber o seguro de vida por morte.
Existem alguns requisitos básicos para dar entrada no pedido, que costumam ser simples. No entanto, é fundamental estar atento para todas as exigências da companhia.
Cada seguradora funciona de uma forma, e possui diferentes canais de contato. Entretanto, os passos são semelhantes na maioria das instituições, e vale a pena saber quais são, para se preparar corretamente no caso de algum imprevisto.
Entenda o que é necessário preparar para receber o seguro de vida por morte:
Documentos pessoais do beneficiário
Para receber a indenização, os beneficiários precisarão apresentar seus documentos pessoais para a companhia. Essa é uma forma de prevenir fraudes, e garantir que somente os dependentes registrados receberão a indenização.
No entanto, não precisa se preocupar, porque os documentos pessoais exigidos incluem identificação, como RG ou CNH e CPF.
Ainda, se atente para as cópias que você irá apresentar. É melhor garantir e levar os registros originais, para não ter problemas de avaliação.
Não é necessário que todos os beneficiários aprendam como receber o seguro de vida por morte, porque o pedido pode ser feito por apenas uma pessoa.
Documentos da pessoa falecida e detentora da contratação do seguro
Outro elemento fundamental para dar entrada na indenização é ter os documentos da pessoa falecida e detentora da contratação do seguro.
Em outras palavras, você precisará das certidões do titular que colocou você como beneficiário, e os seus dependentes terão que apresentar as suas informações.
Cada seguradora exige documentos diferentes, mas a maioria inclui RG e CPF. Não se esqueça da certidão de óbito, registro mais importante para solicitar o seguro por morte.
Também é indicado apresentar as cópias autenticadas, para evitar problemas na análise e receber todo o capital segurado.
Autorização de crédito para pagamento em conta
A autorização de crédito para pagamento em conta é um formulário que libera a movimentação financeira na conta-corrente ou poupança relacionada ao titular.
Afinal, o depósito precisa acontecer de maneira segura e certificada, e uma maneira de realizar isso é por meio de um banco certificado. E é importante reforçar que esse documento precisa ser anexado no momento do pedido.
7 dicas para receber o seguro de vida por morte
Aprender como receber seguro de vida por morte pode parecer complicado, mas existem algumas dicas que ajudam a concluir esse processo com mais tranquilidade.
Veja 7 sugestões que separamos para te ajudar nesse momento:
- Emita a certidão de óbito antes de saber como receber o seguro de vida por morte. Esse é o documento mais importante para fins de comprovação;
- Busque confirmar se você é beneficiário de uma apólice por meio dos órgãos competentes antes de entrar em contato com a seguradora. Isso irá evitar complicações na análise e a perda de tempo nesse momento difícil;
- Para encontrar mais dados sobre o seguro do falecido, consulte seus extratos bancários e veja se existem descontos relacionados a isso;
- Se não possui a apólice ou não souber qual a empresa que foi contratada, procure esse documento na casa, nos pertences ou no e-mail do falecido. É fundamental ter todos os registros para iniciar o processo.
- Uma dica para acessar as informações do falecido é entrar em contato com a empresa de trabalho, que, muitas vezes, oferece seguro de vida para seus funcionários. Eles podem dar mais informações se esse for o caso;
- O site da CNseg pode ajudar a descobrir qual a seguradora do falecido, e a consulta é gratuita;
- Contate um consultor financeiro para te ajudar nesse pedido. Isso será útil principalmente se ele já tiver trabalhado com o falecido, e souber mais informações sobre o seguro.
Sabemos que esse momento é complicado, e essas dicas podem te ajudar a entender como receber seguro de vida por morte, e passar para os seus dependentes.
Como receber o seguro de vida por morte na Azos?
Para evitar burocracias e complicações nesse momento difícil, a Azos facilita o recebimento do seguro de morte por vida.
Não é necessário pesquisar todas as informações e consultar cada documento do falecido para verificar quem são os beneficiários.
Isso porque a gente conta com a ajuda do Guardião. Essa pessoa é indicada para avisar a você ou seus dependentes sobre a existência da apólice para quando for preciso. Essa pessoa é indicada por você para, caso algo aconteça, entre em contato com a Azos para dar entrada no processo do pagamento do seguro para os beneficiários.
A Azos também é a única empresa de seguro de vida no Brasil que faz a consulta periódica do CPF de seus segurados. Se, por ventura, algum CPF não estiver mais ativo na base da receita ou de cartórios, entramos em contato com os beneficiários para garantir o pagamento do seguro, mesmo que a família não saiba da existência da apólice.
Além disso, ele também auxilia no resgate, tornando esse processo mais simples. Você pode escolher essa pessoa ao simular o seguro de vida na Azos, de forma rápida e simples!
Dessa forma, além dos seus entes queridos contarem com uma ajuda profissional, ainda terá toda a segurança de que a indenização chegará nas mãos certas.
Além disso, se você quer aprender como receber o seguro de vida por morte na Azos, pode contar com vários canais de contato separados exclusivamente para te ajudar.
Em quanto tempo posso receber a indenização do seguro de vida por morte?
Após o aviso de sinistro e envio de toda documentação, a seguradora tem o prazo de 30 dias para realizar os pagamentos devidos. Contudo, ela pode pedir mais informações aos solicitantes, caso elas sejam essenciais para a análise.
Esse período pode ser interrompido caso exista alguma inconsistência nos documentos. Por isso, é importante garantir as cópias originais e fornecer tudo que a companhia precisa.
Depois da correção, o prazo volta a ser contado até que o processo termine e o dinheiro chegue até os beneficiários. E esses beneficiários podem ser parentes, amigos ou colegas, desde que sejam escolhidos previamente pelo segurado.
Além disso, também é possível escolher instituições, entidades e organizações para receber a indenização. Em todos os casos, é necessário que exista um vínculo de dependência financeira.
E mesmo que as etapas sejam simples, sem saber o que é necessário, o dependente pode levar mais tempo para requerer, e receber, o dinheiro do seguro.
Por isso, é fundamental ter todas as informações, e contar com uma pessoa confiável para te auxiliar em cada fase.
O falecimento de um ente querido é um momento difícil para todos, e a Azos entende que você precisa de menos burocracia e mais praticidade.
É por esse motivo que nosso processo é simples, e você conta o Guardião para informar você e aqueles que você ama sobre a apólice, além de te guiar durante cada etapa desse processo.
Agora, se interessou e quer saber como fazer um seguro de vida? Então não deixe de fazer a simulação abaixo e conferir qual é a melhor opção para o seu momento de vida!